Metrô decreta desapropriações para estação Cerro Corá da Linha 2-Verde

Imóveis foram declarados de utilidade pública por decreto publicado pelo governo nesta semana, perfazendo uma área de mais de 11 mil metros quadrados
Trecho da Rua Cerro Corá onde ocorrerão as desapropriações
Trecho da Rua Cerro Corá onde ocorrerão as desapropriações (GE)

O Metrô de São Paulo deu mais um passo para tirar do papel a extensão da Linha 2-Verde até a futura estação Cerro Corá, na Zona Oeste da cidade.

Nesta semana, o governo do estado publicou o decreto de desapropriações de uma área de mais de 11 mil metros quadrados que servirá para implantar a nova estação e também um poço de ventilação e saída de emergência.

A estação Cerro Corá será construída após Vila Madalena, no eixo da rua de mesmo nome. Os imóveis ficam ao longo dos números 371 e 475 de um lado, entre os imóveis de número 420 e 472 do outro.

Os terrenos desapropriados para a estação Cerro Corá
Os terrenos desapropriados para a estação Cerro Corá

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Há também terrenos desapropriados ao longo de parte das ruas Antônio Borba e Pedro de Sousa Campos Filho, perfazendo uma área de quase 7.000 m² de um lado e 3.564 m² do outro lado da Cerro Corá.

A 650 metros do local, no sentido da Lapa, ficará o futuro poço de ventilação, na esquina da rua Aecri. O trecho servirá de área de manobras para o retorno dos trens no sentido Penha e Dutra.

No local listado ficará o poço do trecho de manobras da Linha 2-Verde
No local listado ficará o poço do trecho de manobras da Linha 2-Verde

A estação Cerro Corá terá um papel importante na malha metroviária por ser o ponto de conexão com a Linha 20-Rosa, que ligará Santa Marina ao ABC Paulista.

Para isso, a obra deverá antecipar a construção de uma área mais profunda onde ficarão as plataformas do novo ramal. Um esquema que lembra a estação Chácara Klabin.

Perspectiva da estação Cerro Corá com as plataformas da Linha 2 e 20
Perspectiva da estação Cerro Corá com as plataformas da Linha 2 e 20 (CMSP)

Embora o Metrô esteja seguindo com os estudos e projeto, a construção de Cerro Corá poderá fazer parte do edital de concessão da Linha 20 que está sendo preparado pela atual gestão.

Área onde está o posto de combustível servirá para um poço de ventilação
Área onde está o posto de combustível servirá para um poço de ventilação (GE)

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4 comments
  1. Uma opinião minha é que sempre achei que a Linha 2 poderia ir até a Linha 8 ou até a Linha 9. Mesmo Cerro Corá fica solto demais.

    Porém acho que isso só vai ser estudado quando a Linha 2 estiver mais desafogada.

    1. O ideal era que a L2 terminasse em Osasco, demanda teria de sobra, o trecho depois de Consolação é vazio e ampliaria o metrô para bairros sem sistema de trilhos e esvaziaria um pouco a L4 e L9.

      1. Em Osasco talvez seja questionável, mas na Imperatriz Leopoldina estará bem “perto” e pouparia a galera que vem de Osasco e da Zona Sul de passar pela Estação Pinheiros (e suas escadas rolantes) pra chegar à Paulista.

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