Metrô de São Paulo reduz déficit em 30% no segundo trimestre de 2024

Com aumento do número de passageiros, companhia obteve receitas maiores e reduziu os custos de operação, economizando mais de R$ 100 milhões entre abril e junho de 2024
Metrô obteve melhor desempenho financeiro (Jean Carlos)
Metrô obteve melhor desempenho financeiro (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo obteve apresentou um quadro melhor em seus resultados financeiros e operacionais no período entre abril e junho de 2024. Com o aumento das receitas operacionais, a companhia conseguiu reduzir seus prejuízos.

O site obteve acesso às demonstrações contábeis da Companhia do Metropolitano para o segundo trimestre de 2024 (2T24) e traz as principais informações do relatório.

Aumento de passageiros

O Metrô registrou aumento do número de passageiros da ordem de 4%, saindo de 119,9 milhões para 124,7 milhões. Destaque especial para os passageiros com benefício de gratuidade que tiveram aumento de 10,1% na utilização do sistema.

O relatório também mostra o quantitativo de passageiros transportados, mas não remunerados. Estes passageiros são oriundos da CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade (L5). Ao todo foram transportados 49,2 milhões de passageiros não tarifados, um aumento de 8%.

Passageiros transportados (CMSP)
Passageiros transportados (CMSP)

Aumento de receitas e queda de despesas

Houve aumento das receitas tarifárias e gratuidades da empresa que subiram em 15,1% e 24,6% respectivamente. A receita operacional líquida, após as deduções, subiu de R$ 586 milhões para 675 milhões em 2024, aumento de 15,2%.

A principal justificativa para o aumento das receitas é o impacto do reajuste tarifário, que a partir de 2024 viu a passagem passar a ser de R$ 5,00.

Receita (CMSP)
Receita (CMSP)

Em relação aos custos operacionais, a empresa conseguiu diminuir em 16,4% das despesas. O custo com funcionários foi o mais impactado, com queda de 12,6% no resultado, saindo de R$ 533 milhões para R$466 milhões em 2024.

Excluindo-se itens como depreciação e amortização, a companhia reduziu seus custos operacionais em 16,4% com despesas totais da ordem de R$ 675 milhões.

As principais justificativas são o desligamento de 777 empregados nos últimos 12 meses em decorrência do PDI e da retenção de R$ 22 milhões da participação de resultados pelo não atingimento de metas.

Custos (CMSP)
Custos (CMSP)

Resultados

O relatório aponta que o Metrô teve melhorias importantes com a redução do déficit bruto e líquido. Na margem bruta, a companhia registrou saldo negativo de R$ 253,9 milhões em 2024 contra R$ 339 milhões em 2023.

Na margem líquida, a companhia obteve resultado ainda mais expressivo com redução do prejuízo da ordem de 30% no segundo trimestre de 2024.

O resultado do 2º trimestre foi um prejuízo de R$ 258,2 milhões, quase R$ 110 milhões menor do que no mesmo trimestre do ano passado (que apresentou resultado negativo de R$ 367,8 milhões).

Resultado final (CMSP)
Resultado final (CMSP)

O Metrô chegou a registrar lucro bruto durante dois meses seguidos. Em abril e maio de 2024 a empresa obteve margem positiva de R$ 16,3 milhões e R$ 5,4 milhões.

Cabe ressaltar que o Metrô de São Paulo é enquadrado como empresa estatal dependente, sendo necessário aporte (subsídio) do estado para que possa manter suas operações.

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  1. mesmo sendo dependente de subisidio para manter operação o prejuízo do metrô ainda e alto. tecnicamente metrô de são Paulo tá falido

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