A meta da atual gestão, de concluir 2022 com portas de plataforma instaladas em várias estações da Linha 3-Vermelha, acabou não sendo cumprida. No fim, apenas Belém e Corinthians-Itaquera receberam o equipamento de segurança, esta última que teve as quatro fachadas concluídas nos últimos dias.
Com duas plataformas independentes, Corinthians-Itaquera teve a primeira fachada montada na segunda semana de novembro e a seguinte, dias depois. O projeto é parte do contrato fechado com a Alstom na década passada e que inclui também a implantação do sistema de sinalização CBTC nas linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
O Metrô acabou adicionando ao contrato a instalação de portas de plataformas nas estações terminais das linhas 1 e 3. As estações Jabaquara e Tucuruvi já estão um funcionamento desde meados deste ano enquanto o CBTC opera em todos os dias desde novembro.
O trabalho na Linha 3, no entanto, ainda está em fases intermediárias. Além de ter montado as PSDs em Itaquera, a Alstom ainda precisa fazer o mesmo na estação Palmeiras-Barra Funda, sem falar no início dos testes com o CBTC no ramal, atualmente o mais movimento e pendular da rede sobre trilhos.
O Metrô tem em contrato com outro consórcio, o Kobra, a instalação de 88 fachadas de portas nas linhas 1, 2 e 3. Destas, apenas Belém recebeu as fachadas, como explicado. Outras estações previstas para os próximos meses são Bresser-Mooca, Pedro II, Tatuapé, Carrão e Guilhermina Esperança.
Apenas as estações Sumaré, Clínicas, Trianon-MASP, Brigadeiro, Ana Rosa, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes e Alto do Ipiranga ainda não estão incluídas no projeto, o que pode ocorrer por meio de aditivo no futuro.