O Metrô de São Paulo anunciou o início da operação comercial das portas de plataforma da estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, a partir desta segunda-feira, 21.
As fachadas de segurança fazem parte do contrato com o Consórcio Kobra e foram fabricadas na Coreia do Sul. Pedro II será a quarta estação do ramal a contar com o recurso, já presente em Vila Matilde, Belém e Bresser-Mooca.
As estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera também contam com as fachadas instaladas, porém, ainda fora de operação. Nesse caso o trabalho é de responsabilidade da empresa Alstom em outro contrato.
Segundo o Metrô, as próximas estações a contarem com as portas de plataforma serão Carrão, Guilhermina-Esperança e Penha. Dessas Carrão já está com a instalação em andamento.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Em outras estações da Linha 3-Vermelha, como Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, a instalação mecânica das portas de plataforma já foi concluída e, no momento, são realizados exaustivos testes e protocolos que garantam seu funcionamento em segurança”, diz a empresa.
A meta, de acordo com o Metrô, é concluir a instalação das portas de plataforma em toda a Linha 3 até o final de 2024. O ramal é um dos mais críticos nesse sentido por conta do movimento de passageiros pendular, com lotação acima do razoável nos horários de pico. Daí a importância das portas, que evitam acidentes e paralisação da operação.
O contrato com o Consórcio Kobra prevê a instalação de 88 fachadas. Nesse escopo estão todas as estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e algumas da Linha 2-Verde. Atualmente as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata possuem fachadas em todas as estações.
As q a Alstom instalou até agora não entraram em operação, pq essa demora toda??
Creio porque estas estações possuem uma movimentação muito grande, e sem CBTC há um “delay” entre as aberturas/fechamentos das portas dos trens e as portas da plataforma o que provocaria problemas nos intervalos dos trens, acredito que a Alstom só irá liberar o funcionamento quando o CBTC estiver em funcionamento com as portas funcionando em sincronia.
O CBTC esta sendo feito pela Alstom há mais de uma ano, e até agora não foi terminado
Esse “delay” (que realmente existe) pode ser talvez ruim em Barra Funda, já em Itaquera não deve atrapalhar pelo fato de esta estação possuir 3 vias para os trens.
não colocou em funcionamento ainda..
o metrô acertou em cheio nesse consórcio kobra em, o ritmo tá bem bom comparado com a demora da alstom em mais de uma decáda enrolando, só tenho curiosidade em como a Sé ficará com as portas uma vez que o conceito meio aberto faz parte da arquitetura da estação, sem contar que a cupula central tem abertura em cima das vias da L1, será que vão fazer a cobertura da via nesse trecho ou deixarão aberto?
de novo. até às 17 hs ainda ão estavam funcionando. talvez, amanhã…
Programaram o início da operação para as 21h desta segunda (21/08).
Estação Penha da linha Vermelha já iniciou o trabalhou de marcações das colunas.