A expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo concluiu um marco importante nesta semana, o “encontro de túneis” entre o trecho antigo com o novo.
A ligação está localizada após a estação Vila Prudente com um trecho escavado a partir do VSE Falchi Gianini, um poço que servirá para desmontagem do tatuzão após a primeira etapa de trabalho.
O novo túnel possui cerca de 250 metros entre o poço e o limite da área operacional da Linha 2-Verde e foi escavado pelo método NATM (túnel mineiro), em que o processo é mais lento e delicado que com o uso de uma tuneladora.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As imagens registradas pelo site mostram que o túnel possui um trecho duplo em quase sua extensão, bifurcando no final para encontrar os túneis singelos da Linha 2 antiga.
Um desses túneis já está sendo revestido para receber a parede definitiva enquanto o outro foi concluído nos últimos dias, marcando o final dessa etapa.
Ponto estratégico
O VSE Falchi Gianini será uma saída de emergência e ventilação do ramal, mas não apenas isso. No local haverá um estacionamento para trens estratégia, que são usados para entrar em operação em horários de pico.
Dois túneis estão sendo escavados em paralelo com o túnel de via principal entre o VSE e a futura estação Orfanato. Um deles terá uma via e outro, duas, chegando até a altura da estação (onde haverá um acesso para funcionários).
Além disso, como citado, será no Falchi Gianini que a tuneladora Cora Coralina encerrará a escavação da primeira perna com quatro estações.
Após isso a máquina será desmontada dentro do poço e levada para a região da Penha para iniciar a segunda fase. Com isso será possível finalizar as vias entre Vila Prudente e a estação Vila Formosa, trecho que deverá ser inaugurado em 2026.
poderiam aproveitar e esticar a linha verde, da Penha de França até a linha 12 Safira… seria ótimo para embarcar no aeroporto ( engenheiro Goulart)