Nove meses após assumir o governo do estado de São Paulo, o Tarcísio de Freitas (Republicanos) conseguiu resolver o impasse a respeito das obras da Linha 17-Ouro. Nesta quinta-feira (31), o Metrô assinou contrato com a Agis Construção S.A, que será responsável por concluir as obras civis remanescentes de sete estações, das vias e do pátio Água Espraiada. Segundo nota, os trabalhos terão início ainda em setembro.
A Agis participou da licitação original, realizada em 2019, com o nome de Ferreira Guedes. O certame foi vencido pela empresa Constran, mas a segunda colocada, a Coesa, entrou na Justiça contestando o resultado e venceu.
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Após assumir as obras por um valor de cerca de R$ 500 milhões, a Coesa não teve fôlego financeiro para executar os serviços. Meses depois ganhou a companhia da KPE, empresa também formado pelo espólio da OAS, e o ritmo melhorou até nova parada.
Neste ano, a atual gestão decidiu rescindir o contrato unilateralmente e o Metrô passou a consultar os demais participantes da licitação, nove empresas além da Constran e da Coesa.
A Agis fez a 4ª proposta mais cara, de R$ 615,5 milhões em valores da época. A Constran havia pedido R$ 494 milhões e a Coesa, R$ 499 milhões. Segundo o governo, o novo acordo foi assinado pelo valor R$ 847 milhões, já incluído o reajuste previsto no contrato e a correção da inflação.
Vale lembra que o Consórcio Monotrilho Ouro (Coesa e KPE) havia feito alguns avanços, sobretudo nas vias ao longo do Rio Pinheiros, e no pátio, ou seja, o escopo da Agis será menor do que orçado em 2019.
“A retomada das obras é um anúncio importante, mas exige sobriedade. Não é momento para qualquer celebração porque a sociedade aguarda esta entrega há uma década. É tempo de continuarmos adotando as medidas que a legislação exige, por meio de punição a eventuais condutas das empresas que não cumprem seu compromisso com a população, além de dar as condições necessárias para que a obra seja finalizada pela nova contratada. O conturbado histórico desta obra da Linha 17 exige mais trabalho e menos palavras, seguindo a linha do que tem sido orientado pelo Governo do Estado”, disse Júlio Castiglioni, presidente do Metrô, que assumiu a empresa em abril de 2023.
A opção por chamar uma empresa que participou da licitação original, além de ter sido mais célere, pode evitar questionamentos na Justiça. Não era, contudo, a saída mais defendida por Tarcísio, que instou a ViaMobilidade, concessionária que irá operar o ramal, a assumir as obras faltantes por meio de um aditivo no contrato.
Mas para isso seria preciso que o governo e a concessionária chegassem a um acordo sobre valores e que fosse feito e aprovado uma mudança contratual, o que poderia levar tempo. Uma nova licitação, por outro lado, era a última opção já que corria-se o risco de ver o mesmo cenário de 2019, com participantes indo à Justiça para tentar vencer a concorrência.
Primeiro trem previsto para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2024
Segundo o governo, a Ordem de Serviço (OS) tem previsão de ser assinada em 11 de setembro , o que estipula o meio de outubro como início de fato das obras.
“O plano inicial prevê adequação dos canteiros de apoio às obras, retomada das execuções dos serviços de acabamentos nas estações e de construções das vigas de concreto faltantes nas vias e no Pátio Água Espraiada, além da retomada das negociações com fornecedores e fabricantes de todas as estruturas metálicas do empreendimento (como passarelas, coberturas das estações, esquadrias e vidros, além de shafts de cabos). As primeiras atividades de obra começarão em cerca de 20 dias da emissão da OS, com trabalhadores nos canteiros do Pátio e da estação Brooklin”, diz ainda o comunicado.
A previsão do Metrô é que as obras faltantes, em torno de 20% do total, sejam concluídas em 18 meses, ou seja, por volta de abril de 2025. Isso seria suficiente para que a Linha 17-Ouro possa realizar testes para entrar em serviço durante 2026.
Outra revelação feita pelo governo é a previsão de chegada do primeiro trem da BYD SkyRail no primeiro semestre de 2024. A fabricação das portas de plataforma, sistema de sinalização e aparelhos de mudança de via já estão em andamento.
A pendência no momento é o fornecimento do sistema de telecomunicações, cuja licitação terá a sessão pública de entrega de propostas realizada na próxima segunda-feira (4).
Essa empresa é responsável pela linha leste metrô fortaleza. O preço dos materiais lá aumentaram, segundo a empresa. Não sei se é falta de verba. Mas acho que fará um bom trabalho. A empresa está na estação Aricanduva da linha 2. Agora é torcer para não ter os mesmos problemas aqui.
Muito boa notícia! Finalmente agora as obras estão sendo levadas mais a serio! Se fosse o governo do PSDB, iriam fazer um evento de retomada, todo pomposo e falando uma data impossível para a obra…Tem que ser assim mesmo: anuncio simples, retomada rapida e bora trabalhar. Povo tá cansado desse discurso e quer a obra pronta e funcionando bem, nada mais. Esse projeto é um exemplo de mau planejamento (feito pelo nosso vice presidente, quem diria!!!) e que precisa virar exemplo do que não se repetir agora.
Bem… ao menos uma luz no fim do túnel. Que essa obra acabe de uma vez.
Se Deus quiser em 2026 teremos concluídas as linhas: 2 (verde) até a Penha, linha 6 (laranja) e linha 17 (ouro)!
Me chama atenção o que virá. Porque, a menos que aconteça algo muito fora da curva, todas as obras estarão concluídas, incluindo as extensões das linhas 11 – Coral e Linha 15 – Prata, e, aparentemente, não há nenhuma previsão de início de novas obras. A 19 – Celeste, embora “próxima” ainda parece que vai demorar um pouco e a 20 – Rosa, nem se fala. Torcer para que destravem obras menores como a extensão da Linha 12 – Safira pra Suzano, da Linha 5 – Lilás pro Jardim Ângela, da Linha 4 – Amarela pra Taboão da Serra, e os trechos faltantes das linhas 15 e 17.
Eu acredito que não exista uma intenção clara de trazer a L12 até suzano talvez por conta de sistemas e energia, além de que exigiria desapropriação no trecho pra ter espaço pra mais duas vias, parece simples mas não é tanto, as L19 e L20 estão no começo dos projetos, elas não começam a ser construídas antes de 2028 com toda certeza, o que pode acontecer é de fato viabilizar construções de novas estações na cptm, como Lajeado na L11, Pedreira na L9 e ABC-Pirelli na L10, de resto eu não acredito que a CCR irá construir um metrô sequer de novas linhas porque nem na operação e reforma simples de estações eles se mostraram eficientes, se esse incompetente vagabundo do governador conseguir privatizar nosso sistema não teremos uma expansão e melhoria sequer
Desapropriação pra Linha 12 não existe porque a o que tinha há foi feito pra construção da estação Suzano, as novas vias na verdade seriam para a Linha 11 e elas seriam construídas onde hoje são as pistas da Avenida Brasil. Não tem “desculpa” pra isso não sair do papel, até porque a estação foi construída pra isso.