A meta ambiciosa de investir em 2023 mais de R$ 5,6 bilhões em expansão e modernização, do Metrô de São Paulo, ficou pelo caminho. A companhia reviu os planos e reduziu o valor para R$ 3,5 bilhões, ainda assim o patamar mais elevado dos últimos anos.
O Metrô tem hoje três linhas em obras além de outros projetos importantes como a instalação de portas de plataforma e mudança do sistema de sinalização nas linhas mais antigas. A empresa também é responsável por alguns contratos das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada.
No início do ano, o Metrô esperava aplicar o maior volume de recursos em seus projetos de sua história, um valor equivalente ao custo de cerca de 6 km de linha subterrânea. No entanto, a realidade tem sido mais dura e poucos empreendimentos conseguiram usufruir dos montantes destinados a eles.
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O corte promovido neste semestre também ocorreu no ano passado, quando a empresa parece fazer uma revisão do plano. A maior redução em percentual foi para o projeto da Linha 19-Celeste, que tinha R$ 252 milhões previstos e passou a contar com R$ 72 milhões (queda de 71%).
Os demais projetos de expansão também tiveram um corte significativo, de 68% enquanto a Linha 17-Ouro viu seu orçamento encolher de quase R$ 1,1 bilhão para R$ 460 milhões.
Já em valores absolutos, a maior perda foi, como esperado, a Linha 2-Verde, ceifada em R$ 1 bilhão. Apesar disso, o projeto segue avançando, com também R$ 1 bilhão investido até agosto. A extensão do ramal com oito estações também é o empreendimento com o maior percentual de progresso em oito meses, com quase 60% dos recursos utilizados (na nova tabela).
Apenas entre julho e agosto foram R$ 218 milhões e a situação deve seguir nesse ritmo, à medida que a extensão chega a estágios mais avançados.
Por falar nisso, a Linha 17 teve o segundo montante mais alto empregado nos últimos dois meses, com R$ 64 milhões empregados. Com a assinatura do contrato de obras civis com a empresa Agis, a tendência é que o ramal de monotrilho ganhe impulso nos próximos meses.
A situação até agosto é melhor do que no mesmo período do ano passado, quando o Metrô havia investido R$ 1,45 bilhão. Até aqui já foram R$ 1,63 bilhão, o que faz crer que o Metrô irá superar com alguma facilidade a marca de R$ 2,1 bilhões atingida em 2022.
aí em 2025/2026 o forasteiro inútil do governador vai aumentar artificialmente os investimentos só para vender a ideia de um grande gestor. o que tem fracassado, devido suas burradas. inclusive, na última nomeou um cunhado pra ganhar 14 mil as nossas custas sem trabalhar. enganou um mont de trouxas.
quanta baboseira.
Olha ai um acima….fanboy do TRANQUEIRA DE FREITAS
O que irá acontecer com as portas de plataforma apreendidas pelas receita? O estado vai mesmo deixar aquilo ficar perdido e parado sem uso?
Rodrigo, aquele material pertence a uma empresa cujo consórcio teve o contrato rescindido pelo Metrô. Eles só instalaram as portas da estação Vila Matilde.
Pois é! Tarcísio de Freitas, o “grande governador” para muitos que se deixaram enganar ! Depois vão se arrepender ! Ainda bem que eu não me enganei com esse sujeito!