No papel, o Metrô de São Paulo tem uma meta ambiciosa de investimentos em expansão e modernização em 2022. Segundo dados divulgados pela companhia, serão aplicados quase R$ 3,5 bilhões em projetos neste ano, valor que é quase do dobro da mesma previsão feita há um ano para 2021.
O grande projeto da companhia é a expansão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha e que deve consumir R$ 1,27 bilhão neste ano, 200% a mais do que em 2021. A problemática Linha 17-Ouro, do monotrilho, vem em seguida, com um orçamento total de R$ 1,07 bilhão. Completa a lista dos maiores projetos a Linha 15-Prata, com R$ 310 milhões, montante ligeiramente inferior ao previsto no ano passado.
Chama a atenção no relatório do Metrô o aumento expressivo dos recursos destinados à Linha 19-Celeste, que ligará o município de Guarulhos ao centro de São Paulo. Foram destinados mais de R$ 118 milhões para o ramal, que ainda está na fase de projetos e prospecção.
Projeto | Orçamento 2022 | Var. | Orçamento 2021 (jan) | Realizado em 2021 |
---|---|---|---|---|
Expansão da Linha 2-Verde até Penha | R$ 1.267.414.000,00 | 320% | R$ 395.938.000,00 | R$ 623.227.000,00 |
Expansão da Linha 4-Amarela até Vila Sônia | R$ 40.924.000,00 | 36% | R$ 112.463.000,00 | R$ 107.337.000,00 |
Expansão da Linha 5-Lilás (portas de plataforma) | R$ 53.524.000,00 | 58% | R$ 92.197.000,00 | R$ 96.484.000,00 |
Expansão da Linha 15-Prata | R$ 310.250.000,00 | 93% | R$ 333.557.000,00 | R$ 245.472.000,00 |
Implantação da Linha 17-Ouro | R$ 1.072.224.000,00 | 178% | R$ 603.885.000,00 | R$ 286.008.000,00 |
Projeto da Linha 19-Celeste | R$ 118.656.000,00 | 265% | R$ 44.718.000,00 | R$ 3.068.000,00 |
Projetos da expansão metroviária | R$ 23.700.000,00 | 140% | R$ 16.877.000,00 | R$ 1.426.000,00 |
Modernização da Linha 1-Azul | R$ 33.362.000,00 | 188% | R$ 17.790.000,00 | R$ 11.492.000,00 |
Modernização da Linha 2-Verde | R$ 21.468.000,00 | 483% | R$ 4.441.000,00 | R$ 1.066.000,00 |
Modernização da Linha 3-Vermelha | R$ 51.811.000,00 | 268% | R$ 19.368.000,00 | R$ 3.971.000,00 |
Operação das linhas metroviárias | R$ 325.543.000,00 | 180% | R$ 180.918.000,00 | R$ 154.342.000,00 |
Portas de plataforma | R$ 167.279.000,00 | |||
Total | R$ 3.486.155.000,00 | 191% | R$ 1.822.152.000,00 | R$ 1.533.894.000,00 |
Por outro lado, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que consumiram boa parte dos recursos do governo nos últimos anos, terão um volume de investimentos mais modesto em 2022, de R$ 41 milhões e R$ 54 milhões, respectivamente. O motivo é bastante simples já que ambas estão na reta final de implantação de sistemas e por isso já não carecem de grandes somas.
Teoria vs realidade
O orçamento de expansão e modernização do Metrô tem passado bastante longe da realidade vista nos canteiros de obras. A empresa mostra grande dificuldade em atingir ou mesmo se aproximar das metas estabelecidades, por motivos variados como problemas jurídicos, contingenciamentos e evolução dos trabalhos mais lenta do que o esperado.
O resultado disso é que a meta de investir R$ 3,5 bilhões é bastante improvável. No ano passado, por exemplo, o valor divulgado em janeiro era de R$ 1,8 bilhão, mas somente R$ 1,53 bilhão foram realmente utilizados.
Parece que a meta esteve perto de ser atingida, porém, durante o ano a companhia refez os cálculos e ampliou o orçamento para R$ 2,73 bilhões, ou seja, só conseguiu utilizar 56% desse montante.
Para que o volume de recursos seja de fato aplicado nos projetos, o que todos esperam, será preciso que as obras da Linha 2-Verde continuem a evoluir num bom ritmo, incluindo o Estacionamento Rapadura, onde será montado o tatuzão que escavará os 8 km de túneis.
O Metrô também deve lançar a licitação de 44 trens que serão adicionados ao ramal e também às linhas 1 e 3, mas os recursos só deverão ser usados a partir de 2023.
O grande desafio continua a ser a Linha 17. O monotrilho da Zona Sul da cidade teima em não embalar suas obras e projetos. Em 2021, o Metrô só conseguiu aplicar R$ 286 milhões no empreendimento, 34% do total previsto.
Neste ano a situação começou mal: a linha Ouro só consumiu R$ 37 milhões em janeiro, ou 1,8% do total previsto. A Linha Verde, ao contrário, contou com R$ 102,7 milhões, praticamente dentro da previsão de 2022.