Lula e Tarcísio se ‘cutucam’ sobre a extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela

Empréstimo do governo federal para a obra de duas estações foi motivo de rusga entre presidente e governador
Trem da Linha 5-Lilás
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

A extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela virou motivo para ‘alfinetadas’ entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No sábado, 29 de junho, Lula esteve no Jardim Ângela em evento em que foi acompanhado pelo candidato a prefeito da capital pelo PSOL, Guilherme Boulos, que é seu aliado.

A visita tinha como um dos objetivos uma assinatura para formalizar um empréstimo do governo federal ao projeto de expansão do ramal. Como nem Tarcísio nem o prefeito Ricardo Nunes (PMDB) compareceram, o presidente suspendeu a assinatura.

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“Íamos assinar o contrato da estação do metrô para chegar aqui, mas o prefeito que nos deu o terreno [Nunes] não veio e o governador [Tarcísio] também não. Então a Caixa Econômica Federal e o ministro das Cidades decidiram não assinar”, disse Lula.

Nesta segunda-feira, 1º de julho, o governador publicou em sua conta no X (ex-Twitter) uma resposta ao presidente.

Tarcísio minimizou importãncia do empréstimo do governo federal (GESP)
Tarcísio minimizou importãncia do empréstimo do governo federal (GESP)

“Almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a Linha 5 do metrô até o Jardim Ângela já está assinado”, disse Tarcísio, que está em Londres, no Reino Unido, em road show para oferecer a Sabesp a potenciais investidores.

Tarcísio minimizou a necessidade de financiamento federal dizendo que se não conseguir recursos da União bancará a obra com dinheiro do próprio estado.

Projeto em estudos

Também na segunda-feira, o governador em exercício Felício Ramuth confirmou que o evento do governo federal era apenas simbólico e que o trâmite para viabilizar a extensão não dependia disso.

Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km
Extensão da Linha 5 até Jardim Ângela terá cerca de 4,3 km (CMSP)

Já o prefeito Nunes, que concorre à reeleição e doou o terreno onde ficará a estação, disse que Lula estava usando a visita com objetivo eleitoral.

A Linha 5-Lilás deverá ganhar mais 4,3 km e duas estações (Comendador Sant’anna e Jardim Ângela) até 2028, diz o governo.

A obra será tocada pela ViaMobilidade, concessionária do ramal, que está finalizando os estudos e projetos. Um aditivo para fornecer R$ 35 milhões para esse fim foi assinado entre a empresa privada e o governo dias atrás.

 

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25 comments
  1. É sério que o PRESIDENTE DA REPUBLICA vai PREJUDICAR uma população inteira pelo simples fato do governador e prefeito nao comparecerem?????? Surreal!!!!!

    1. Ué, e você queria o que, que o presidente assinasse a concessão de um empréstimo a quem não veio assinar o recebimento??? Por que é que eles não foram lá prestigiar uma obra pra população????? kkkkk, cada uma!

      1. A obra nao é pra prefeito ou governador (e nem pra candidato a prefeitura)!! A obra é pro POVO!!!!!!!!!!!

        1. Ué, mas quem falou de obra? Era a concessão de EMPRÉSTIMO que o teu governador pediu ao presidente e não foi lá receber!

          1. O governador está viajando, o presidente já sabia disso e foi lá apenas para fazer cena, mera campanha política para a candidatura a prefeitura do Boulos.

        2. Obra para o povo? O prefeito e o governador se colocaram acima do povo ao recusar o financiamento federal por birra eleitoreira.

    2. O que você espera que aconteça quando o Presidente vai para assinar levando junto o candidato a prefeito de São Paulo (Guilherme Boulos)?? Se ele estava preocupado com a população teria evitado transformar a assinatura em campanha eleitoral.

