Metrô coloca em operação as portas de plataforma da estação Pedro II nesta segunda, 21

Equipamentos haviam sido montados semanas atrás pelo Consórcio Kobra. Estação é a quarta na Linha 3-Vermelha a contar com fachadas operacionais
PSD na plataforma sentido Barra Funda da estação Pedro II (Jean Carlos)
PSD na plataforma sentido Barra Funda da estação Pedro II (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo anunciou o início da operação comercial das portas de plataforma da estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, a partir desta segunda-feira, 21.

As fachadas de segurança fazem parte do contrato com o Consórcio Kobra e foram fabricadas na Coreia do Sul. Pedro II será a quarta estação do ramal a contar com o recurso, já presente em Vila Matilde, Belém e Bresser-Mooca.

As estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera também contam com as fachadas instaladas, porém, ainda fora de operação. Nesse caso o trabalho é de responsabilidade da empresa Alstom em outro contrato.

Segundo o Metrô, as próximas estações a contarem com as portas de plataforma serão Carrão, Guilhermina-Esperança e Penha. Dessas Carrão já está com a instalação em andamento.

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Portas de plataforma da estação Pedro II (Jean Carlos)
Pedro II é a quarta estação da Linha 3-Vermelha a ter portas de plataforma (Jean Carlos)

“Em outras estações da Linha 3-Vermelha, como Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, a instalação mecânica das portas de plataforma já foi concluída e, no momento, são realizados exaustivos testes e protocolos que garantam seu funcionamento em segurança”, diz a empresa.

A meta, de acordo com o Metrô, é concluir a instalação das portas de plataforma em toda a Linha 3 até o final de 2024. O ramal é um dos mais críticos nesse sentido por conta do movimento de passageiros pendular, com lotação acima do razoável nos horários de pico. Daí a importância das portas, que evitam acidentes e paralisação da operação.

O contrato com o Consórcio Kobra prevê a instalação de 88 fachadas. Nesse escopo estão todas as estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e algumas da Linha 2-Verde. Atualmente as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata possuem fachadas em todas as estações.

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9 comments
    1. Creio porque estas estações possuem uma movimentação muito grande, e sem CBTC há um “delay” entre as aberturas/fechamentos das portas dos trens e as portas da plataforma o que provocaria problemas nos intervalos dos trens, acredito que a Alstom só irá liberar o funcionamento quando o CBTC estiver em funcionamento com as portas funcionando em sincronia.

      1. Esse “delay” (que realmente existe) pode ser talvez ruim em Barra Funda, já em Itaquera não deve atrapalhar pelo fato de esta estação possuir 3 vias para os trens.

  1. o metrô acertou em cheio nesse consórcio kobra em, o ritmo tá bem bom comparado com a demora da alstom em mais de uma decáda enrolando, só tenho curiosidade em como a Sé ficará com as portas uma vez que o conceito meio aberto faz parte da arquitetura da estação, sem contar que a cupula central tem abertura em cima das vias da L1, será que vão fazer a cobertura da via nesse trecho ou deixarão aberto?

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