LinhaUni divulga localização atual dos seus dois tatuzões

Concessionária da Linha 6-Laranja também revelou estimativa de chegada nas estações Itaberaba e PUC-Cardoso de Almeida
Tatuzão da Linha 16 deverá ser o maior já usado no Brasil (HS2)

A LinhaUni, concessionária responsável pela construção e futura operação da Linha 6-Laranja, forneceu detalhes sobre a atual posição dos seus dois tatuzões que estão em atividade.

Tatuzão Norte:

Segundo a empresa, a tuneladora norte percorreu 450 metros desde que deixou a estação João Paulo I no final de outubro de 2023. Neste momento o equipamento já passou pelo poço VSE Phillipini e tem aproximadamente 500 metros para percorrer até chegar ao próximo ponto de parada, a futura estação Itaberaba – Hospital Vila Penteado, o que deverá ocorrer em março.

O Tatuzão Norte avança em um ritmo mais devagar, ao contrário do seu “irmão”, que escava em direção ao sul da linha. Se consideramos a hipótese que tenha partido no dia 20 de outubro de 2023, a média de escavação tem sido de 6 metros por dia. A velocidade mais baixa já era esperada em virtude do tipo de solo (rochoso) pelo qual a máquina avança.

Tatuzão recém chegado à estação Sesc-Pompéia (Jean Carlos)
Tatuzão Sul na estação Sesc-Pompéia (Jean Carlos)

Tatuzão Sul:

O Tatuzão Sul, que foi o primeiro a partir, percorreu mais de 600 metros desde que deixou a estação Perdizes no começo de novembro. Ele tem uma previsão de percorrer aproximadamente 340 m até o próximo ponto de parada.

Recentemente passou pelo VSE João Ramalho e deverá chegar à futura estação PUC- Cardoso de Almeida no início de fevereiro.

Nesses cerca de dois meses em atividade, o Tatuzão Sul teria escavado em média quase 10 metros por dia.

As distância que ambos as tuneladoras estão percorrendo de uma estação a outra atualmente são bem parecidas. No entanto, o Tatuzão Sul, mesmo retomando as escavações após a Norte, deverá chegar até a próxima estação com um mês de antecedência.

O canal Linha 6 Laranja, que acompanha de perto o avanço dos dois tatuzões, publicou um vídeo com estimativas de avanço nesta semana. Confira:

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. fazer estao fazendo mas esta tudo atrasado linha completa 2028 ou quiça 2030 na outra eleiçao uma vergonha nao e falta de dinheiro mas falta de vontade

  2. A galera acha que uma obra desse porte é simples de fazer, como se não houvesse problemas diversos no meio do caminho

  3. Eu acho que ate Dezembro de 2024 a tuneladora norte chega no patio morro grande.Ja a tuneladora sul tem que chegar esse ano a Higienopolis Mackenzie.

Comments are closed.

Previous Post

Projeto do Trem Intercidades São Paulo-Campinas terá três audiências públicas em fevereiro

Next Post
Trens irão circular entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (Jean Carlos)

Dois anos após assumir a Linha 9-Esmeralda, ViaMobilidade fará operação reforçada no horário de pico

Related Posts