Na tarde desta segunda-feira (16) um novo descarrilamento de trem na Linha 8-Diamante afetou a viagem dos passageiros. Segundo imagens registradas por passageiros, o acidente ocorreu na entrada da estação Lapa.
A composição envolvida no incidente é a C55 (antigo 7044 CPTM). Nas imagens é possível observar que o primeiro carro saiu dos trilhos, sendo que o primeiro truque acabou completamente fora do eixo da via. Não houve feridos, segundo a concessionária.
O acidente ocorreu no mesmo dia em que uma falha no sistema de sinalização afetou a operação da Linha 9-Esmeralda pela manhã. Segundo informações do site da ViaMobilidade o sistema de ônibus PAESE foi acionado para atender os passageiros entre as estação Júlio Prestes e Lapa.
A ViaMobilidade informou que os usuários que estão na estação Barra Funda “podem utilizar a Linha 7-Rubi para chegar até a Estação Lapa, onde poderá seguir até a Linha 8-Diamante, de onde poderá seguir viagem sentido Itapevi”. Já para os passageiros da região de Osasco, a recomendação é que usem a Linha 9-Esmeralda até a Estação Pinheiros e de lá seguir sentido centro pela Linha 4-Amarela de metrô.
Há cerca de um mês um descarrilamento afetou a operação também na Linha 8-Diamante, o fato ocorreu na estação Domingos de Moraes, na mesma região. O trem envolvido naquele incidente foi o mesmo que se chocou com uma barreira na estação Júlio Prestes no ano passado.
A ViaMobilidade está prestes a completar um ano de operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, repassadas pela CPTM numa concessão de 30 anos. Embora seus sócios tenham experiência com outros ramais como as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô de São Paulo, e com o Metrô da Bahia, a gestão nos dois ramais de trens metropolitanos tem sido bastante complicada.
Por conta das inúmeras falhas, o Ministério Público tenta cancelar a concessão e devolver as duas linhas para o estado. A gestão anterior negava essa possibilidade enquanto o atual governador Tarcísio de Freitas, chegou a comentar durante a campanha eleitoral que encerraria o contrato caso a ViaMobilidade não resolvesse os problemas.
Como está complicada esta concessão da viamobilidade heim!
Se o Ministério Público conseguir suspender a concessão da viamobilidade, como ficará o contrato de aquisição dos novos trens que estão sendo fabricados pela Alstom?
o MP nao consegue nada sozinho. ele vai fazer uma representação e entrar na justiça caso o governo não acate sua decisão
ao poder judiciario cabe julgar, nao acusar. tem a primeira instancia, a segunda, STJ e STF.
nos tempos de PSDB, se perdia na 1º instancia, ganhava na 2ª .
como está hoje com o tarcisio, nao sei. ainda é cedo. mas nao é do interesse da cupula do governo estadual findar concesoes ou bater de frente com grupos como a CCR. vamos lembrar do discurso altamente privatizante do governador,e de sua reuniao com o moveinfra, “sindicato” dos concessionarios que reune CCR, rumo, ecorodovias, santos brasil e ultracargo, q estao fazendo lobby pesado por mais concessoes, mais segurança juridica e mais subsidio estatal.
já sabemos como isso vai terminar. só nao sabemos em qual pizzaria. e o povo? bem, o povo nao vem ao caso …
Tem que deixar com a iniciativa privada pra que essa linha passe a funcionar! Opa, não, pera!
As atuais Linhas 8 e 9 não possuem trens cargueiros e nem TIC em suas linhas, diferente ao que acontece com as da CPTM, esta grande facilidade não está sendo bem aproveitada, se mostrando totalmente despreparada para assumir outras linhas mais complexas como a 7-Rubi que possuem cargueiros e ainda querem instalar um TIC até o interior, como pois apesar disto, conforme descrito nesta reportagem a CCR, empresa que administra inúmeras concessões no Brasil com Itausa, Votorantim com participações da Andrade Gutierrez, Camargo Côrrea, CR Almeida, possuindo ações na Bolsa, renumera muitíssimo bem a minoria de seus diretores, a maioria oriundos da CPTM e Metrô, o mesmo não se pode dizer relação aos seus novos técnicos e operadores que embora receberam treinamentos com operação assistida não foram suficientes e adequados, tiveram como objetivo maior gerar lucro a seus acionistas, e não o bem-estar, qualidade e mobilidade dos usuários de serviços, gastando milhões em publicidade ilusória em matérias pagas em jornais, revistas especializadas em rádio, e TV, e investindo pouco na sua expansão e melhorias, e concessões da CPTM que passaram a ter o padrão SUPERVIA, sendo que agora estão tentando obter autorização de órgãos de preservação histórica para desmontar a passarela que liga as plataformas da estação Júlio Prestes que atualmente está subutilizada pois ao contrário de sua vizinha a Luz, recebe apenas a Linha 8-Diamante, a estação está ociosa pois movimenta poucos usuários.
