Looping de Suzano será retomado com concessão da Linha 11-Coral para a iniciativa privada

Expresso Leste deverá ser estendido até Suzano sem parada em Guaianases. Intervalos entre Suzano e a futura estação César de Souza deverão subir para 12 minutos
Estação Suzano voltará a ter serviço especial da Linha 11-Coral (Jean Carlos) (1)
Estação Suzano voltará a ter serviço especial da Linha 11-Coral (Jean Carlos)

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deverá trazer investimentos importantes para as linhas da região leste de São Paulo. Dentre as mudanças na Linha 11-Coral estão a diminuição dos intervalos e o retorno do looping de Suzano.

Segundo novos documentos disponibilizados pela SPI no dataroom oficial da concessão, estão previstos dois cenários para a oferta de trens no trecho entre Barra Funda e César de Souza.

Durante os primeiros seis anos de concessão está previsto que os intervalos sejam de 3,5 minutos entre Barra Funda e Guaianases, 7 minutos entre Guaianases e Suzano e 14 minutos entre Suzano e César de Souza.

Intervalo da Linha 11-Coral até o 6º ano da concessão (Jean Carlos)
Intervalo da Linha 11-Coral até o 6º ano da concessão (Jean Carlos)

A partir do 7º ano de concessão haverá mais mudanças. A previsão é de que o intervalo seja diminuído e que mais pessoas sejam atendidas. A Linha 11-Coral deverá ter um serviço entre Barra Funda e Suzano com intervalo de apenas 3 minutos.

Entretanto, para os passageiros que utilizam as estações dentro de Mogi das Cruzes pouca coisa mudará. O intervalo entre Suzano e César de Souza está previsto para até 12 minutos.

Intervalo da Linha 11-Coral a partir do 7º ano da concessão (Jean Carlos)
Intervalo da Linha 11-Coral a partir do 7º ano da concessão (Jean Carlos)

O governo está realizando estudos para avaliar a redução deste intervalo de 12 minutos para 6 minutos, possibilitando um atendimento mais digno para os moradores do município de Mogi das Cruzes.

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16 comments
  1. Ih, os mogianos não vão gostar nada, nada e com certeza vão fazer um lobby fortíssimo e fazer a concessionária voltar atrás, principalmente os políticos e lideranças da região e essa mudança é mesmo complicada, é melhor a concessionária não fazer essa mudança, não!

    1. Se a Prefeitura e/ou a Concessionária construir vidros ou túneis que eliminem as passagens de nível, com certeza haverá redução no tempo de viagem

      1. Concessionaria não vai construir nada….só vai ficar lá de boa recebendo seu dindim, igual a Via Calamidade nas linhas 8 e 9

    2. Quem está querendo fazer isso por enquanto é o governo, mas não duvido muito eles voltarem atrás até o leilão da linha 11.

  2. Essa desculpa que PN não permite intervalos abaixo de 10 min é pura FALÁCIAS qdo vemos que a CPTM operou e voltou a operar por ANOS nesse formato com intervalos de 8 MINUTOS entre Guaianases a Estudantes e de 4 min no loop de Guaianases.

    Faria sentido se fosse intervalos de 4 min em toda a linha, mas voltar com o loop de Suzano (que não deu certo e só causou problemas no embarque lá na Luz), é um tiro no pé.

    Não se mexe em time que está ganhando. Pra que mexer no que tem funcionado bem por anos?

    Se for para ter maiores intervalos, que seja Barra funda X Suzano com 4 min e Suzano X Estudantes ou Cesar de Souza com 8 min. Pronto, não aumenta intervalos para quem está mais longe e ao mesmo tempo, melhora a lotação no restante da linha.

    E quanto a Guaianases, no pico da manhã, coloca trem vazio saindo de lá. Desnecessário o loop de Guaianases no pico da tarde, pois os trens de lá voltam batendo lata até a Luz, o que é um desperdício real na oferta de lugares.

  3. Já estão querendo de novo prejudicar a população de Mogi com essa palhaçada de looping até suzano, qual o sentido dessa idiotice se já querem levar a linha de calmon Viana pra suzano. Já foi com muito custo que acabaram com esse bizarrice esse ano e agora já falando disso de novo, espero que a população de Mogi junto com suas autoridades não permitam uma barbaridade dessas porque se não de nada adianta levar essa linha 11 coral até Cesar de Souza e ficar com esse intervalo absurdo de espera…..!

