Metrô de São Paulo estabelece meta de investir R$ 5 bilhões em expansão e modernização em 2024

Orçamento é um pouco menor do que o inicial lançado no ano passado quando a companhia conseguiu aplicar quase R$ 2,7 bilhões em obras e sistemas
Estação Chucri Zaidan da Linha 17-Ouro (Márcia Alves/CMSP)

O Metrô de São Paulo voltou a estabelecer uma meta ousada de investimentos. Em 2024, a companhia pretente aplicar R$ 5 bilhões em projetos de expansão e modernização de suas linhas.

O total é ligeiramente menor do que a meta inicial do ano passado, quando a empresa esperava investir nada menos que R$ 5,6 bilhões. No entanto, em meados de 2023, o Metrô reviu para baixo as metas, que foram reduzidas para um total de R$ 3,5 bilhões.

Como tem sido comum, a empresa não consegue colocar em prática a teoria. No ano passado, o volume investido foi de quase R$ 2,7 bilhões, o maior de sua história.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O problema tem envolvido alguns projetos que sofrem para sair do papel, o mais evidente a Linha 17-Ouro de monotrilho.

O ramal que está em obras há quase 12 anos teve apenas R$ 208 milhões investidos no ano passado. Mas o orçamento revisto era de R$ 459 milhões e o inicial, mais alto ainda, de R$ 1,1 bilhão.

O orçamento de investimento em 2024
O orçamento de investimento em 2024

Os atrasos e problemas com contratos têm frustrado o avanço do empreendimento, mas o Metrô não desiste e em 2024 estabeleceu uma meta ainda mais elevada, de R$ 1,28 bilhão, o segundo maior volume de investimento.

Porém, o ano começou mal: em janeiro foram investido apenas R$ 31 milhões ou 2% do total disponível.

Estação Aricanduva da Linha 2-Verde (Márcia Alves/CMSP)

Linha 2-Verde lidera investimentos

Maior projeto nas mãos do Metrô, a expansão da Linha 2-Verde terá R$ 1,85 bilhão para ser aplicado ao projeto neste ano. É um montante 6% maior que o de 2023 se considerarmos o orçamento revisto.

A Linha 15-Prata, que tem duas frentes de expansão (Jacú Pêssego e Ipiranga) terá R$ 1,1 bihão à sua disposição, embora no ano passado ela tenha consumido apenas R$ 291 milhões.

O projeto de portas de plataforma é o 4º em volume de recursos, com R$ 311 milhões ou 255% a mais do que em 2023.

Portas de plataforma da estação Barra Funda (Jean Carlos)

Por outro lado, a companhia cortou o investimento nos projetos da Linha 19-Celeste (de R$ 72 milhões para R$ 50 milhões) e no item de projetos de expansão metroviária, onde está a Linha 20-Rosa, por exemplo.

Neste caso, o Metrô estabeleceu uma redução de 21%, reservando pouco menos de R$ 20 milhões para esse projetos.

Ao menos o mês de janeiro deste ano teve uma elevação no investimento realizado. Foram R$ 493 milhões empregados contra R$ 334 milhões em janeiro de 2023, alta de 48%.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
      1. Não são as expansões pra Taboão e Jardim Angela. No relatório de acompanhamento de ações do Metrô, eles ainda citam pendências nas extensões pra Vila Sônia e Chácara Klabin, mas não especificam quais.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Artur Alvim começa a receber portas de plataforma (Trilhos que Movem SP)

Estação Artur Alvim da Linha 3-Vermelha começa a receber portas de plataforma

Next Post
Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Metrô de São Paulo quer ampliar benefícios sociais da empresa para R$ 13,8 bilhões em 2027

Related Posts