Medida esperada após a Anvisa determinar o uso no transporte público, as máscaras faciais voltarão a ser obrigatórias nos trens do Metrô, da CPTM e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade por conta do aumento de casos de Covid-19. O governo do estado e a prefeitura da capital paulista anunciaram a medida, que será válida a partir de sábado, 26 de novembro.
Um decreto estadual com a nova regulamentação será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira, informou o governo. Para justificar a mudança, a gestão Rodrigo Garcia citou o aumento nas internações em enfermaria e leitos de UTI, que subiram 156% e 97,5%, respectivamente, nas últimas duas semanas. A média diária de internações é de 400 pessoas.
Ainda segundo Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, a curva de casos de Covid-19 na região metropolitana estaria chegando a um patamar, mas o movimento é de crescimento nas internações no interior.
Após um período relativamente estável, os casos da doença estão subindo devido à novas subvariantes da Ômicron, como a BA.5 e crescimento progressivo da casos relacionados à subvariante BQ1.
As máscaras faciais haviam deixado de ser obrigatórias no transporte público em São Paulo no dia 9 de setembro, portanto há menos de três meses. Elas haviam sido instituídas em maio de 2020, no início da pandemia.
Acho horrível usar máscaras, principalmente pra quem usa óculos, uso devia ser facultativo não impositivo, cada um sabe aonde o “calo aperta”.
Esse Garcia tá fazendo o que quer só porque tá pra sair, Tarmilicia é um lisho mas ao menos acabará com esse absurdo logo quando entrar.