O Metrô de São Paulo concluiu neste final de semana mais uma etapa da construção do novo track switch à leste da estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata. O novo equipamento deverá permitir a manobra dos trens e a dinamização da operação.
O procedimento realizado consiste no içamento de quatro vigas metálicas para a região do deck switch, local onde será instalado o conjunto de equipamentos responsáveis por realizar a manobra dos trens.
Atualmente, o trecho entre São Mateus e Jardim Colonial é atendido por apenas um trem no esquema “bate e volta”. Devido a impossibilidade de manobras no final do trecho, a operação se dá em um esquema diferenciado, algo que deverá mudar após a finalização da implantação do aparelho de manobra.
Segundo a postagem realizada nas redes sociais pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, a companhia deverá prosseguir com a instalação do novo equipamento realizando ajustes mecânicos e testes para liberar o novo equipamento.
A entrega da nova área de manobra para as composições está prevista para o segundo semestre de 2022. Desta forma será possível que os trens que partem da estação Vila Prudente possam seguir direto para a estação Jardim Colonial, sem a necessidade de troca de composições.