Para dar conta da necessidade de mais pessoal nas novas estações que serão abertas nos próximos meses nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, o Metrô anunciou nesta sexta-feira a contratação de 214 novos funcionários para a empresa. Destes, 206 serão nomes aprovados em concursos públicos realizados em 2015 e 2016, mas que não foram aproveitados até agora. Apenas oito vagas serão preenchidas por meio de um novo concurso.
Segundo o Metrô, o processo de contratação ocorrerá já a partir deste mês e inclui operadores de transporte metroviário, agentes de segurança, oficiais e técnicos de manutenção. A informação já havia sido antecipada pelo blog quando entrevistou o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.
Com sete estações previstas para serem abertas na Linha 5 e outras oito na Linha 15 do monotrilho, estava claro que o Metrô não teria mão de obra suficiente para supri-las adequadamente. O impasse em relação à concessão das linhas 5 e 17, que deveria ter ocorrido em setembro, mas foi postergado para 29 de janeiro deste ano (por conta de uma ação da oposição na Assembléia Legislativa) complicou a situação já que ao menos na linha Lilás esse contingente seria suprido pela vencedora da concorrência. Como isso só deverá ocorrer no segundo semestre caso não haja mais atrasos no processo, restou ao governo do estado ampliar o quadro da companhia.
Se a previsão da gestão Alckmin for confirmada, até abril teremos mais 14 estações funcionando nas duas linhas (Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin na Linha 5 e São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus na Linha 15), mas é pouco provável isso ocorra, afinal as obras ainda estão um pouco longe do final em boa parte dos canteiros.
Testes no novo trecho
Neste fim de semana, a Linha 5-Lilás voltará a ter sua operação suspensa no domingo (7) para testes com o sistema de controle dos trens (CBTC). Mas desta vez apenas o novo trecho, entregue a partir de 2014, será fechado. É justamente para que os trens possam simular a operação nas próximas estações a serem entregues: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo.
A tendência é que os testes se repitam por mais alguns fins de semana até que exista condição técnica para início da operação assistida. O fato de existir um teste agora é um sinal que a parte de sistemas, rede aérea e de comunicação já está concluída.
Veja também: Veja quaisestações e linhas serão abertas em 2018 pelo Metrô e CPTM
No trecho do texto em que diz que provavelmente não serão entregues as 14 estações, acredito que se existe tal desconfiança seria necessário especificar quais as estações que possivelmente não serão entregues.
Também sou entusiasta do assunto mobilidade e acho o seu blog o mais completo sobre assuntos do metrô e da CPTM. Vamos esperar que essas 14 linhas sejam entregues até o meio do ano. Ótimo trabalho!
Ricardo , como certame da licitação ocorreu n dia 19 janeiro de 2018 da linha 5 lilás de 60 a 90 dias para as concessionárias assinarem o contrato e 120 dias para as empresas contratarem e treinarem os funcionários é provável que esteja aberto para o público a linha lilás (5) no mês de setembro 2018 ?