Metrô de Belo Horizonte será assumido pela Comporte Participações por R$ 25 milhões

Sem concorrentes, empresa ligada ao transporte rodoviário e criada pela família Constantino fez proposta com 33% de ágio. Grupo privado assumirá operação da Linha 1 da CBTU e deverá implantar Linha 2 nos próximos anos
Trem da CBTU (CBTU)

O leilão de privatização da CBTU Minas (as ações da VDMG Investimentos) decepcionou com a participação de apenas um interessado, a Comporte Participações, parte do grupo Comporte, que atua no segmento de transporte rodoviário.

A concorrente ofereceu uma proposta de R$ 25.755.111,00, ou seja, ágio de 33,28% em relação ao valor mínimo, de R$ 19,2 milhões. A empresa deverá assumir a operação do Metrô de Belo Horizonte, hoje operado pela CBTU.

A concessão de 30 anos prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte bancada pelos governos federal e de Minas Gerais. Entre os requisitos do contrato está a modernização da Linha 1, a construção da estação Novo Eldorado e a implantação da Linha 2.

Esquema de vias do Metrô de BH já com a Linha 2 (BNDES)

CCR de fora

A Comporte, com sede em São Bernardo, tem como um dos seus principais ativos as viações Empresa Cruz, Expresso União, Princesa do Norte, Viação Piracicabana, Expresso Itamarati, Nossa Senhora da Penha e Expresso Maringá, além da operação do VLT da Baixada Santista pela BR Mobilidade. A empresa é controlada pela família Constantino, fundadora da empresa aérea Gol.

Nesta semana, o governo de Minas revelou esperar por dois a três participantes no leilão. Um dos esperados era o grupo CCR, que tem vencido diversas concorrências, mas a empresa prefeiru não disputar o sistema de Belo Horizonte.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
20 comments
  1. O Lule vai chorar no banho hj, não conseguiu ajudar os amigues do sindicato, vão ter que começar a trabalhar KKKKKKKKKKKKKK….
    Brincadeiras a parte, que essa empresa consiga atender BH da melhor forma, e que devem sim ser cobrados independente de quem for.

      1. 25 milhões? Ganharam um presente. O Estado gasta uma fortuna na construção, cede sua parte por mixaria e ainda vai bancar a ampliação? É fácil ser iniciativa privada com toda esta mamata.

        1. O leilão do metrô de Belo Horizonte, realizado em 22/12/22, foi encerrado por R$ 25.755.111,00, após lance único feito pelo Grupo Comporte na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O valor a ser desembolsado pela empresa chamou a atenção e, para alguns, foi considerado baixo diante da importância da concessão e da possibilidade de ganhos futuros. A título de comparação, em dezembro de 2012, foram comprados dez trens, com quatro vagões cada, por R$ 171,9 milhões, o que, na média, representaria cerca de R$ 17,2 milhões por trem ou seja, valor relativamente próximo ao que será seja desembolsado pela Comporte.
          Não acredito nesta concessão de 30 anos por parte deste grupo inexperiente e que prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte bancada pelos governos federal e de Minas Gerais. Entre os requisitos do contrato está a modernização da Linha 1, a construção da estação Novo Eldorado e a implantação da Linha 2.

    1. Os politicos passam, mas os sistemas ficam.

      Por 25 milhões apenas, dinheiro de pinga…levaram um sistema. Se antes fosse construir 100% da linha 2 com todos os custos com a concessionária (como foi com a linha 2 do metrô de Salvador), seria justo. Mas a maior parte será bancada pelo poder publico, usando o seu, o meu e o dinheiro de todos pra que mesmo? para dar lucro a empresa privada?

      E sobre “vai ter que trabalhar”, vai lá falar para seus amigos bolsominions irem trabalhar e parar de ficar atrapalhando o direito de ir e vir das pessoas….

    2. Não sei de onde você é,mas o fato é que a população se lascou de vez, principalmente quem mora no município de Betim,porque do jeito que a coisa foi feita, não há previsão de expansão da linha rumo a Betim ,embora o projeto original previsse isso;Na verdade,quando erradicaram o trem de suburbio BH / Betim havia a promessa que o metrô atenderia a cidade,em substituição ao trem suburbano.Mas com leilão feito da forma que ocorreu,sem ouvir a população,que é a mais interessada, a esperança de termos um transporte de qualidade ligando nossa cidade a capital foi sepultado de vez.

    1. A CCR teve que investir na linha 4 (25% de toda a obra foram pagos pela CCR) e terá de investir R$ 3 bilhões em cinco anos nas linhas 8 e 9.

      Já a concessão do metrô de Belo Horizonte é lesiva ao interesse público e deveria ser cancelada. Não há nenhuma contrapartida garantida.

      1. Mesmo que fosse 25%, seria pouco. Mas o valor é bem menor que isso.

        3 bilhões em 30 anos para as linhas 8 e 9 é dinheiro de pinga. Dá uma média de 100 milhões por ano. É 0,01% do orçamento do estado de SP

        As concessões em SP são tão lesivas quanto a da cbtu mg. Aliás, difícil falar qual concessão não é lesiva ao contribuinte.

        1. As Linha 8 e 9 precisam apenas de R$ 3 bilhões para terem o padrão de operação do metrô.

          A CPTM investiu R$ 16 bilhões em quase vinte anos em toda a sua malha e não conseguiu resultados convincentes.

      2. Não amigo. A linha 4 foi integralmente bancada pelo Estado de São Paulo. Até houve reequilibrio econômico financeiro concedido.

    2. Exatamente !! A CCR não quer “correr riscos” !! Aqui em São Paulo, na linha 4 amarela (que inclusive já aconteceu uma greve do metrô em 2006, justamente por metroviários serem contra a privatização da linha 4 amarela), a empresa tentou fazer biometria e ia vender dados as outras empresas, mas a justiça barrou !!

  2. CCR só quer coisa pronta, com lucro garantido. Se tiver que fazer um mínimo, não conseguem pq são incompetentes e só visam lucro fácil

  3. ABAIXO AS PRIVATIZAÇÕES !! O CAPITAL PRIVADO “DEPENDE” DO CAPITAL PÚBLICO, PARA “SOBREVIVER” !! Privatizam os lucros e socializam os prejuízos !! Quanta imbecilidade política !! No mundo, a tendência é a desprivatização e a reestatização !! Os nossos políticos da direita elitista, pouco se importam com a população !! Só pensam neles mesmos e os eleitores BURROS; BESTAS; IDIOTAS; OTÁRIOS; TROUXAS E ALIENADOS votam nessas desgraças de políticos, que entregam o patrimônio de “mão beijada” !! E cadê ae a concorrência no leilão ?? Para vocês verem, que o negócio é de alto risco !!

  4. Procurem se informar melhor a cbtu em Minas não tinha dinheiro nem para manutenção dos trens , era tudo para salário dos funcionários da ativa e a aposentados . Eles estão canibalização de trem de 2012 e um 1700 . Estações padrão cbtu Rio sem acessibilidade e assim vai . Não tava essa maravilha que pessoal acha . Já em relação 8 e 9 a história dos problemas já vem des da sorocabana que teve a linha roubada para a fepasa assumir .

Comments are closed.

Previous Post

Metrô assina novo contrato de alimentação elétrica da Linha 17-Ouro

Next Post

A situação das obras nas estações da Linha 17-Ouro: Aeroporto de Congonhas

Related Posts