O promotor demonstra muito empenho para a concessão das Linhas 8 e 9 e nenhum interesse pela contrato sem concessão do trólebus ABD ou pela CPTM e Metrô.
Curioso. Será que o passageiro do trólebus ou do metrô e da CPTM são menos importantes para o ministério público?
O brt abc está no STF. Aonque tudo indica vai ser julgado inconstitucional.
Agora Ivo, porque defende tanto as concessões para a ccr. Explica para nós. Você é funcionário do alto escalão da STM? Tem cargo na ccr? É acionista da ccr? Sofreu algum abuso durante algum trabalho na CPTM ou no metrô? Porque eu sinceramente não consigo entender sempre sua fúria em defender a ccr mesmo quando não há defesa.
Eu sou um dos milhões de pessoas que pega esse trem, e Estou indignado com esses situação, todos os dias um problema Novo. Estou nesse trem todos os dias, Esse problema de hoje, já se era de acontecer, eu estava no primeiro Vagão, estava com ruído estranho isso estava acontecendo já uns Dias, e problema muito semelhante a algum rolamento com problema, um barulho muito estranho, estava super preocupado, mas Graças a Deus, não foi esse dia o escarrilhamento, mas aconteceu, isso já dar pra ver, manutenção zero, finalização e vistoria dos trens e da via Zero. Atendimento Dos segurança ou Vigilantes, muito Ruin, desculpa não são todos, tem funcionário quê não deveria está ali, trabalhando com público. Não estamos segurança algum nós três, Alimentou muito Quantidades de Ambulantes, sabendo todos precisam de trabalhar, mas nem todos estão ali vendendo e trabalhador. Os trens estão sujos, não está tendo nem manutenção no terreno da Via Mobilidade, está tudo Abandonado. Quando Acontece uma situação dessa, escarneamento. Olha pessoal todos estão meio Mato tudo muito grande, risco de Se machucar , e até pisar uma Cobra, Via Mobilidade entrou reduziu muito quadro funcionários em vista que tinha a CPTM. Precisamos de segurança no nosso transporte público.
Foi para isto que fizeram a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM? Quando estas linhas estavam com a CPTM não me lembro de ter acidentes como o que estão acontecendo agora. Isto está mostrando que nem tudo que é privado é bom e nem tudo que é estatal é ruim. Depois que houve a concessão das linhas de trens metropolitanos, e o serviço não melhorou, pelo contrário estava desconfiado que aqui em São Paulo não ia ser diferente e infelizmente é isto que está ocorrendo. Não sei como nenhum deputado estadual questionou isto? Isto está mostrando que nem tudo que é privado é bom e que nem tudo que é estatal é ruim.
Estive entre as 17h às 18h na Estação Barra Funda. Iria até Itapevi via Linha 8, porém a interrupção obviamente me atrasou. Segue relato:
– Aproximadamente às 17h já havia sinais de atrasos na Linha 8. Eram poucos ASOs (Agentes de Segurança Operacionais) da ViaMobilidade (os “cinzas”) no mezanino, creio que uns 3 a 5. Eram auxiliados por dois ou três funcionários da CPTM e mais dois ASOs terceirizados da CPTM.
– Às 17h15 chegaram mais ASOs da Via Mobilidade, creio que uns 10, somando-se aos que já estavam tentando organizar. Até então, nenhum aviso auditivo ou visual sobre a interrupção, apenas chegando próximos a alguns ASOs que já estavam tentando encaminhar. Havia muita informação desencontrada e nenhuma posição sobre o PAESE. Os ASOs da CPTM voltaram aos postos próximos aos acessos da L7/10.
– Às 17h30 alguns ASOs informavam que existia um PAESE disponível, porém alguns usuários retornaram avisando que não tinha ônibus. Ums dos ASOs relatou que o ponto do Paese era em frente a Uninove (a faculdade que fica em frente terminal de ônibus sul). Alguns tentavam ajudar orientando a pegar a Linha 4 ou Linha 7 (retornando a pé entre a Lapa da Linha 7 a Lapa da Linha 8). Ainda havia muita informação desencontrada. Alguns ASOs tentavam agrupar pessoas para levar aos pontos do Paese (não soube se realmente teve).
– Saí aproximadamente às 17h50, quando começou os avisos sonoros de interrupção dos serviços da Linha 8, tal aviso orientando a usar outras linhas (não orientava o uso do PAESE).
– Ao invés de pegar um serviço ferroviário ou Paese, fui até a rodoviária e fiz um outro caminho, na qual não cabe relato aqui.
Uma curiosidade!
Se dizem que as empresas de transporte metropolitano de passageiros não traz lucro, então por que empresas privadas concorrem em leilões do governo para adquirir tais empresas que o próprio governo irá conceder?