Metrô de SP afasta Linha 16-Violeta de extensão da Linha 6-Laranja

Trecho entre Aclimação e São Carlos foi deslocado para o sul em mapa recém revelado pela companhia. Mudança abre espaço para a futura expansão da Linha 6-Laranja até São Carlos
Traçado da Linha 16-Violeta sofre alterações (Jean Carlos)
Traçado da Linha 16-Violeta sofre alterações (Jean Carlos)

A futura Linha 16-Violeta, que ligará Cidade Tiradentes até Oscar Freire, na região do Jardim Paulistano, passou por uma mudança de projeto. Parte do traçado do novo tramo foi alterado entre as estações São Carlos e Aclimação.

Segundo dados do Relatório Integrado 2023, divulgado pelo Metrô de São Paulo, as estações Lins de Vasconcelos e Independência tiveram suas localizações modificadas.

 

Traçado antigo da Linha 16-Violeta em 2022 (CMSP)
Traçado antigo da Linha 16-Violeta em 2022 (CMSP)

O motivo dessa mudança, muito provavelmente, se deve aos planos de estender a Linha 6-Laranja da estação São Joaquim até São Carlos. A proposta foi revelada pela LinhaUni, concessionária que constrói e irá operar o ramal.

O projeto, porém, conflitava com os estudos da Linha 16-Violeta, que está em fase de projeto diretriz. No ano passado foi habilitado um consórcio para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia, EIA-RIMA e projeto básico, porém, o contrato ainda não foi assinado.

Traçado novo da Linha 16-Violeta em 2023 (CMSP)
Traçado novo da Linha 16-Violeta em 2023 (CMSP)

A extensão sul da Linha 6-Laranja deverá contar com quatro estações: Aclimação, Cambuci, Monumento e São Carlos.

Entre as estações das linhas 6-Laranja e 16-Violeta duas paradas poderiam contemplar integrações: São Carlos e Monumento. A estação Lins de Vasconcelos da Linha 16-Violeta estaria a poucos metros da estação Cambuci, mas sem realizar integração.

Agora a estação Lins de Vasconcelos, em vez de uma curva no sentido norte, aparece seguindo para leste. Já Independência estaria muito próxima ao Monumento que celebra o 7 de Setembro.

O antigo e o novo traçado da Linha 16-Violeta (Jean Carlos)
O antigo e o novo traçado da Linha 16-Violeta (Jean Carlos)

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A mudança do projeto deverá positiva para a região que contará com duas linhas de Metrô, facilitando a mobilidade e diluindo os futuros fluxos de transporte na região.

Embora seja um projeto com várias inovações, a Linha 16-Violeta parece ter sido colocada em segundo plano pelo Metrô, enquanto avançam as linha 19-Celeste e 20-Rosa.

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  1. Eu realmente acho que estas 4 estações da linha 6 são uma boa ideia ,assim se aproveitaria um dos dois tatuzoes que estão sendo usados.Linha 16 resolve em definitivo a superlotação da linha 3 vermelha e o transporte da zona leste pena que nao é prioridade e nao vai sair pelos proximos 30 anos.

    1. Não creio que a superlotação das linhas 3 e 11 será resolvido sem desengavetarem o projeto da linha grafite (Itaim Paulista-Luz) que aliviaria o fluxo de veículos no eixo Centro Velho/Celso Gracia/Amador Bueno da Veiga/Jaime Torres/Imperador.

      Uma linha só (violeta) não dará conta do recado e só vai aliviar o fluxo da Anhaia Mello/Ragueb Choffi e só vai funcionar bem se houver as 3 linhas (violeta, grafite e ônix: ABCD – Bomssucesso , com integração das linhas Ônix e Violeta em São Teodoro e Ônix e Grafite em Imperador)

      A linha Grafite TEM QUE VOLTAR AO PLANO BÁSICO DO METRÔ ou as outras linhas serão inúteis e sobrecarregadas.

      Afinal, temos que pensar na região metropolitana como um todo e não apenas na visão tacanha de João Doria: o homem que DESTRUIU os projetos de metrô em São Paulo porquê é MESQUINHO!

      1. Pelo menos a superlotação da Linha 3 será sim resolvida apenas com a expansão da Linha 2 até Penha, e mais ainda quando a Linha 19 estiver pronta.

        Já em um futuro ainda bem remoto, com a Linha 16 (Violeta), a tendência é esvaziar ainda mais a Linha 3.
        Certamente a Vermelha passará até a operar com boa folga (tecnicamente, bem abaixo da sua capacidade).
        Nesse cenário, a Linha 3 se transformará na melhor linha (a mais confortável) da zona leste.

        Tudo isso SEM precisar de nenhuma finada Linha 21 (Grafite).