  4. Na teoria, a inciativa privada vai fazer tudo, até o trem chegar na lua. Na prática quando assumir o contrato, não vai sair nada e o serviço vai ficar do que já está.

  5. A CPTM já não se preocupa em fixar horários e sim intervalos de tempo entre trens. No quesito em informar a Situação das Linhas no app CPTM Oficial as informações costumam chegar atrasadas e/ou nem chegar. Quem usa do serviço da CPTM é porque não tem alternativa e alternativa seria ampla concorrência. Privatizar as linhas da CPTM para uma única empresa não a tornará melhor porque a tornará competitiva nos lucros e não na eficiência com os usuários. Em empresa que não há ampla concorrência não há o devido compromisso com a eficiência. Como disse na matéria acima, privatizar só irá privatizar a incompetência deste governo. O senhor Governador natural do Rio de Janeiro quer ferrar com os cidadãos paulistas assim como já estão os cidadãos do Rio. E ao fazer como proposto conforme a matéria, a empresa estará discriminando toda uma cidade por conta de incompetência e lucros. Está ótimo da forma como está. Estarei na luta contra essa privatização. Puro cartel organizado, para não dizer outra coisa. #DEIXACOMOESTÁ

    1. É curioso como a galera que se autoproclama como defensora da diversidade e inclusão adora ser xenófoba contra o Tarcísio de Freitas, não apenas o culpando pela incompetência de uma gestão que o mesmo nunca participou, como taxando os cariocas em geral como incompetentes e corruptos!

      A privatização se faz necessária devido à terrível burocracia da legislação brasileira sobre o funcionalismo estatal. Terceirizar a operação traz maior liberdade para contratar e demitir funcionários, comprar e vender bens e escolher fornecedores, além de obrigar o GESP a pagar o valor justo da operação.

  6. Pelo amor de Deus é extremamente ridículo!

    Qual a dificuldade de fazer algo simples e correto para todos? Será que é tão difícil investir apenas no simples?

    Peguem esses bilhões e investem trazendo o expresso leste até Suzano, (em teoria um trem para Suzano e outro para Mogi partindo da Barra Funda) todos saem “ganhando”.

    Agora para que insistem nessa estação em césar de Souza? (ja morei na região e não tem estrutura para receber) aliás nenhuma estação de Mogi foi reformada, será que não é mais simples focar nas atuais estações de Mogi e realizar um BRT até Botujuru/Guararema.

    São tantos políticos, ministérios, engenheiros, e nenhum pensa no mínimo? menos é mais.

    Se continuar assim simplesmente cortem Mogi, e deixem os trens até Suzano, para fazer um serviço de porco é melhor não ter.

    1. As linhas 8 e 9 todos os dias tem novidades ruim, acredita quem quiser que privatização melhora, mas Mogianos gostam de ser enganados e depois vão votar em quem colocou no…….. igual quando falaram que Pedágio na MOGI DUTRA nunca…..como dizia minha vó NUNCA é muito forte.kkkk Agora a MOGI DUTRA não vai ter um pedágio em 20 km mas 2 de ida e volta.
      Agora vão lá nas urnas e vote porque o cara falou que seu amigo 🤔🤔

  7. Engraçado, no atual formato da plataforma de Suzano, um looping em Suzano, inviabiliza a linha 12 até Suzano, já que é mais uma promessa pós concessão. Mais um motivo pra cancelar essa concessão!

  8. O looping em qualquer estação da Linha 11 da CPTM (Seja em Guaianazes ou Suzano) já foi provado na prática que não funciona. Além de ser muito prejudicial para os moradores de Mogi das Cruzes e Suzano. Não há nenhuma necessidade de alterar o formato atual de circulação de trens.
    A solução mais simples e prática, já que está previsto até R$ 12,5 bilhões em investimentos, será aumentar a frota de trens, e diminuir o tempo de circulação dos trens entre as estações. Reformar e modernizar as estações dos municípios da região do Alto Tietê.

  9. Essa é uma grande fake news promovida por sangue sugas do estado. que venha a privatização e tire vocês da mamata. Eu creio, eu oro e se for preciso farei 40 dias de jejum.

    1. Aí vem a realidade… o ente privado assume e percebe o óbvio: que a demanda de Mogi não justifica um intervalo baixo, coisa que quando é a CPTM que fala vem uma enxurrada de criticas, mas como transporte público não é pra gerar lucro, o ESTADO continua prestando o serviço pra população Mogiana. Mas a gente sabe que não é bem esse o pensamento da inciativa privada né…

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