Linha Uni vai expandir canteiro final do tatuzão da Linha 6-Laranja

Poço VSE Felício dos Santos teve mais duas áreas desapropriadas pelo governo, somando 4,6 mil m²
Terreno onde ficará o VSE Felício dos Santos, última parada do tatuzão
Terreno onde fica o VSE Felício dos Santos, última parada do tatuzão (GM)

No mesmo dia em que decretou como de utilidade pública nove terrenos para a expansão da Linha 4-Amarela em Taboão da Serra, o governo do estado também desapropriou outras duas áreas para a Linha 6-Laranja.

Nesse caso, no entanto, o objetivo não está claro. Tratam-se de dois terrenos ao lado do VSE Felício dos Santos, na Rua Tamandaré, Liberdade.

O local é onde o Tatuzão Sul encerrará suas escavações no final de março. A máquina passou por baixo da Linha 1-Azul no fim de semana passado.

Tatuzão Sul está a caminho do VSE Felício dos Santos

Os dois terrenos somam 4.589,86 m², se juntado aos 7.341 m² já desapropriados no ano passado para a mudança do poço.

A Linha Uni decidiu interromper a escavação do VSE original, na Rua Felício dos Santos, e transferiu o poço para uma posição mais perto da estação São Joaquim.

A alteração no projeto da Linha 6 não foi esclarecida publicamente, mas especula-se que já envolve a extensão do ramal até Parque da Mooca.

Recentemente, a concessionária foi autorizada pelo governo a aprofundar estudos da Fase III (duas estações após Brasilânsia) e o Tramo Sudeste, que inclui quatro estações.

Tatuzão Sul escavando a céu aberto (Redes sociais)

Uma hipótese é que essa expansão na área de obras seja usada para transformar a área em local de saída do material escavado pelo tatuzão e abastecimento das aduelas de concreto que são instaladas pelo equipamento.

O decreto também estabelece que a Linha Uni poderá invocar o caráter de urgência no processo judicial de desapropriação, se assim for preciso.

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      1. Não acho, Andre. Veja os planos para as outras regiões e o grande vazio que a zona norte tem entre as linhas 6 e 1. Essa região está totalmente abandonada em termos de planificação de transporte em massa.

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      2. Ainda é pouco, e nenhuma região de São Paulo deveria se contentar com pouco. A zona norte ainda precisa da Linha 19-Celeste pra atender Vila Maria e região e alguma linha passando na Cachoeirinha e na Casa Verde, e, quem sabe, um Arco Norte interligando todas as linhas da ZN.

    1. Bom dia, Adriano.
      Sobre seu comentário: será necessário avançar em regiões que ainda não foi atendida como a região noroeste para não colapsar a L7.
      A L6 tem um papel relevante pra melhorar a situação das pessoas que vivem, trabalham e estudam na região.

  1. É fácil falar que a região que desde o começo já tem a linha Azul foi “esquecida” quando o resto da cidade ainda se desloca km até uma linha. A ZN já vai receber a Laranja no lado oeste, tem a azul no eixo central, Jade e Safira do lado leste. Em relação à densidade populacional, a ZN é a região cardeal mais bem atendida pelo metrô.

    Responder moderated
  2. A nordeste da Zona Norte haverá a Linha 19-Celeste, a Noroeste a Linha 06-Laranja e no centro da ZN a pioneira Linha 01-Azul, mesmo assim outros distritos da região vão sentir falta de uma linha em forma de arco interligando todas essas linhas e eu acho que seria o caso da Linha 23-Magenta junto com a projetada Avenida de Apoio Norte junto a uma linha de transmissão de energia, pena que essa pelo jeito saiu do planejamento do Metropolitano de São Paulo! Aqui não é a China no quesito de grandes obras de infraestrutura feitas de forma rápida e simultânea, senão TODA a rede futura poderia estar completa ainda HOJE, aqui a dura realidade é esperar obras assim por décadas, infelizmente!

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