Metrô de São Paulo viu prejuízo cair 60% em 2024

Companhia conseguiu reduzir custos, mas contou com ajuda do reajuste da tarifa para melhorar situação financeira. Margem negativa caiu de R$ 900 milhões para R$ 347 milhões
Composições do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Composições do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo teve um ano de 2024 de recuperação no que se refere a sua situação financeira. Os números apresentados pela companhia demonstram aumentos significativos na receita e queda do déficit em mais de 60% no período.

O site fez uma análise detalhada do balanço fiscal da companhia para o ano de 2024. No período, a receita dos bilhetes teve um reajuste significativo passando de R$ 4,40 para R$ 5,00.

Cabe citar que os valores percentuais citados na matéria são as referentes às comparações entre os anos de 2023 e 2024.

Visão geral

Durante o ano de 2024, o Metrô de São Paulo deve um acréscimo de 30,1% na sua receita que atingiu o valor de R$ 3 bilhões. O custo dos serviços prestados se manteve estável com um pequeno aumento de 1,3%.

A empresa reverteu a tendência de prejuízo e obteve lucro bruto de R$ 367 milhões (+233,2). O déficit foi drasticamente reduzido, saindo de R$ 900 milhões para R$ 347,5 milhões em 2024 (-61,3%).

Resultado de 2024 (CMSP)
Resultado de 2024 (CMSP)

Receitas

As receitas do Metrô tiveram aumentos importantes. No que se refere às receitas tarifárias, o valor total foi de R$ 2,2 bilhões em 2024 (+36,6%).

A companhia teve quedas importantes no que se refere a receitas não tarifárias com reduções em varejo e publicidade. A companhia amargou quedas de 4,9% e 15,3% respectivamente.

O total de receitas não tarifárias foi de R$ 284 milhões (-3%). As receitas não tarifárias são fundamentais para a empresa e uma queda expressiva como essa não passa despercebida.

Receita de 2024 (CMSP)
Receita de 2024 (CMSP)

Custos

O Metrô manteve sua estrutura de custos praticamente estável com um pequeno acréscimo. O custo com pessoal teve leve queda de 0,5% com um total de R$ 1,4 bilhão em folha de pagamentos, excluídos os custos administrativos.

A empresa reduziu drasticamente itens importantes como energia de tração que representou R$ 165,1 milhões (-12,6%). Os gastos gerais tiveram quedas expressivas superiores a 50% tanto no custo de serviço como no custo administrativo.

Despesas e custos de 2024 (CMSP)
Despesas e custos de 2024 (CMSP)

Visão Global

O Metrô de São Paulo transportou 889,8 milhões de passageiros em 2024 (+4,5%). O valor arrecadado pela companhia apenas com tarifas foi de 2,8 bilhões (+34,5%).

O custo total da empresa Metrô foi de 3,3 bilhões em 2024, um aumento de 4,5%. A arrecadação média por passageiro transportado foi de R$ 3,17.

O custo da operação por passageiro é de R$ 2,98 enquanto o custo de operação da empresa como um todo é de R$ 3,78 por passageiro. Este último valor representa o valor de equilíbrio para um déficit zero.

O prejuízo por passageiro transportado foi de R$ 0,39 teve uma queda expressiva de 136,9%.

Visão global de 2024 (CMSP)
Visão global de 2024 (CMSP)

Conclusão

O Metrô de São Paulo buscou racionalizar sua estrutura operacional com a redução do quadro de pessoal próprio e emprego de funcionários terceirizados. A estratégia se refletiu em custos operacionais mais estáveis.

O aumento das receitas e da demanda (mesmo que modesta) foram importantes para a companhia, porém, a queda das receitas não tarifárias é um indicativo que a companhia precisa rever sua estratégia de rentabilidade.

O resultado final foi uma queda expressiva no déficit da empresa que busca um dia alcançar a sustentabilidade financeira. Para isso, um longo caminho precisa ser trilhado, sobretudo no que se refere à exploração de receitas e uma racionalização de estruturas de custo.

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  1. podem muito mais ! trazendo de volta equipes da estacao para sso
    os sguramças ,antes de tocarem que façam de fato seu serviço (quase nao os vemos mais)
    dá pra evitar evasão nas catracas com essas equipes
    e ainda -se baixassem a pedida para instação d quiosques, box, e lojas de hyper commerce no mezanino interno e externo-passarela ( a gente ve na garagem itaquera – oquanto de quioque guardado- certamente o valor para o empreendimento precisa ser mais acessivel)
    bem como publicidade estatica e dinamica (e se consertasse- atualizasse os paneis digitais da linha 3 ?)
    alem das permutas/concessoes de uso dos tuneis e lindeiros para passagem de cabos e redes de ti/telecom
    porque nao um artigo para sugerirem essas e outras solucoes pra eles e cptm e tambem emtu ( nos terminais)
    há tantas possibilidade de melhoria…

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