Em entrevista ao jornal SPTV, da Rede Globo, o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, voltou a falar de prazos de entrega das novas estações da Linha 5-Lilás, bastante aguardada pela população. Perguntado a respeito da operação comercial das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, o secretário afirmou que elas abrirão “na próxima semana”.
Nesta quinta-feira, no entanto, o Metrô divulgou a data oficial de início da operação comercial com cobrança de tarifa e horário das 4h40 às 0h00: segunda-feira, dia 27 de novembro.
As três novas estações da Linha 5 foram abertas no dia 6 de setembro numa operação assistida bem restrita, com apenas um trem percorrendo os quase 3 km desse trecho entre 9h e 15h. No dia 13 deste mês, enfim, veio a ampliação do horário de funcionamento, mas apenas das 10h às 16h. A novidade é que pela primeira os trens que partiam de Capão Redondo seguiam até Brooklin e voltavam após manobrar num poço de ventilação cerca de 500 metros à frente – uma condição de operação normal assim que ela for aberta em definitivo.
Em vez de 10 trens de antes, 14 composições fazem esse percurso durante o horário de operação assistida, mas a partir do encerramento a linha volta a operar com menos trens. Em conversa com o blog, Pelissioni havia dito que a operação plena deveria ocorrer até o dia 20 e que isso só não ocorria ainda por problemas com o sistema CBTC e de comunicações.
Um sinal as três estações estavam próximas de abrir de forma plena são os funcionários terceirizados nas bilheterias das estações, vistos pelo blog recentemente.
Tiro na mosca?
O secretário também ratificou as novas datas de abertura de seis estações antes prometidas para dezembro. Em janeiro será a vez de Eucaliptos ser aberta enquanto em fevereiro Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo passarão a operar de forma assistida – mais complexas, Santa Cruz e Chácara Klabin ficaram para abril.
Caso esse cronograma seja cumprido (o que é bem provável), coincidirá com uma antiga previsão do blog. Em fevereiro já afirmávamos que uma possibilidade viável seria abrir um segundo trecho até AACD ou no máximo Hospital São Paulo e apenas depois chegar às duas estações que conectarão a Linha 5 à Linha 1 e 2. Mas até isso depende de outros fatores como os testes com os trens e o sistema CBTC a partir de Brooklin e que, até onde se sabe, ainda não começou.
Olá Ricardo, tudo bem?
A Assembléia Legislativa de São Paulo vai promover uma audiência pública no dia 30/11/17 para discutir a ampliação da linha 5 Lilás até o Jardim Ângela na zona sul! Sou a favor sim desta ampliação para essa região tão carente de transporte público em São Paulo, mas tenho certo receio que com a conclusão e inauguração das obras até a Chácara Klabin essa linha fique desfasada logo em seguida e se torne uma nova linha 3 vermelha, pois o aumento de usuários será considerável até a região do Jardim Ângela! Uma alternativa seria retomarem as conversações do antigo projeto do Monotrilho M´Boi Mirim em paralelo para aquela região. Você tem alguma informação de como ficou este antigo projeto deste possível Monotrilho? E também você sabe se será feita alguma ampliação na estação Santo Amaro para o acesso, transferência e baldeação dos passageiros entre as linhas 5 Lilás do Metrô e 9 Esmeralda da CPTM quando as ampliações destas duas linhas forem de fato realizadas?
Parabéns por seu trabalho e prestação de serviço!!! Desculpe pelo meu longo texto, pois assim como você eu sou também um admirador de temas relacionados ao transporte público! Principalmente quando se trata de temas dos transportes sobre trilhos!!
Abraços
At.
André Jesus
https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=386224