No mesmo dia em que decretou como de utilidade pública nove terrenos para a expansão da Linha 4-Amarela em Taboão da Serra, o governo do estado também desapropriou outras duas áreas para a Linha 6-Laranja.
Nesse caso, no entanto, o objetivo não está claro. Tratam-se de dois terrenos ao lado do VSE Felício dos Santos, na Rua Tamandaré, Liberdade.
O local é onde o Tatuzão Sul encerrará suas escavações no final de março. A máquina passou por baixo da Linha 1-Azul no fim de semana passado.

Os dois terrenos somam 4.589,86 m², se juntado aos 7.341 m² já desapropriados no ano passado para a mudança do poço.
A Linha Uni decidiu interromper a escavação do VSE original, na Rua Felício dos Santos, e transferiu o poço para uma posição mais perto da estação São Joaquim.
A alteração no projeto da Linha 6 não foi esclarecida publicamente, mas especula-se que já envolve a extensão do ramal até Parque da Mooca.
Recentemente, a concessionária foi autorizada pelo governo a aprofundar estudos da Fase III (duas estações após Brasilânsia) e o Tramo Sudeste, que inclui quatro estações.

Uma hipótese é que essa expansão na área de obras seja usada para transformar a área em local de saída do material escavado pelo tatuzão e abastecimento das aduelas de concreto que são instaladas pelo equipamento.
O decreto também estabelece que a Linha Uni poderá invocar o caráter de urgência no processo judicial de desapropriação, se assim for preciso.
Bora avançar com essas obras!
Pena que a zona norte da cidade foi completamente esquecida nos futuros planos de expansão…
Esquecida? Tem a linha 6 que ficara pronta daqui a nao muito tempo, mais as linhas 1 e 7 que funcionam ha decadas. Proporcionalmente ao tamanho e a quantidade de pessoas, ta otimo
Não acho, Andre. Veja os planos para as outras regiões e o grande vazio que a zona norte tem entre as linhas 6 e 1. Essa região está totalmente abandonada em termos de planificação de transporte em massa.
Ainda é pouco, e nenhuma região de São Paulo deveria se contentar com pouco. A zona norte ainda precisa da Linha 19-Celeste pra atender Vila Maria e região e alguma linha passando na Cachoeirinha e na Casa Verde, e, quem sabe, um Arco Norte interligando todas as linhas da ZN.
Bom dia, Adriano.
Sobre seu comentário: será necessário avançar em regiões que ainda não foi atendida como a região noroeste para não colapsar a L7.
A L6 tem um papel relevante pra melhorar a situação das pessoas que vivem, trabalham e estudam na região.
Sem dúvidas o VSE original abrigará uma nova estação 😀
É fácil falar que a região que desde o começo já tem a linha Azul foi “esquecida” quando o resto da cidade ainda se desloca km até uma linha. A ZN já vai receber a Laranja no lado oeste, tem a azul no eixo central, Jade e Safira do lado leste. Em relação à densidade populacional, a ZN é a região cardeal mais bem atendida pelo metrô.
A nordeste da Zona Norte haverá a Linha 19-Celeste, a Noroeste a Linha 06-Laranja e no centro da ZN a pioneira Linha 01-Azul, mesmo assim outros distritos da região vão sentir falta de uma linha em forma de arco interligando todas essas linhas e eu acho que seria o caso da Linha 23-Magenta junto com a projetada Avenida de Apoio Norte junto a uma linha de transmissão de energia, pena que essa pelo jeito saiu do planejamento do Metropolitano de São Paulo! Aqui não é a China no quesito de grandes obras de infraestrutura feitas de forma rápida e simultânea, senão TODA a rede futura poderia estar completa ainda HOJE, aqui a dura realidade é esperar obras assim por décadas, infelizmente!