As quatro linhas operadas pelo Metrô de São Paulo amanheceram fechadas nesta quinta-feira, 23 de março, após assembléia do Sindicato dos Metroviários decretar greve na noite anterior. A entidade pleiteia o pagamento de um abono nos anos de 2020, 2021 e 2022, mas após audiência no Tribunal Regional do Trabalho, a companhia negou o benefício à categoria.
Diante da paralisação, o Metrô tentou acionar o plano de contingência, que visava garantir a operação mínima das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. No entanto, apenas por volta de 17 horas, a companhia reabriu pequenos trechos de sua operação.
Na Linha 1-Azul, os trens circulam entre Ana Rosa e Luz, enquanto na Linha 2-Verde, a composições operam entre Alto do Ipiranga e Clínicas. Já na Linha 3-Vermelha, é possível embarcar entre Santa Cecília e Bresser-Mooca – a Linha 15, no entanto, permanece fechada.
As cinco linhas operadas pela CPTM e os quatro ramais sob responsabilidade das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade funcionam normalmente.
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, haveria reforço no serviço das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. As estações Luz e Barra Funda permitirão as conexões entre as linhas 4-Amarela e 8-Diamante, respectivamente.
A CPTM afirmou que será realizado procedimento de contenção de fluxo na entrada da Estação Corinthians-Itaquera, para garantir a segurança dos passageiros.
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O rodízio municipal de veículos foi suspenso pela Prefeitura de São Paulo em razão da greve.
Acompanhe atualizações deste artigo para saber o status da operação:
6h00 – as quatro linhas seguiam fechadas, a despeito do plano do Metrô de oferecer um serviço parcial. A CPTM informou que o Expresso Linha 10, entre Santo André e Tamanduateí, foi suspenso por conta do fechamento da Linha 2-Verde.
7h00 – situação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecia a mesma, com todas sem operar qualquer trecho.
8h00 – até o momento, o Metrô não conseguiu mobilizar alguns trens para realizar uma operação em pontos estratégicos de algumas linhas, como ocorreu em outras paralisações. Com isso, o quatro ramais (linhas 1, 2, 3 e 15) seguem fechados, provocando caos em algumas estações.
9h00 – com estações fechadas, Metrô propôs ao Sindicato liberar as catracas desde que funcionários voltem ao trabalho.
11h50 – Impasse entre o Metrô e os funcionários impede reabertura das estações. Companhia afirma que postos não foram totalmente ocupados enquanto membros do sindicato dizem que trens estão circulando, mas governo não abre as estações.
17h00 – Após idas e vindas, o Metrô conseguiu reabrir alguns trechos centrais das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha:
- Linha 1: Ana Rosa-Luz
- Linha 2: Alto do Ipiranga-Clínicas
- Linha 3: Sta.Cecília-Bresser-Mooca
- Linha 15: fechada
A empresa afirmou que deve manter esses trechos abertos até às 20h.
Por isso tem que privatizar
E pagar mais de R$7 numa passagem e ainda ter um péssimo serviço?
E funcionário privado não faz greve desde quando?
Nunca viu os ônibus privatizados da SPTRANS pararem? Cada uma viu… sabe nem o que fala.
as linhas concedidas pararam?
Não, mas isso não apaga o fato que as concessões foram desastrosas,.
Uau, como a internet facilita surgirem os donos da verdade…
Na prática, nos fatos, o metrô (tanto linhas privadas como as públicas) é o melhor transporte da cidade.
Mas, essa história de “sindicato de empresa única” não tem justificativa.
Não tá certo pararem a cidade a hora que querem, em greves políticas como na semana dos jogos da Copa do Mundo.
Não quer trabalhar? Acha pouco o bom salário que recebe?
Então procure emprego melhor, mas deixe a vaga para que alguém desempregado ou que ganhe muito menos possa se candidatar.
Privatizar pro governo continuar dar subsídio e gastando mais igual a Linha 4? E ficar com o serviço maravilhoso igual linha 8 e 9?
Maravilhoso é o serviço das estatais né
O serviço em si é melhor que a porcaria da ViaMobilidade mesmo.
O direito à greve é legítimo, garantido por lei, independente de ser público ou privado. Fazer greve trabalhando e liberando as catracas é algo muito inteligente, não lesa o passageiro e pode ter suas demandas ouvidas ou atendidas. Talvez se planejasse iniciar as operações no horário normal evitaria transtornos. Sendo assim, acho justo ter a greve sem lesar o passageiro.
Liberar as catracas lesa não só o passageiro como a população em geral, pois o estado irá tirar recursos dos impostos para bancar a operação “gratuita” e ainda o governo terá de responder para a justiça pela liberação de catracas ferir a lei de responsabilidade fiscal.
Liberar as catracas também enfraquece a empresa pública e afetará negativamente o abono futuro dos empregados.
Essa é uma medida populista inútil.
Então quer dizer que a população que se dane? Tá explicado pq tem que privatizar tudo!! Seu comentário é pobre e egoísta! Que a viamobilidade assuma tudo! Passar bem!
Que assuma tudo e continue prestando um péssimo serviço e sugando o estado né Flávio, isso sim que é um comentário pobre e egoista, além de extremamente superficial e sem educação alguma
Então a população deve pagar em dobro por conta de uma briga eleitoreira entre o sindicato controlado pelo Pstu e o governador do Republicanos?
Greve é coisa séria mas os metroviários banalizaram e desmoralizaram o direito à greve após um uso desenfreado e injustificado desse direito.
igual o dia 2 de outubro…nunca ! em eleicao nenhuma isso tinha acontecido…a gente é que vai pagar..mesmo eles..nas contas, nos impostos !
tudo motivo eleitoral..essa chantagem todo ano
deveria se punir esses sindicatos. Conselhos Regionais a mesma baderna
PS: Tarcísio do Asfalto é um gênio!!! Chupa essa manga 🥭🥭🥭
privatiza tudo !!! todo ano e isso- a mesma epoca, os mesmos motivos – ja ganham bem, ja tem beneficios que o privado nao tem, ja tem privilegios que a gente nao tem
e nao devolvem nada pra gente de qualidade
isso tem que acabar
punicao pros grevistas ja !