A divulgação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha 19-Celeste permitiu uma avaliação mais detalhada para os projetos do ramal que vai ligar Guarulhos até o centro de São Paulo. Dentre as mudanças de grande impacto também está a exclusão de estações anteriormente previstas.
A estação Mercado, por exemplo, deveria ser construída entre as estações Pari e São Bento, mas foi removida da implantação da Linha 19-Celeste. A parada originalmente constava no projeto funcional, que é o estudo preliminar sobre o novo trecho.
A estação estaria originalmente localizada na quadra delimitada pela Avenida Mercúrio, Avenida do Estado e pela Rua Carlos de Souza Nazaré.
A funcionalidade da estação seria bastante semelhante a da estação Pari, atendendo principalmente ao público que tem como destino a zona comercial da região. A integração com as avenidas da região seria forte indutor da demanda, uma vez que operações urbanas estão previstas na região.
A estação receberia integração com o serviço de ônibus municipal através de um corredor que seria construído, além do serviço de coletivos intermunicipais. Bicicletários também seriam incluídos na nova parada.
Com a exclusão da estação Mercado, a estação Pari foi realocada mais ao sul, de forma que possa proporcionar fácil acesso às regiões na margem oeste do Rio Tamanduateí.
A estação teria demanda prevista de 10 mil passageiros e seria construída através do método VCA, com vala de aproximadamente 28 metros de profundidade.
Confira também as matérias das demais estações da Linha 19-Celeste:
Fico curioso pra saber qual o impacto ambiental essa estação poderia causar em uma região que já é totalmente degradada.
Os ratos e ratazanas que infestam o Mercadão e entorno, teriam mais um lugar pra morarem, fora que esse pedaço qualquer chuva que cai, já fica tudo alagado devido ao lixo jogado nas ruas 24 horas por dia.
Não foi excluída por causa do impacto ambiental. Foi excluída antes. Não disseram o motivo
Quaisquer estações que possuírem a características de “Hubber”, como serão a Pirelli, Ipiranga, Pari, Bom Retiro, Água Branca da CPTM na “Linha Integradora 710” tronco, deveriam os projetos serem feitos em forma conjunta e altamente prioritárias, pois sua utilização é imediata pela CPTM não necessitando aguardar a conclusão que no caso desta Linha 19-Celeste entre outras é para o final da década de trinta!
Esta inversão de prioridades de se planejar uma estação de Metrô antes da CPTM em locais de integração é um exemplo do descaso do uso eleitoral pelos atuais dirigentes!
Chama a atenção esta parte do texto em que diz; ”Segundo o projeto funcional, cerca de 92% da demanda da estação Pari será proveniente da integração com as linhas da CPTM” além das Linhas 11, 12 e 13 em um reconhecimento da importância de sua concepção, desta forma o EIA deveria desenvolver projeto específico para a estação Pari de trens metropolitanos, e definir os pontos possíveis para a nova parada, ou no Pátio do Pari, Moinho Matarazzo ou quaisquer outros compatíveis!
Falando na estação Pari, já deveriam pensar em uma expansão da L4 ate lá né?
Acredito que com Estação Pari funcionando plenamente com a CPTM com a L7, L11 e L13, mais Metrô com L4 e L19 e o final da L11 e L13 na Barra Funda, mais a construção da estação Bom Retiro praticamente vai acabar com o “gargalo” que virou a estação da Luz atualmente, que nunca foi preparada para trens metropolitanos de altissima demanda, acho que até no Brás o movimento teria uma queda consideravel.
O que eu acho:
1. Bom, se integrarem a estação Pari da Linha 19 à Linha 4, ponto para eles.
Agora se eles estiverem com a Síndrome de Cabeça Gorda da Gestão com J, e forem colocar uma estação Pari da L19 de um lado, e a Pari da L4 de outro, aí seria melhor deixar a estação Mercado no projeto mesmo.
Pra que ter uma estação ao lado do mercado Municipal incentivando o turismo no local, se você pode proporcionar uma agradável caminhada por uma região tão aprazível. kkk
Da pra fazer um tunel de pedestres por baixo do Rio, com saida em frente ao Mercadao. Mais barato e pratico.