A Linha 6-Laranja deve ter suas primeiras estações abertas dentro de três anos, mas a LinhaUni, concessionária responsável pelo ramal, já iniciou os testes com materiais que serão usados no acabamento das estações.
Durante visita do site à estação Santa Marina, nesta terça-feira (24), pudemos presenciar vários itens sendo avaliados pela empresa, que vão de pisos a brises, pastilhas e luminárias.
Segundo a LinhaUni, esses materiais e equipamentos estão entre os estilos que são estudados para buscar o melhor compromisso entre qualidade, visibilidade e facilidade de manutenção.
O piso de granito e as pastilhas, por exemplo, devem ser suficientemente claros para manter uma boa iluminação interna da futura estação. Os brises também tem um papel de tornar o ambiente mais aconchegante sem prejudicar a amplidão do espaço.
A estação Santa Marina, usada como área de experiência, é a mais adiantada da obra e onde o Tatuzão Sul fez sua primeira parada, em 2022.
Ela foi construída pelo método de VCA invertido, quando as paredes e piso na superfície são concretados e então a escavação de cada andar é realizada até chegar a cota mínima, de 28 metros de profundidade. Até agosto, Santa Marina já havia atingido 56,14% de evolução.
A nova parada deverá ser entregue na primeira fase de operação, em 2026, juntamente com as estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó e Água Branca.
Tomara que tenham o bom gosto da Linha Verde e não reproduzam o fracasso estético que ficou a Linha Amarela, cujas estações são tão poluídas pelos materiais que não há espaço pra obras de arte! Na dúvida, recomendaria deixar o acabamento no concreto aparente, neutro, evitando os excessos de cores vibrantes e as cerâmicas de má qualidade.
As estações da linha verde do trecho da avenida Paulista custaram na época quase 1 bilhão de dólares, sendo as obras mais caras do metrô.
E essas estações ficaram sem acabamento. “Bom gosto” caro esse .
pior que concordo, na vdd acho que as que seguem a melhor estética são as da L5, tem o suficiente de concreto aparente e o suficiente de cores pra não deixar nem muito poluído e nem muito frio, a L4 o problema é as estações serem repletas de propagandas e a mescla das pastilhas em amarelo e cinza, se fossem como as da L5 apenas na cor da linha seria mais agradável
Quem dera tivessemos uma Acciona a frente das obras do monotrilho L17 😓
A Acciona esteve à frente das obras do rodoanel e abandonou-as. Então menos, menos …
ah é? puxa…e tao dando show numa obra muito mais complicada..e que sempre foi longa..tudo e aprendizado e investimento meu caro..no privado tem isso..ja no publico…
tu tá confundindo as empresas, a acciona não estava envolvida com o rodoanel norte não
Que bom, tomara que as estações fiquem bonitas como as primeiras da L4.
As estações mais recentes abusam do concreto, e não tem acabamentos, ficam frias e feias.
A Acciona deve caprichar no acabamento para uma boa avaliação da obra. O acabamento é o cartão postal que mais chama atenção e fica na memória do usuário o padrão de qualidade dessa unidade. Parabéns a Acciona e vamos ver o resultado. Modernidade é a tendência