        Aliás, só com a chegada da L2 na Penha, o conforto na L3 já vai melhorar MUITO!
        Na próxima década, muito antes mesmo de termos a L16, a L3 já pode se tornar, pelo que os modelos de simulação mostram, a melhor linha da região leste da cidade.

        Já a Linha 11, além de ganhar a conexão na Penha, também ainda pode aumentar mais a sua oferta (em no mínimo uns 17%).
        Porém, dependendo de como ficar a situação futuramente, a transferência em Penha entre L11 e linhas 2/3 pode talvez ser fechada nos horários de pico, a fim de garantir um equilíbrio de carregamento entre as linhas e, sobretudo, para que a L2 consiga operar adequadamente.
        Isto não está ainda totalmente decidido, e não sou eu quem está fazendo tal afirmação, mas sim o próprio Metrô.

    1. A explicação é um pouco confusa. Espero conseguir esclarecer.

      A primeira estação Aclimação é a da linha 6 e a segunda é a da linha 16.

      A segunda foi criada quando a primeira foi deixada de lado, mas mais tarde a primeira foi retomada.

      Por causa da retomada, o Metrô vai mudar a segunda estação de lugar e renomear ela. Só que o novo nome ainda não foi divulgado.

  2. Por que não expandir a linha 6 para o leste até Cidade Tiradentes ao invés de construir a linha 16? Isto economizaria tempo e dinheiro já que o pátio dos trens já está sendo feito?

    1. A distância de São Carlos até Cidade Tiradentes é imensa. Não tem como fazer um puxadinho pra atender CiTi e continuar atendendo até Bandeirantes.

      E a distância extra para ser Bandeirantes – Cidade Tiradentes iria exigir loops operacionais, mais pátios, mais estacionamentos, subestações, redimensionar as estações da linha para atenderem essa demanda extra… Fora que sobrecarregaria a Linha 6, deixando as estações de integração um caos.

      1. Em linhas gerais, concordo com tudo isso que vocês estão dizendo, ou seja, é melhor uma nova linha do que levar a L6 para a zona leste adentro, sobretudo, basicamente, por conta das estações de integração da L6 com as outras linhas.

        Porém, se for pensar bem, se a L6 se sobrecarregaria indo para a zona leste, então a L16 em Cidade Tiradentes já nasceria sobrecarregada também, não?!
        Se for operar com trens com 6 carros (como o Metrô só sabe propor/fazer), então provavelmente (infelizmente) a L16 já nascerá sobrecarrega sim.

    2. Obviamente, se a Linha 6 fosse pra Cidade Tiradentes, necessitariam muito mais trens e, consequentemente, outros pátios. O gasto seria o mesmo

    1. Caso a L16 opere alguma fase com terminal em Paraíso, aí certamente sim!

      Mas completa, até Oscar Freire, talvez não sobrecarregue tanto assim a conexão em Paraíso.

  3. Bom, do que eu tinha lido sobre a Linha 16 o Metrô tem planos de nessa linha uma nova formatação de estações e de tuneis. Acredito que sendo assim ficaria incompatível com a linha 6 em construção.

  4. Evitam um conflito entre 6 e 16 mas criam um entre 5 e 16?

    Pois a estação Independência será da Linha 5 – Lilás, que já não vai mais pra Ipiranga e sim pra São Carlos também.

    Esse mapinha está desatualizado, tanto é que a expansão da 6 – Laranja nem está nele.

    De qualquer forma será impossível evitar um novo Paraíso/Ana Rosa. A questão será escolher se é melhor 5 & 16 ou 6 & 16.

  5. Eu imaginei uma linha parecida com a mencionada grafite, a diferença é que ela ao invés de começar no Itaim Paulista, ela começaria pelo Jd. Robru e passaria pela Vila Curuçá, AE Carvalho ( com pátio na av Águia de Gaia), depois Ponte Rasa, Vila Vera, Penha de França, Mistral ( ex Tiquatira), Pq. Hosp. Nipo-Brasileiro, Jd Japão, Vila Guilherme, Santana, Bom Retiro, Campos Elíseos e por fim Barra Funda.

  6. Seria bem mais interessante se após Aclimação ela fosse rumo a Sul e cruzasse a L1 na Vila Mariana, descartando a estação do Jardim Paulista e criando uma próxima do Parque do Ibirapuera e a 9 de Julho sendo remanejada para as proximidades com o cruzamento da Avenida Brasil.

    1. A intenção da Linha 16 seguir em paralela à Linha 2 é justamente para dividir os fluxos com a mesma na região entre o trecho Linha 4 – Paraíso – Anália Franco.

