O Metrô de São Paulo está colocando em curso um processo de restauração estética em trens que operam em várias de suas linhas. O processo visa reverter a situação de falta de zeladoria que se instalou, sobretudo no material rodante.
O site realizou uma matéria apontando diversos problemas relativos à falta de cuidado e desgastes severos de algumas composições, como a presença de sujidades grosseiras e remendos.
O perfil Trilhos Que Movem São Paulo realizou uma série de registros recentes mostrando algumas das composições já restauradas. Os trens em questão operam pelas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
A falta de zeladoria pode ser um dos reflexos dos cortes fiscais que a empresa tem realizado. A demissão do setor de pintura apontada pelo Sindicato dos Metroviários, e responsável por parte dos reparos, pode ter sido uma das consequências do desgaste dos trens.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A reforma foi realizada utilizando recursos próprios. A companhia estaria priorizando os trens mais deteriorados e realizando os reparos de forma gradual.
Há verba disponível para a manutenção. Esses trens estão com desgaste há anos e pelo que consta não ocorreram demissões anuais de funcionários de pintura nos últimos dez anos.
Esse problema de conservação é puramente administrativo.
O metrô de São Paulo terceirizou toda parte de pintura da empresa demitindo todo o pessoal da pintura, porém a empresa terceirizada jamais apareceu por lá. Sendo assim, os próprios funcionários da operação e manutenção tiveram a iniciativa de realizar essas pinturas pra que os trens fiquem em ordem novamente.
Doidera
Ivo, você está errado ao dizer que não ocorreram demissões no setor de pintura, pois aconteceram sim, isso foi noticiado! E outra coisa, se vc procurar no site da transparência, você vai ver que de Dezembro de 2023 até Julho de 2024 o Metrô “perdeu” aproximadamente 700 funcionários, ou seja, nesses últimos 7 meses o Metrô “perdeu” uma média de 100 funcionários por mês.
Ocorreram demissões de funcionários no setor de pintura todos os anos desde 2014?
Agora o Metrô tem verba para montar estandes caros em feiras como Negócios nos Trilhos e Aeamesp, tem dinheiro para mandar engenheiros a França, China e Canadá mas não tem dinheiro para repintar os trens.
Falta gestão.
E quem disse que o Metrô não tem dinheiro? Dinheiro tem sim! O problema é que atual gestão (alta cúpula politica) quer terceirizar tudo, quer fazer o mínimo possível para arrumar vários motivos e dizer que a única solução é a privatização. Ai a culpa cai toda em cima dos funcionários de carreira né, os funcionários que se virem, ficara parecendo que os funcionários é que estão deixando a coisa desse jeito, mas não é.
Não duvido nada a Companhia ter realizado as recuperações apenas porque saiu na imprensa especializada