Metrô e CPTM têm problema na emissão de bilhetes QR Code nesta segunda-feira

Passageiros enfrentam falha no sistema e algumas estações liberam entrada gratuita
Usuários estão sendo liberados para viajar gratuitamente (Jean Carlos)
Usuários estão sendo liberados para viajar gratuitamente (Jean Carlos)

Desde a madrugada desta segunda-feira (04), passageiros que utilizam o sistema de trens e metrô de São Paulo têm enfrentado dificuldades na emissão de bilhetes com QR Code.

O problema ocorre desde a abertura do sistema, às 4h40, e impacta estações das linhas geridas pelo Metrô de São Paulo, pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pela ViaMobilidade e pela ViaQuatro.

De acordo com reportagem do G1, em algumas estações, os passageiros estão sendo autorizados a seguir viagem gratuitamente devido à impossibilidade de compra e uso dos bilhetes digitais da Autopass.

A empresa responsável pela emissão dos bilhetes de QR Code é a Autopass, contratada pelo governo paulista para substituir os antigos bilhetes magnéticos. A tecnologia, implantada em dezembro de 2020, permite que os usuários adquiram bilhetes digitais e realizem o embarque nas mais de 180 estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.

No entanto, a falha no sistema de emissão do bilhete digital nesta segunda-feira gerou transtornos para milhares de usuários, que enfrentaram filas e precisaram esperar orientações nas estações.

Bilhete QR Code impresso
Bilhete QR Code impresso (GESP)

Resposta da Autopass ao problema

Em nota, a Autopass informou que detectou uma instabilidade técnica no sistema que realiza a sincronização das catracas de forma remota. A empresa detalhou algumas medidas adotadas para minimizar o impacto sobre os passageiros, como a reinicialização do sistema.

Em locais onde o sistema não retornou automaticamente, equipes da Autopass foram enviadas para dar suporte aos passageiros. Caso o bilhete QR Code não seja validado, as equipes do Metrô, CPTM e ViaMobilidade estão instruídas a liberar a entrada dos passageiros de forma gratuita.

A Autopass garantiu que está empenhada em restabelecer o serviço e que continua monitorando o sistema para evitar novas instabilidades.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Sendo sincero, a ideia de QR Code é péssima. Uma vez fiquei preso no Tatuapé porque a Autopass precisou realizar manutenção às 17h em um dia útil.

    Imagine o caos que isso gerou.

    É vergonhoso para um estado superior aos outros como São Paulo passar vergonha com algo tão simples. Enquanto isso, o Rio de Janeiro aceita pagamento por aproximação, que é rápido e simples.

    E aqui ficamos dependentes de comprar passagem por WhatsApp e um aplicativo que não funciona. Além disso, o tempo na catraca aumenta para leitura do QR Code.

    1. Perfeitas colocações, Igor.

      Nesta matéria tem algumas informações adicionais:

      https://tecnoblog.net/noticias/metro-e-trem-de-sp-vao-aceitar-cartao-de-credito-e-debito-com-nfc-na-catraca/

      Infelizmente parece que nada ou quase nada se avançou em 1 ano e 8 meses.

      Pra quem acha que não há celulares baratos com NFC, dou como exemplo os Motorola’s G5S e G5S Plus, que são encontrados usados e baratos no mercado.

      De um tempo pra cá, todas as maquininhas de cartão tem o NFC (pagamento por aproximação) e seu uso tem crescido bastante.

      A demanda existe e creio que o consumidor não deva aceitar smartphones que não venham com o NFC em seu hardware.

Comments are closed.

Previous Post
Trem fornecido pela Alstom à ViaMobilidade

Diretor da ViaMobilidade promete melhorias para as linhas 8 e 9 ainda em 2024

Next Post
BNDES vai cobrar divida da Supervia (Henrique Freire)

Retorno dos surfistas de trem preocupa SuperVia e desafia segurança no Rio

Related Posts