Mais um sinal que a fase da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos está saindo do papel: o Metrô lançou nesta segunda-feira, 13, uma nova licitação para análise técnica e validação dos projetos executivos do novo trecho.
O escopo do futuro contrato visa justamente checar se os projetos executivos de cinco estações, um novo pátio e vias estão dentro do esperado pela companhia.
Além disso, a vencedora da concorrência também fará um serviço semelhante em relação à expansão do Pátio Tamanduateí, já em obras, e da subestação primária Anália Franco, que fornecerá energia para a extensão.
O edital ainda não havia sido disponibilizado pelo Metrô até a publicação deste artigo, no entanto. Com isso não é possível saber mais detalhes da licitação.
A sessão de entrega de propostas está marcada para 06 de fevereiro às 10 horas, na sede da empresa no centro de São Paulo.
Fase 2 deve ficar pronta até 2031
Após uma longa espera, o governo deu luz verde para que a extensão da Linha 2-Verde comece a ser implantada após a estação Penha, hoje em implantação.
O trecho compreende cinco estações – Penha de França, Tiquatira, Fernão, Ponte Grande e Dutra – além de um novo pátio de manutenção.
Parte dessa etapa já está com contrato assinado, incluindo o lote que operará um novo tatuzão. A máquina já foi encomendada e deve chegar em 2026, disse o governador Tarcísio de Freitas.
As obras em Penha de França devem ter início em março, como revelou em primeira mão este site.
Já a estação Ponte Grande ainda depende da licitação lançada no final do ano passado e que contratará a empresa que fará o projeto executivo e as obras civis.
A expectativa é que a Linha 2-Verde chegue à Guarulhos até 2031.