BYD prepara início de testes e comissionamento dos trens da Linha 17-Ouro

Fabricante finalizou remontagem do segundo trem e recebeu nos últimos dias o Veículo de Inspeção e Manutenção de Via
Trem da Linha 17-Ouro circula pelas vias
Trem da Linha 17-Ouro circula pelas vias (CMSP)

Após realizar a primeira movimentação na via com uso de energia elétrica externa, o trem SkyRail, da BYD, está prestes a iniciar os testes e comissionamento na Linha 17-Ouro do Metrô.

Até aqui, a composição de monotrilho realizou apenas incursões limitadas pela área operacional, primeiro seguindo até a estação Brooklin Paulista usando energia das baterias e depois, em 25 de março, quando circulou por 2,7 km até a estação Vila Cordeiro.

Foram, no entanto, testes preliminares de reconhecimento e verificação de sistemas antes que os trens comecem de fato a realizar viagens mais semelhantes às que serão feitas quando o ramal estivem em serviço.

Veículo de Inspeção e Manutenção chega ao pátio (CMSP)

Segundo Alexandre Barbosa, diretor responsável pelo projeto na BYD, vários marcos foram atingidos na última semana, entre eles a finalização da montagem do segundo trem (N02).

“Essa semana recebemos o MIV (Veículo de Inspeção e Manutenção de Via) Montamos e segundo trem, a avançamos com as montagens do sistema de PSD, AMV e Sinalização”, disse.

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Mais portas de plataforma estão sendo concluídas em estações como Vila Cordeiro, Brooklin Paulista e Aeroporto Congonhas. Os aparelhos de mudança de via, tão importante para permitir a circular dos trens em vários sentidos, também estão evoluindo.

Além disso, o sistema de sinalização CBTC é parte vital para que a Linha 17 possa operar em modo totalmente automático.

Enlace entre o trecho Jabaquara e Aeroporto Congonhas (iTechdrones)

Em outras frentes, os trabalhos também avançam nos contratos da Agis, que executa as obras civis e também o sistema de alimentação de energia.

O cronograma, no entanto, segue apertado se o governo do estado pretende mesmo entregar o ramal até junho do ano que vem. São 14 meses pela frente para colocar tantas coisas em funcionamento.

Como disse Barbosa, trata-se de “uma obra complexa…com várias interfaces e requisitos técnicos (que) requer muita dedicação e profissionalismo”.

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  1. Eu continuo sem acreditar que esse monotrilho vai abrir ano que vem, muito menos a linha 6, com pesar, pois queria muito vê-los, mas me parece um cenário otimista demais com o prazo atual

    1. Eu já acho que é possível no caso da L17, é só teste de sistemas e construção de alguns trens, pouco mais de um ano é suficiente sim pra fazer isso funcionae num trecho tão pequeno e 24h por dia disponível, já a L6 falta muito ainda, mesmo que algumas estações estejam bem avançadas, a infraestrutura é maior e são muito mais trens, veremos se na questão de sistemas a acciona consegue ser tão ágil quanto foi na construção civil

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  2. Cada vez que vejo notícia dessa linha, dá vontade de dar um beijo no Serra, que em 2010 vendeu a ideia de que isso seria mais rápido de construir. Que ideia de jirico se revelou.

    1. O monotrilho foi e é uma ideia genial. Na Linha 15 funciona e transporta mais de 35 milhões de passageiros por ano. Não Linha 17 ocorreu falha de gerenciamento do projeto por parte do Metrô.

      Ideia de jerico mesmo foi trocar a Linha 18 por um corredor de ônibus que nunca fica pronto.

    2. Por incrível que pareça, concordo com todos.

      – O governo fez uma baita lambança na Linha 17, que inclusive renderia punição severa num país sério (e pensar que o Fura-Fila, café pequeno perto disso, gerou tão mais indignação…);

      – O Metrô descascou o abacaxi da Linha 15 com maestria, como poucos ao redor do mundo seriam capazes;

      – Obras no Brasil continuam sendo um pesadelo em todos os níveis, cenários e locais possíveis.

  3. Eu até hoje não entendo como será o funcionamento daquele desvio para o aeroporto de Congonhas. Imagino que para o aeroporto somente cada segundo trem irá circular o vai causar intervalos maiores do que se tem nas outras linhas. Quem estiver atrasado para um voo e perder um trem, vai ficar na plataforma esperando outro pelo dobro do tempo ou mais.

    1. É só pegar qualquer trem e descer na estação antes de se dividir, se pegou o Aeroporto de Congonhas não precisa descer, se pegou o errado é só esperar o próximo, muita gente faz isso direto no loop Vila Natal-Pinheiros e outros loops internos na CPTM quando os loops são na mesma plataforma.

      1. Sim. A estação Brooklin Paulista tem um tamanho muito pequeno para a importância que ela vai ter por causa desse loop.

        Deveria no mínimo ser das mesmas dimensões que Campo Belo e Morumbi.

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