Mais uma? Linha 10-Turquesa pode chegar até a Estação Barra Funda

Projeto consta em levantamento ao qual o site teve acesso. Estudo prevê ramal transportando mais de 830 mil passageiros por dia
Linha 10-Turquesa poderá ser estendida para Barra Funda (Jean Carlos)
Linha 10-Turquesa poderá ser estendida para Barra Funda (Jean Carlos)

A Linha 10-Turquesa poderá ser prolongada até a Estação Palmeiras-Barra Funda, segundo estudos oficiais aos quais o site teve acesso.

A informação surgiu em um relatório publicado em fevereiro e cita a mudança no ramal que atualmente faz o percurso entre Rio Grande da Serra e Luz, seguindo até Jundiaí por meio do serviço 710,

Segundo o documento, a malha da Linha 10-Turquesa, que será segregada após a assunção da operação da Linha 7-Rubi pela TIC Trens, deverá passar por uma expansão de 3,6 quilômetros de extensão.

Extensão da Linha 10-Turquesa para Barra Funda (Reprodução)
Extensão da Linha 10-Turquesa para Barra Funda (Reprodução)

A proposta prevê que em um primeiro momento a extensão se daria sem estações intermediárias. No longo prazo seria construída a Estação Bom Retiro.

Com todas as conexões futuras com o ramal ferroviário realizadas, a demanda da linha passaria a ser de aproximadamente 830 mil passageiros por dia, segundo o PITU 2040.

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A proposta, segundo o relatório, tem como objetivo ofertar mais conexões aos passageiros da Linha 10-Turquesa e aliviar a necessidade de baldeação na Estação Luz, que é considerado um ponto crítico na rede pelo congestionamento elevado.

Linha 10-Turquesa terá demanda de 830 mil passageiros ao dia (Reprodução)
Linha 10-Turquesa terá demanda de 830 mil passageiros ao dia (Reprodução)

A expansão poderia ser viabilizada no cenário após 2030. Atualmente ocorrem obras no trecho para viabilizar a chegada da Linha 11-Coral até a Estação Barra Funda. Para a chegada da Linha 10 em Barra Funda o custo estimado das obras é da ordem de R$ 3,7 bilhões.

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  1. Seria uma grande melhoria pra população do ABC. Acesso direto à praticamente todas as linhas do metro/cptm.
    Eu iria por essa linha, de otimizar ao máximo as linhas existentes, pois a linha 20 dificilmente virá antes de 2035.
    Ademais, o governo poderia viabilizar a linha 17 até Diadema, utilizando o caminho do trólebus. Loucura? Inviável? Não sei…

    1. Concordo muito contigo! Poderia ser uma compensação mínima pro ABC ter uma conectividade um pouco melhor.
      Com relação a linha 17 em Diadema, seria algo muito interessante de se pensar mesmo, porém acho que isso dependeria muito da forma que as estruturas da linha 17 acabarem no Jabaquara. Pelos projetos atuais (que eu vi pelo menos), não parece que o ângulo em que a linha 17 chega em Jabaquara permitiria algo assim infelizmente

        1. Tem um pequeno problema pra uma extensão até lá: NEXT Mobilidade, a mesma que conseguiu barrar um monotrilho inteiro no ABCD.
          Ela não interferir contra esse projeto, ainda mais usando o “leito” de vias dela é bem improvável.

  2. poderiam construir 2 AMV’s em X nas duas pontas das plataformas sul, onde param a linha 10, e fazer a linha 8 ir até a luz com os trens parando frente a frente, a plataforma tem espaço suficiente para 4 trens em 2 trilhos, os trens podem entrar e sair sem cruzar a plataforma assim como acontece em tucuruvi.
    a demanda da linha 8 para luz é muito maior que a da linha 10 para barrafunda.

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