Metrô e CPTM mostram planos de concessão em audiências públicas

Terminais rodoviários e parte da manutenção dos trens devem ser repassados à iniciativa privada em breve
Terminal de ônibus da estação Ana Rosa: nas mãos da iniciativa privada (Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)
Terminal de ônibus da estação Ana Rosa: nas mãos da iniciativa privada (Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)
Terminal de ônibus da estação Ana Rosa: nas mãos da iniciativa privada (Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)
Terminal de ônibus da estação Ana Rosa: nas mãos da iniciativa privada (Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

Com o caixa em baixa e vários projetos de concessão planejados pelo governo do estado, o Metrô e a CPTM devem repassar à iniciativa privada parte do escopo das duas empresas, conforme publicação no Diário Oficial. Enquanto o Metrô planeja conceder a administração de 17 terminais rodoviários anexos às suas estações, a CPTM prepara uma licitação para contratar o serviço de manutenção preventiva e corretivas dos seus trens mais modernos.

Como ainda são estudos, ambos terão audiências públicas realizadas em breve: o Metrô convocou os interessados em discutir o assunto nesta quinta-feira (22) no Instituto de Engenharia na Rua Dr. Dante Pazzanese, 120. Já a CPTM marcou a audiência para o dia 5 de outubro no auditório do seu Centro de Treinamento e Desenvolvimento, na Lapa (Avenida Raimundo Pereira de Magalhães nº 1000). A ideia aparentemente é reduzir os custos de manutenção  e mão de obra hoje realizados com pessoal e insumos próprios.

40 anos para explorar

O projeto do Metrô envolve os terminais localizados ao lado de 13 estações, quatro na Linha 1-Azul (Parada Inglesa, Santana, Armênia e Ana Rosa) e 13 na Linha 3-Vermelha (Artur Alvim, Patriarca Norte, Vila Matilde Norte, Penha Norte, Carrão Norte, Carrão Sul, Tatuapé Norte, Tatuapé Sul, Belém Norte, Belém Sul, Brás, Barra Funda Sul e Barra Funda Turística). Juntos eles movimentam quase um milhão de pessoas por dia. A premissa para o proponentes é a de manter o funcionamento desses terminais, mas explorá-los comercialmente conforme o concessionário considerar mais interessante. Ou seja, a hipótese mais provável é de que edifícios comerciais como shoppings, hotéis e prédios de escritórios sejam erguidos nesses terrenos sem no entanto que as paradas de ônibus sejam retiradas.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o Metrô espera obter vantagens com o novo plano diretor da cidade que prevê benefícios fiscais para quem construir em bens que são reversíveis ao poder público – a empresa trabalha com um tempo de concessão de 40 anos.

A busca por receitas não tarifárias parece ter virado prioridade em ambas empresas. O Metrô já participa de alguns empreendimentos ao lado de estações e recebe uma parte do faturamento desses shoppings. Já a CPTM divulgou recentemente a intenção de licitar uma área ao lado da estação Brás para a construção de um shopping e de um hotel.

Trens da CPTM: parceiro privado na manutenção
Trens da CPTM: parceiro privado na manutenção

Manutenção auxiliar

A CPTM, por sua vez, prepara uma licitação para terceirizar parte da manutenção dos seus trens mais recentes e que devem permanecer frota após a renovação por que passa a empresa. Para isso, a companhia quer que um parceiro privado assuma o trabalho de manutenção corretiva e preventiva dos trens das Séries  2000, 2070 (2000 fase II), 2100, 3000, 7000, 7500, 8500, 9000 e 9500 – estes últimos os mais recentes recebidos na frota.

A medida dá entender que o setor seria terceirizado, porém, consultada, a asssessoria disse ao blog que esse trabalho já é em parte feito por empresas privadas e que a nova licitação só renova esse serviço. No entanto, hoje o serviço feito por entre privados é bem mais restrito, envolvendo algumas séries específicas.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. A manutenção dos trens da CPTM, já nem inclui a frota 8000, considerando que a mesma vai junto pra iniciativa privada?

Comments are closed.

Previous Post
Trens do Metrô: economia gerada com sua existência seria capaz de mais que dobrar sua extensão

Economia gerada pelo Metrô para São Paulo seria suficiente para construir mais 100 km de linhas

Next Post
Apenas os bancos dão impressão de serem menores

Linha 7-Rubi recebe mais dois trens da Série 8500

Related Posts