Metrô de SP revê para baixo previsão de investimentos em obras em 2023

Companhia previa aplicar mais de R$ 5,6 bilhões em projetos como as linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro. Valor agora é de R$ 3,5 bilhões
Tatuzão da Linha 2-Verde (iTechdrones)

A meta ambiciosa de investir em 2023 mais de R$ 5,6 bilhões em expansão e modernização, do Metrô de São Paulo, ficou pelo caminho. A companhia reviu os planos e reduziu o valor para R$ 3,5 bilhões, ainda assim o patamar mais elevado dos últimos anos.

O Metrô tem hoje três linhas em obras além de outros projetos importantes como a instalação de portas de plataforma e mudança do sistema de sinalização nas linhas mais antigas. A empresa também é responsável por alguns contratos das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada.

No início do ano, o Metrô esperava aplicar o maior volume de recursos em seus projetos de sua história, um valor equivalente ao custo de cerca de 6 km de linha subterrânea. No entanto, a realidade tem sido mais dura e poucos empreendimentos conseguiram usufruir dos montantes destinados a eles.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O corte promovido neste semestre também ocorreu no ano passado, quando a empresa parece fazer uma revisão do plano. A maior redução em percentual foi para o projeto da Linha 19-Celeste, que tinha R$ 252 milhões previstos e passou a contar com R$ 72 milhões (queda de 71%).

A Linha 2-Verde continua a ser o projeto que mais consome recursos e também avança no Metrô

Os demais projetos de expansão também tiveram um corte significativo, de 68% enquanto a Linha 17-Ouro viu seu orçamento encolher de quase R$ 1,1 bilhão para R$ 460 milhões.

Já em valores absolutos, a maior perda foi, como esperado, a Linha 2-Verde, ceifada em R$ 1 bilhão. Apesar disso, o projeto segue avançando, com também R$ 1 bilhão investido até agosto. A extensão do ramal com oito estações também é o empreendimento com o maior percentual de progresso em oito meses, com quase 60% dos recursos utilizados (na nova tabela).

Apenas entre julho e agosto foram R$ 218 milhões e a situação deve seguir nesse ritmo, à medida que a extensão chega a estágios mais avançados.

Por falar nisso, a Linha 17 teve o segundo montante mais alto empregado nos últimos dois meses, com R$ 64 milhões empregados. Com a assinatura do contrato de obras civis com a empresa Agis, a tendência é que o ramal de monotrilho ganhe impulso nos próximos meses.

A situação até agosto é melhor do que no mesmo período do ano passado, quando o Metrô havia investido R$ 1,45 bilhão. Até aqui já foram R$ 1,63 bilhão, o que faz crer que o Metrô irá superar com alguma facilidade a marca de R$ 2,1 bilhões atingida em 2022.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. aí em 2025/2026 o forasteiro inútil do governador vai aumentar artificialmente os investimentos só para vender a ideia de um grande gestor. o que tem fracassado, devido suas burradas. inclusive, na última nomeou um cunhado pra ganhar 14 mil as nossas custas sem trabalhar. enganou um mont de trouxas.

  2. O que irá acontecer com as portas de plataforma apreendidas pelas receita? O estado vai mesmo deixar aquilo ficar perdido e parado sem uso?

    1. Rodrigo, aquele material pertence a uma empresa cujo consórcio teve o contrato rescindido pelo Metrô. Eles só instalaram as portas da estação Vila Matilde.

  3. Pois é! Tarcísio de Freitas, o “grande governador” para muitos que se deixaram enganar ! Depois vão se arrepender ! Ainda bem que eu não me enganei com esse sujeito!

Comments are closed.

Previous Post
Nova estação Itaquaquecetuba (CPTM)

Nova estação Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira receberá projeto para geração de energia solar

Next Post

Portas de plataforma não usadas na Linha 3-Vermelha são leiloadas pela Receita Federal

Related Posts