O que já era evidente tornou-se mais “oficial”: a inauguração da expansão da Linha 2-Verde do Metrô até Penha deve atrasar ao menos um ano. Em vez de 2025, o primeiro trecho de quatro estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) deverá ser aberto apenas em 2026.
A informação foi revelada por um post do presidente do Metrô, Silvani Pereira, no Instagram. “Prevista para ficar pronta em 2026, Anália Franco está no estágio de obras com escavação e concretagem das chamadas “paredes diafragmas” do poço principal de 40 metros de profundidade“, escreveu o executivo, citando uma das quatro estações desse trecho.
O prazo maior não surpreende já que os problemas enfrentados no Complexo Rapadura, um canteiro de obras que servirá de partida para o tatuzão que escavará os túneis, ficou interditado pela Justiça por quase um ano. Os trabalhos só começaram efetivamente em setembro do ano passado e a tuneladora deve chegar ao local no início de 2023, pelo que o site calcula.
Ou seja, como a abertura dos túneis é crucial para que outras etapas das obras possam avançar era natural que o cronograma original fosse afetado. As quatro estações da segunda fase (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) não foram citadas no post, porém, deverão ser inauguradas além de 2026, como previsto, por conta da dependência do mesmo tatuzão para abrir os túneis das vias.
Rara visita
O post de Silvani se referia à visita do governador João Doria às obras da futura estação. O tucano, que está nos últimos dias de seu mandato já que irá deixar o cargo para concorrer à eleição presidencial em outubro, raramente foi visto nesses canteiros desde que o projeto começou a ser implantado.
No comunicado enviado pelo governo do estado sobre a visita, não há qualquer menção a prazos de entrega, apenas dados técnicos sobre a obra de 8,3 km. Segundo ele, o novo trecho da Linha 2-Verde contará com 22 novos trens, 175 escadas rolantes e 53 elevadores.
dificil entender a lógica desta obra.
Shild parte do rapadura para vila prudente, desmonta, monta na penha em direção a rapadura, desmonta, monta em penha para guarulhos ?????? So de monta desmonta , vai um enorme recurso monetário, tempo entao nem se fala.
Isso deve acontecer provavelmente por não ter espaço suficiente, nem um canteiro de obras grande como o Rapadura na Vila Prudente pra começar os trabalhos das 4 estações iniciais. Agora o porquê dele não ser remontado no próprio Rapadura pra seguir em direção a Penha, pra depois seguir em direção a Guarulhos eu também não entendi.
Provavelmente porque a extensão até a Dutra não deve sair do papel pelo menos por uma década ainda, então não estão preocupados com isso agora. E remontar o shield depois deve realmente gerar uma graninha extra aos envolvidos.
O shield não sai de vila prudente pois não existe espaço lá mesmo, o shield vai ir do Complexo Rapadura até a Estação Orfanato e volta a ser demonstado e montado na Penha pra seguir até complexo rapadura novamente, o trecho entre a Estação Orfanato e Vila Prudente será feito em NATM ao invés do shield, acredito que não há como ir de Orfanato a Penha de uma vez por que a estação é feita em NATM já com grandes proporções diferente do complexo rapadura e um poço além de penha em que o shield vai ser montado.