A falta de conectividade na Linha 5-Lilás deve ficar no passado se a ViaMobilidade cumprir a promessa de instalar sinal de 4G e 5G no ramal de metrô.
Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor de operação da empresa (e também da Linha 4-Amarela), a previsão é que as estações Alto da Boa Vista e Borba Gato passem a contar com infraestrutura de cabo irradiante, que mantém o sinal sem oscilação.
Atualmente apenas a estação Campo Belo oferece a comodidade aos passageiros, mas Antonio Marcio, um antigo funcionário do Metrô com mais de 35 anos de experiência, promete outras novidades como o Wi-Fi.
O executivo foi entrevistado pela revista Exame e antecipou que não apenas a Linha 5 como a Linha 4 deverão contar com redes de Wi-Fi gratuito para os usuários.
O projeto de viabilidade está em desenvolvimento, mas depende de decisão do governo do estado para ser de fato implantado.
Ainda sobre a Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade diz estar em processo de modernização da sinalização para reduzir o intervalo entre os trens, que está abaixo de 3 minutos no horário de pico.
Além disso, a empresa está trocando o tipo de bloqueio na estação Capão Redondo, a mais movimentada do ramal, para facilitar o acesso.
Uma curiosidade revelada por Antonio Marcio na Linha 4 diz respeito ao pico de usuários no ramal, que ocorre de terça à quinta como reflexo do home office.
O ramal que vai de Vila Sônia a Luz bateu seu recorde pós-pandemia ao transportar 757 mil passageiros em um dia, ainda assim 10% abaixo da demanda antes da pandemia.