      Essa sugestão sua, pelo o que entendi, iria ignorar a Linha 2, fazendo um usuário que queria ir da Paulista até o Aclimação fazer uma ou duas baldeações. E ficaria uma curvona do Aclimação até a Vila Mariana.

      E eliminaria a baldeação com a Linha 4?

      1. Analisando bem, na Vila Mariana ficaria bem inviável o traçado.

        Para não perder a conexão com a L2 uma opção seria Ana Rosa, eu acredito que a infraestrutura dela é mais adequada para receber uma linha.

        Posteriormente ainda acredito que uma estação no Ibirapuera seria importante, a estação 9 de Julho ainda próxima do cruzamento com a Avenida Brasil, e por fim ao invés de Oscar Freire ela terminaria em Fradique Coutinho da L4.

        Entrando em outro comentário, outra opção que pode escoar uma boa demanda na ZL seria expandir a L12 além do Brás. Entre São Miguel e Cangaíba existe muita demanda reprimida e mesmo com bairros mais próximos da L12 as linhas de ônibus tem como destino, e consequência, destinar mais passageiros para a L3.

        1. Na segunda fase do projeto da L19 existe a possibilidade de uma estação próxima ao parque do Ibirapuera já

      2. Pois é… todo mundo quer a expansão da Linha 2-Verde para atender diretamente a “galera da rede toda”… mas se esquecem que, com isso, precisa de alternativas para essa tal de Linha Verde não colapsar!

        “Todas” as linhas precisam desafogar na visão de muitos aí, menos a que realmente vai precisar desafogar no futuro (ou seja, a L2)… que “interessante”….

  7. mts debates nos comentarios mas achei uma boa e me aliviou de ver isso. acho que vai ser uma boa grade de linhas formada nessa parte da cidade e vai desafogar mt a linha 3. so espero que planejem bem o fluxo de passageiros em sao carlos e paraiso para facilitarem o fluxo pq vai ser mt gente.

  8. O problema da Linha 16 é que ela foi inventada na base da gambiarra, a fim de se “adaptar” o projeto da Linha 6 ao contrato de concessão que a arrematou – indo-se na contra-mão de qualquer lógica minimamente racional.
    A prova disso é que a Linha 16 tornou-se uma total incógnita, sempre conflitando com o traçado de outros projetos mais antigos e mais amadurecidos, independente das modificações que lhe façam.
    O correto seria cancelar definitivamente esse projeto, e reservar a denominação “Linha 16- Violeta” para um outro projeto futuro em outra região da cidade.

    1. A partir do momento que estamos qualquer linha aue passe pelo centro terá conflitos de traçado, e a L16 foi concebida substituindo o trecho oeste da L6, como já foi supracitado a L6 voltará a seguir até São Carlos, a L16 no primeiro trsjeto proposto passava mais ao sul deixando a região q a L6 atenderia livre, só no estudo mais recente a linha foi deslocada ao norte para atender em partes a região q a L6 deixaria órfã, não tem nada de errado nessa linha e o projeto dela é de suma importância pra ZL, mudanças de trajetos pequenos assim acontecem o tempo e são justamente o motivo de existir diversas etapas de estudo de demanda, projeto e previsão da demanda futura, se uma linha de metrô devesse ser descartada por conta de conflito não teríamos tantas linhas na cidade, afinal é um sistema e as linhas não conflitam mas distribuem fluxo

  9. O mais interessante disso tudo é que, ao menos por esse novo mapa, a Linha 5-Lilás manteve a sua expansão para Ipiranga, que é obviamente o mais adequado, pois de nada adiantaria fazer milhões de conexões em São Carlos e manter a Linha 2 sobrecarregada e saturada.

    Inclusive, é preciso se pensar em expandir mais a L5 após Ipiranga, criando ainda mais alternativas para a rede e a L2, como, por exemplo, seguir a L5 para Orfanato (conexão dupla entre linhas 2 e 5) e até para Tatuapé (linhas 3, 11 e 12).

    1. Concordo, e acrescento: Seria importantíssimo se o governo priorizasse a expansão da Linha 5-Lilás até Ipiranga numa velocidade próxima a da expansão da L2 até Penha, pois quando estiver completa, a L2 estará saturada num nível muito próximo à L3. A expansão até Ipiranga, juntando com o monotrilho, já irá aliviar um pouco dessa questão.

  10. Alguém sabe de projeto para estender a linha verde no sentido Vila Madalena?

    Bem que podia encontrar com a linha vermelha numa integração com a estação Domingos de Morais da CPTM

  11. O novo traçado ficou bom, e eliminou o problema de sobreposição. Só alteraria os nomes das estações, com a Monumento da L6 passando a se chamar Independência, e vice-versa. E como disseram acima, diferenciaria tbm as estações Aclimação e Pq. da Aclimação

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