“Metrô de Teresina” passará por ampliação para mais que dobrar capacidade

Sistema de VLT deverá ter estações reformadas, vias duplicadas e ganhar um novo centro de controle. Investimento de 193 milhões deverá ser executado em dois anos, segundo governo
Via ferrea será duplicada e estações reformadas no Metrô de Teresina (Governo do Piauí)
Via ferrea será duplicada e estações reformadas no Metrô de Teresina (Governo do Piauí)

Um dos sistemas ferroviários menos conhecidos no Brasil, o Metrô de Teresina, deverá passar por um período de investimentos singnificativos. O governo do estado pretende mais do que dobrar a capacidade do sistema ferroviário da capital do Piauí.

Apesar de usar o termo “Metrô”,  o sistema da capital do Piauí é na verdade um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), servindo 11 estações em 13,5 km de extensão operacional.

Estações do Metrô de Teresina (Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí)
Estações do Metrô de Teresina (Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí)

A reforma do Metrô de Teresina vai mais do que dobrar a capacidade de transporte de passageiros, que hoje é bastante modesta, com apenas 5 mil passageiros sendo atendidos diariamente.

Segundo o plano do governo do estado, após as melhorias a oferta diária será de 12 mil passageiros. Como referência, a Linha 15-Prata de monotrilho transporta diariamente mais de 100 mil usuários, mesmo sendo a menor da rede paulista.

A primeira fase das obras, com custo de R$ 193,1 milhões e duração de dois anos, contemplará a duplicação da linhas, que atualmente opera em via singela, além da reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé que ganharão melhorias no paisagismo e acessibilidade.

Traçado do Metrô de Teresina
Traçado do Metrô de Teresina

Deverão ser realizados aprimoramentos na oficina de manutenção e a construção de um CCO (Centro de Controle Operacional) que permitirá o monitoramento do sistema em tempo real.

A segurança do sistema deverá aumentar, já que estão contempladas a sinalização das passagens em nível evitando acidentes de trânsito nas regiões onde há cruzamento com as vias férreas.

Novos investimentos

O governo pretende ampliar ainda mais os investimentos no sistema ferroviário, com a previsão de uma segunda fase com investimentos da ordem de R$ 400 milhões.

A proposta é a ampliação do sistema para as regiões norte e sul da cidade com a construção de novos terminais. Além disso, está prevista a compra de cinco novos trens para o sistema, diminuindo o tempo de viagem e impactando 40 mil pessoas.

Novos trens podem operar no Metrô de Teresina (Moacir Ximenes)
Novos trens podem operar no Metrô de Teresina (Moacir Ximenes)

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Conclusão

A opção pelo investimento ferroviário é uma medida que viabiliza um transporte mais eficiente, de maior capacidade e mais barato que o ônibus. Vale lembrar que a passagem do sistema em Teresina custa apenas R$ 1,00.

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10 comments
  1. otimo.Teresina precisa que o VLT tenha trilho duplo para poder aumentar a capacidade poderia se pensar em adquirir frota nova.

  2. Finalmente vão fazer um investimento nesses sistema, chega até ser engraçado chamar o atual sistema de “metrô”. Vamos ver como vai ficar, espero que seja de fato útil para a população.

  3. No Brasil, chamam qualquer coisa de “metrô”.

    Aqui em SP é exceção, pois uma Linha 9-Esmeralda (por exemplo) não é considerada “metrô”, mesmo sendo 100% segregada (duplicada também, obviamente), sem passagens em nível, operando com baixo intervalo entre trens nos horários de pico (vale ressaltar que desde quando era da CPTM já tinha todas estas qualidades).

    No trecho dentro da cidade de São Paulo da L11 (o tal “expresso leste”) é a mesma coisa.

    E o que, então, dizer da L13?! Até automatização (ATO) tem! Só peca, por enquanto, pelos longos 15 min de intervalo. Mas tem “101%” da qualidade de qualquer linha de metrô, porém chamam meramente de “trem” ou “trem metropolitano”, como se fosse inferior ao “metrô de verdade” (levando-se em conta que todo metrô é um trem também, obviamente!).

    1. tudo acaba se parecendo eventualmente, a questão eh que sp tem que oferecer trens de qualidade mundial pq se não é um transito ainda pior junto com trens ainda mais lotados mesmo
      mas os trens sao claramente trens suburbanos pela maneira em que eles todos se juntam em um corredor especifico mesmo. alguns metros fazem isso mas idealmente nao sao tao radiais assim

    2. No Rio , tem uma linha de ônibus que faz conexão entre as linhas 1 e 4. Tipo uma ponte orca de SP e eles chamam de Metrô de Superfície.

  4. Apenas uma correção galera do site, a L15 não é a menor do sistema paulista, é a menor em demanda, a menor em extensão é a L4 Amarela com 12.9km contra 14.6km da L15

  5. Essa ampliação da capacidade do VLT de Teresina será interessante, poderiam estender até Timon no Maranhão e acho que os VLTs a diesel que serão adquiridos é quase certeza que serão da Marcopolo Rail do tipo Prosper VLT, já que a Bom Sinal não teria mais condição para isso! A SuperVia também pretende implantar VLTs nos seus trechos a diesel, acredito que os VLTs da Marcopolo poderão aparecer por lá também, espero que haja esses investimentos nos sistemas!

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