Manutenção dos trens da Série 2000 recebe o 3º termo aditivo

Durante os proximos 12 meses o Consorcio TMTTrens 2000 será responsável pelos reparos na frota. O custo será de R$ 37,8 milhões
Série 2000 ainda com pdarão metropolitano (Jean Carlos)
Série 2000 ainda com pdarão metropolitano (Jean Carlos)

A CPTM formalizou nesta quinta-feira (06) o terceiro termo aditivo ao contrato de manutenção preventiva e corretiva em 30 composições da série 2000. Atualmente esta frota circula exclusivamente na Linha 12-Safira e uma das mais antigas da companhia.

O contrato de manutenção da série 2000 contempla dois eventos principais. O “Evento A” está relacionado ao serviço de manutenção de rotina nos trens, enquanto o “Evento B” inclui o reparo de itens vandalizados e de pequenos acidentes.

Trens da série 2000 operam apenas na Linha 12 (Jean Carlos)

O aditamento ainda inclui a cláusula de resolução, estabelecendo a possibilidade de rompimento de contrato sem custos adicionais às partes. Entretanto, esta ação deve ser tomada com antecedência prévia de 90 dias.

Em um dos anexos do aditivo são expostos alguns itens a serem adquiridos pela contratada. Dentre os principais estão dois pantógrafos valorados em R$ 61 mil e a substituição do tacômetro do ATCU, um dos itens do sistema de sinalização de bordo dos trens, este valorado em R$ 16 mil.

Itens a serem adquiridos para reparo nos trens (CPTM)

O grupo responsável pela manutenção dos trens da série 2000 é o Consórcio TMTTrens2000. A prorrogação do contrato será de 12 meses sob o valor base (fevereiro/2018) de 31,8 milhões, ajustado para valores atuais em 18,5%, atingindo o valor de R$ 37,8 milhões. O aditamento foi formalizado no dia 29/09/22.

Custo final do aditivo (CPTM)

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5 comments
  1. Esse trem é um dos mais antigos mas não quer dizer que é obsoleto, possui ar-condicionado, visual moderno, portas largas, câmeras, sistema de sinalização atual e todo sistema de segurança que um trem necessita para transportar passageiros.

    Ainda bem que esse aditivo está sendo requerido; já basta terem jogado no lixo trens novos como a série 3000.

  2. Por fora ele precisa mesmo de manutenção por ser de aço carbono que enferruja com facilidade, por dentro ele é bem moderno e está bastante conservado, só precisa mesmo de nova pintura e limpeza tem ainda 2 composições de 4 carros que ainda não passaram pela identidade visual da CPTM e ainda continuam no padrão metropolitano.

  3. Sabem me dizer o motivo da CPTM não utilizar os letreiros internos e não colocar os APs nos 2000 e 2070?

    1. Eu também estava me perguntando sobre isso, no caso do 2000 os letreiros funcionam do Brás até a estação Tatuapé e vice versa, depois disso não funcionam mais a única coisa que funciona é a voz feminina antiga anunciando cada estação que é bem mais agradável que aquela voz fanha dos 8500 e implantaram no 9000, talvez seja porque esses trens atendiam a linha 11 Coral e a CPTM ficou com preguiça de mudar só pode.

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