O Metrô de São Paulo deu mais um passo para tirar do papel a extensão da Linha 2-Verde até a futura estação Cerro Corá, na Zona Oeste da cidade.
Nesta semana, o governo do estado publicou o decreto de desapropriações de uma área de mais de 11 mil metros quadrados que servirá para implantar a nova estação e também um poço de ventilação e saída de emergência.
A estação Cerro Corá será construída após Vila Madalena, no eixo da rua de mesmo nome. Os imóveis ficam ao longo dos números 371 e 475 de um lado, entre os imóveis de número 420 e 472 do outro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Há também terrenos desapropriados ao longo de parte das ruas Antônio Borba e Pedro de Sousa Campos Filho, perfazendo uma área de quase 7.000 m² de um lado e 3.564 m² do outro lado da Cerro Corá.
A 650 metros do local, no sentido da Lapa, ficará o futuro poço de ventilação, na esquina da rua Aecri. O trecho servirá de área de manobras para o retorno dos trens no sentido Penha e Dutra.
A estação Cerro Corá terá um papel importante na malha metroviária por ser o ponto de conexão com a Linha 20-Rosa, que ligará Santa Marina ao ABC Paulista.
Para isso, a obra deverá antecipar a construção de uma área mais profunda onde ficarão as plataformas do novo ramal. Um esquema que lembra a estação Chácara Klabin.
Embora o Metrô esteja seguindo com os estudos e projeto, a construção de Cerro Corá poderá fazer parte do edital de concessão da Linha 20 que está sendo preparado pela atual gestão.
Uma opinião minha é que sempre achei que a Linha 2 poderia ir até a Linha 8 ou até a Linha 9. Mesmo Cerro Corá fica solto demais.
Porém acho que isso só vai ser estudado quando a Linha 2 estiver mais desafogada.
O ideal era que a L2 terminasse em Osasco, demanda teria de sobra, o trecho depois de Consolação é vazio e ampliaria o metrô para bairros sem sistema de trilhos e esvaziaria um pouco a L4 e L9.
Em Osasco talvez seja questionável, mas na Imperatriz Leopoldina estará bem “perto” e pouparia a galera que vem de Osasco e da Zona Sul de passar pela Estação Pinheiros (e suas escadas rolantes) pra chegar à Paulista.
goataria de saber como è calculafo o valor da indenizacao aos morador