A ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, aproveitou o feriado prolongado de Tiradentes para intensificar o trabalho de manutenção e recuperação de equipamentos nas vias.
Durante o fim de semana passado, as equipes da concessionária atuaram em diversos sistemas, segundo ela. Os serviços englobaram a manutenção de 9 km de rede aérea, troca de trilhos entre Comandante Sampaio e Quitauna, troca de dormentes e recomposição de brita.
O site esteve nas linhas 8 e 9 durante a semana passada e constatou algumas melhorias, bem como pontos que necessitam de maior cuidado. No que tange a possibilidade de melhorias está o trabalho de roçado em alguns pontos na região de Domingos de Morais e Itapevi, onde a vegetação apresenta-se bastante densa.
Dentre as benfeitorias já realizadas, destaca-se o trabalho na sinalização dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV). Considerado um dos equipamentos mais importantes para a operação ferroviária, os AMVs têm sido sinalizados através de uma pintura amarela na região onde estão instalados.
Além da própria revisão do equipamento, há a possibilidade de instalação de faixas refletivas na ponta das agulhas que otimizam a visualização do posicionamento do AMV. Isso facilitará o trabalho dos operadores que têm maior segurança na realização das manobras com os trens. As faixas refletivas estão presentes em alguns AMVs da Linha 5-Lilás e também no pátio de Presidente Altino.