O leilão de privatização da CBTU Minas (as ações da VDMG Investimentos) decepcionou com a participação de apenas um interessado, a Comporte Participações, parte do grupo Comporte, que atua no segmento de transporte rodoviário.
A concorrente ofereceu uma proposta de R$ 25.755.111,00, ou seja, ágio de 33,28% em relação ao valor mínimo, de R$ 19,2 milhões. A empresa deverá assumir a operação do Metrô de Belo Horizonte, hoje operado pela CBTU.
A concessão de 30 anos prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte bancada pelos governos federal e de Minas Gerais. Entre os requisitos do contrato está a modernização da Linha 1, a construção da estação Novo Eldorado e a implantação da Linha 2.
CCR de fora
A Comporte, com sede em São Bernardo, tem como um dos seus principais ativos as viações Empresa Cruz, Expresso União, Princesa do Norte, Viação Piracicabana, Expresso Itamarati, Nossa Senhora da Penha e Expresso Maringá, além da operação do VLT da Baixada Santista pela BR Mobilidade. A empresa é controlada pela família Constantino, fundadora da empresa aérea Gol.
Nesta semana, o governo de Minas revelou esperar por dois a três participantes no leilão. Um dos esperados era o grupo CCR, que tem vencido diversas concorrências, mas a empresa prefeiru não disputar o sistema de Belo Horizonte.
O Lule vai chorar no banho hj, não conseguiu ajudar os amigues do sindicato, vão ter que começar a trabalhar KKKKKKKKKKKKKK….
Brincadeiras a parte, que essa empresa consiga atender BH da melhor forma, e que devem sim ser cobrados independente de quem for.
O que achou do leilão, onde a maior parte dos investimentos vem do governo federal?
25 milhões? Ganharam um presente. O Estado gasta uma fortuna na construção, cede sua parte por mixaria e ainda vai bancar a ampliação? É fácil ser iniciativa privada com toda esta mamata.
Mas se e facil assim, pq ninguem mais quis participar?
O leilão do metrô de Belo Horizonte, realizado em 22/12/22, foi encerrado por R$ 25.755.111,00, após lance único feito pelo Grupo Comporte na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O valor a ser desembolsado pela empresa chamou a atenção e, para alguns, foi considerado baixo diante da importância da concessão e da possibilidade de ganhos futuros. A título de comparação, em dezembro de 2012, foram comprados dez trens, com quatro vagões cada, por R$ 171,9 milhões, o que, na média, representaria cerca de R$ 17,2 milhões por trem ou seja, valor relativamente próximo ao que será seja desembolsado pela Comporte.
Não acredito nesta concessão de 30 anos por parte deste grupo inexperiente e que prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões, a maior parte bancada pelos governos federal e de Minas Gerais. Entre os requisitos do contrato está a modernização da Linha 1, a construção da estação Novo Eldorado e a implantação da Linha 2.
Os politicos passam, mas os sistemas ficam.
Por 25 milhões apenas, dinheiro de pinga…levaram um sistema. Se antes fosse construir 100% da linha 2 com todos os custos com a concessionária (como foi com a linha 2 do metrô de Salvador), seria justo. Mas a maior parte será bancada pelo poder publico, usando o seu, o meu e o dinheiro de todos pra que mesmo? para dar lucro a empresa privada?
E sobre “vai ter que trabalhar”, vai lá falar para seus amigos bolsominions irem trabalhar e parar de ficar atrapalhando o direito de ir e vir das pessoas….
Não sei de onde você é,mas o fato é que a população se lascou de vez, principalmente quem mora no município de Betim,porque do jeito que a coisa foi feita, não há previsão de expansão da linha rumo a Betim ,embora o projeto original previsse isso;Na verdade,quando erradicaram o trem de suburbio BH / Betim havia a promessa que o metrô atenderia a cidade,em substituição ao trem suburbano.Mas com leilão feito da forma que ocorreu,sem ouvir a população,que é a mais interessada, a esperança de termos um transporte de qualidade ligando nossa cidade a capital foi sepultado de vez.
A CCR só vai onde ela não tem que construir nada. Ela só pega o “bolo pronto”.
A CCR teve que investir na linha 4 (25% de toda a obra foram pagos pela CCR) e terá de investir R$ 3 bilhões em cinco anos nas linhas 8 e 9.
Já a concessão do metrô de Belo Horizonte é lesiva ao interesse público e deveria ser cancelada. Não há nenhuma contrapartida garantida.
Mesmo que fosse 25%, seria pouco. Mas o valor é bem menor que isso.
3 bilhões em 30 anos para as linhas 8 e 9 é dinheiro de pinga. Dá uma média de 100 milhões por ano. É 0,01% do orçamento do estado de SP
As concessões em SP são tão lesivas quanto a da cbtu mg. Aliás, difícil falar qual concessão não é lesiva ao contribuinte.
As Linha 8 e 9 precisam apenas de R$ 3 bilhões para terem o padrão de operação do metrô.
A CPTM investiu R$ 16 bilhões em quase vinte anos em toda a sua malha e não conseguiu resultados convincentes.
Não amigo. A linha 4 foi integralmente bancada pelo Estado de São Paulo. Até houve reequilibrio econômico financeiro concedido.
Exatamente !! A CCR não quer “correr riscos” !! Aqui em São Paulo, na linha 4 amarela (que inclusive já aconteceu uma greve do metrô em 2006, justamente por metroviários serem contra a privatização da linha 4 amarela), a empresa tentou fazer biometria e ia vender dados as outras empresas, mas a justiça barrou !!
Sou a favor da privatização mas esta empresa não vai ter fôlego financeiro praticar tudo isso
Uma pena….
CCR só quer coisa pronta, com lucro garantido. Se tiver que fazer um mínimo, não conseguem pq são incompetentes e só visam lucro fácil
Esperto é você que quer lucro não garantido , gosta de fazer o máximo e lucro difícil …..
ABAIXO AS PRIVATIZAÇÕES !! O CAPITAL PRIVADO “DEPENDE” DO CAPITAL PÚBLICO, PARA “SOBREVIVER” !! Privatizam os lucros e socializam os prejuízos !! Quanta imbecilidade política !! No mundo, a tendência é a desprivatização e a reestatização !! Os nossos políticos da direita elitista, pouco se importam com a população !! Só pensam neles mesmos e os eleitores BURROS; BESTAS; IDIOTAS; OTÁRIOS; TROUXAS E ALIENADOS votam nessas desgraças de políticos, que entregam o patrimônio de “mão beijada” !! E cadê ae a concorrência no leilão ?? Para vocês verem, que o negócio é de alto risco !!
Vai chorar no banho
Em que mundo está ocorrendo esta tendência? Só se for no mundo da Lua.
Procurem se informar melhor a cbtu em Minas não tinha dinheiro nem para manutenção dos trens , era tudo para salário dos funcionários da ativa e a aposentados . Eles estão canibalização de trem de 2012 e um 1700 . Estações padrão cbtu Rio sem acessibilidade e assim vai . Não tava essa maravilha que pessoal acha . Já em relação 8 e 9 a história dos problemas já vem des da sorocabana que teve a linha roubada para a fepasa assumir .