      1. Ué, o Guilherme Boulos é DEPUTADO ESTADUAL por SP. Esqueceu? É tão candidato quanto o Ricardo Nunes…

    3. O que eu me pergunto é se o presidente passado sequer pretendeu financiar essa obra. Parece que não. Atribuir ao atual governo central a vontade de prejudicar é meio complicado.

    4. Quem prejudicou foi seu governador que só pensa em privatizar para se livrar do abacaxi, pois não quer administrar nada.

  2. Como apresentado no dia 1° de maio, o Lula está atropelando a constituição para fazer campanha para Boulos, atribuindo o mesmo às obras da cidade de São Paulo

    1. O presidente agenda um dia que já sabia que o governador não estaria e aí a culpa virá do governador? agenda publica já informava que ele só retornaria essa semana ao Brasil. Depois o povo é besta e fica acreditando que o gov. federal não emprestou o dinheiro por falha de SP.

  3. O Metrô de SP sempre foi investimento estadual, o Governo Federal nunca liberou 1 real pra expansão da rede (com exceção do último PAC, que foi um feito inédito…). Independente de viés político temos que reconhecer que Lula, Nunes e Boulos estavam lá unicamente por questões políticas e eleitoreiras, o único que realmente estava “no seu local de fala” era o Tarcísio, dado que o Metrô é mantido pelo Gov Estadual

    1. Errado. O metrô começou como investimento municipal. O governo do estado só passou a investir maciçamente no metrô em 1980 quando a empresa foi estadualizada.

      O governo federal investiu no metrô (fundo perdido) entre 1968 e 1982. De lá pra cá só através de financiamento via BNDES.

  4. Galerinha querida da Pagina
    POderiamos propor um tema recorrente pra reportagem/investigação de voces?
    Haja visto os ultimos e mais comuns casos de roubos de cabos e problemas na safira- bem como pms dentro de estacoes, terceirizacao do time atendimento nas estacoes metro, cabinas do tipo segurança entre estacoes, e o time musical tanto da cptm quanto do metro…
    Sera que nao poderiamos elencar esses fatos, e dar sugestoes simples/ que qualquer usuario daria para que a segurança voltasse a ser forte dentro das instituicoes: treinamentos, nao andar em grupo, sentinelas na madrugada, paisana e rondas constantes- evitar evazao nas catracas..dentre outros ?

  5. Esse tipo de contrato poderia muito bem ser assinado dentro do gabinete, mas o Lule cobra a presença de opositores em comícios abertos para que eles sejam humilhados pelos militantes lulopetistas, a fim de gerar recortes na internet deles sendo “rejeitados pelo povo”. Basta ver o que aconteceu com o Artur Lira há alguns meses atrás.

    Ademais, a responsável por essa obra é a CCR, sendo recompensada através da extensão do período de concessão. É ela que escolhe se pega financiamento dos bancos federais, do Banco Mundial ou do banco dos marcianos.

  6. Sério, que palhaçada é essa ????

    Primeiro que ninguém é obrigado a nada, se o governador (que estava viajando para o roadshow das concessões) não pode comparecer, não é o presidente da republica que tem que fazer essa birra de criança mimada, e mais, se o prefeito de São Paulo não quis aparecer porque seu oponente na disputa pela prefeitura estará no mesmo local, já é motivo suficiente para o mesmo não querer comparecer, mas trataram tudo isso como esse show ridículo de polarização politica, e pior, o povo aqui apoia isso

    “Ain, mas o Lule….” ferre-se, ele é o presidente do país, não um presidente de um clubinho social, ele tem que acima de tudo, ser republicano e respeitar os interesses da população, independente de qual lado ou ideologia politica é a dele e dos outros políticos, ficar com essa birra, demonstra que ele é igualzinho oa Bolsonaro, é como digo: muda-se a “posição politica”, mas a atitude é igual.

    Infelizmente essa polarização e enviesamento político-partidário só tende a piorar as coisas para o povo, e pior, para o povo que não tem nada a ver com essas briguinhas politicas infantis….

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