O Governo do Estado estuda lançar uma PPP para repassar à iniciativa privada a operação e manuntenção das Linhas 8-Diamente e 9-Esmeralda, hoje nas mãos da CPTM. A proposta surgiu do interesse da empresa TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A, que entregou uma MIP, manifestação de interesse privado, um documento em que são detalhados os argumentos para lançar a ideia.
A proposta foi discutida pelo Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas no final de fevereiro e aguarda uma avaliação mais aprofundada pela CPTM.
De acordo com a ata da reunião, o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, explicou o teor da proposta, que envolve a operação das duas linhas e prevê contrapartidas em modernização e adequação da infraestrutura além de ampliação do dois ramais com novas estações em seus trajetos.
O secretário reconheceu que a PPP pode melhorar o padrão de qualidade das linhas além de reduzir custos, hoje elevados.
Juntas, as linhas 8 e 9 transportam mais de um milhão de pessoas diariamente. Foram as únicas linhas que tiveram crescimento no número de passageiros em 2015, segundo a CPTM.
Caso seja efetivamente lançada, a PPP será aberta a outras empresas interessadas, além da TPI. Hoje, a Linha 8 tem uma PPP na área de manutenção, na qual os 36 trens da Série 8000 são mantidos pelo consórcio CTRENS.