Metrô em Guarulhos: obras podem começar em 2025, diz governo

Governador Tarcísio de Freitas revelou a informação nesta quinta-feira, 22. Prolongamento da Linha 2-Verde até Dutra deverá ter custo de R$ 15 bilhões
Projeção da plataforma da estação Dutra, da Linha 2-Verde (Tetra)

O governo do estado pretende avançar com os planos de extensão da Linha 2-Verde. A gestão de Tarcísio de Freitas quer viabilizar o início das obras do Metrô em Guarulhos a partir de 2025.

A informação foi dada em entrevista à agência de notícias do estado nesta quinta-feira, 22. Outras extensões e projetos também estão na mira do governador.

A expansão da Linha 2-Verde foi dividida em duas etapas. A primeira, em curso, contempla a construção de oito novas estações entre Vila Prudente e Penha.

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A segunda fase, que deverá ser iniciada em 2025, contemplará cinco novas estações: Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias (antiga Paulo Freire), Ponte Grande e Dutra.

Além disso, haverá a implantação do Pátio Paulo Freire, que será a principal área de manutenção do ramal.

Extensão da Linha 2-Verde para Guarulhos (CMSP)

As estações Ponte Grande e Dutra estão dentro do município de Guarulhos, que será um dos primeiros municípios além da capital a receber o Metrô. Há cerca de um ano o governo autorizou a execução dos projetos da expansão.

A chegada do transporte metroviário na cidade é uma demanda histórica da região que está sujeita a longos períodos de deslocamento por vias rodoviárias, em grande parte saturadas.

Segundo o governador, o investimento nas obras atuais do trecho Vila Prudente-Penha são da ordem de R$ 13 bilhões, enquanto a extensão até Guarulhos pode custar R$ 15 bilhões.

Máquina atingiu uma média diária de avanço de mais de 20 metros
Obras da Linha 2-Verde estão em curso até Penha (CMSP)

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Ao final de sua construção a Linha 2-Verde será uma das mais proeminentes estruturas metroviárias com potencial de ultrapassar a demanda das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. 44 novos trens deverão ser adquiridos para aumentar a oferta de lugares com a expansão.

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21 comments
  1. Tarcísio: não tem gestão! ele sabe vender o que está dando lucro! construir metrô para Guarulhos, necessita de comprometimento com as atividades inerentes de Estado.

      1. Para fazer uma m**** dessa é melhor não fazer!

        A L19 esperando recursos para ter obras iniciadas em Guarulhos, e o cara quer queimar o dinheiro na expansão de uma linha que mal vai dar conta da demanda até Penha “só”.

  2. e a linha 19? essa sim atende Guarulhos perfeiramente linha 2 vai ficar muito saturada isso sim.guarulhos precusa de uma linha separada linha 19 celeste.

    1. Exatamente!

      Mas não se pode esperar nada racional e coerente dessa turma má-intencionada que está aí no Estado.

  3. Esse cara tem o que na cabeça?

    Gastar 15 BI para detonar de vez uma linha e, na expectativa de atender o planeta, no final não atender ninguém, porque a linha vai ficar insuportavelmente megalotada, superlotada até mesmo FORA do horário de pico!
    Nos picos então, só gladiando!

    A burrice não tem limites mesmo.

    Pega essa grana e enfia na Linha 19!!!

    Tomara que essa expansão da Linha 2 para Guarulhos seja interditada e NÃO SAIA NUNCA!

    Ele que vá torrar o dinheiro dele e dos amiguinhos lá, e não o nosso!

    1. Essa proposta de expansão da Linha Verde 2 já tá aí há anos e ninguém reclamou. Foi só o Tarcisio entrar que virou um problema. Além do mais, você acha que o Metrô nunca estudou sobre os impactos dessa expansão?

      1. Ninguém reclamou?!
        Eu já reclamei VÁRIAS vezes!!!

        Além do mais, TODOS os estudos demonstraram que a L2 só deve ir para Guarulhos junto da L19, jamais antes!

        Mesmo junto com a L19, já vai saturar a L2, sobretudo pelo fato de a L19 terminar, em São Paulo, em Anhangabaú.

        Sem a L19 NÃO tem nem que ser cogitada a expansão da L2 para Dutra.

        Enfim, eu NÃO uso e NEM vou usar a L2, então se você(s) quer(em) transformá-la em uma linha hiperlotada e problemática, então vai (vão) lá depois usar a tal L2 todo dia, nos picos e nos trechos críticos, para ver(em) se é bom, pois só enfiar a pimenta no do outro é moleza, né?!

  4. Que gentinha mais acéfala e sem noção nesses comentários……
    Se o cara faz, é ruim. Se não faz, é mal….
    Doentes…

    1. Os outros que são acéfalos, e você, com tanto cérebro (e a favor das concessões de pai para filho) acha que a Linha 2 pode carregar Guarulhos.

      Que ingenuidade (para não dizer outra coisa pior), hein?

      A L2 NÃO aguenta nem a demanda até Dutra COM a L19. O que dirá chegar a 2 em Dutra mas SEM a 19?

      Já viu os estudos antes de sair falando asneiras?

      Eu já vi, e muito! Sei sobre o que estou afirmando.

  5. 15 bilhões de investimento para depois o então gov. Tarcísio tentar quase que doar por 1/3 do valor TODA a linha

    ou seja: quer prejuízo aos cofres públicos e lucros para o lobby

    1. Na verdade doação é diferente de concessão. O ativo continua pertencendo ao estado. O que vc tá dizendo é equivalente a achar que um locatário tem que construir o imovel em que vai alugar e morar.

  6. Gente ,
    simplesmente sensacional.
    é a segunda cidade do estado.
    uma potencia economica.
    isso vai desafogar a rod dutra.
    melhorar o fluxo no metro do tucuruvi
    melhorar o corredor da celso garcia
    diminuir os onibus intermunicipais na marg do tiete
    15 bi investidos entre a maior cidade e a segunda maiot cidade é o minimo.
    ainda deveria priorizar a linha 13 da cptm ate bonsucesso.
    e a linha onix bonsucesso abc.
    depois, bem depois, e muito tempo depois a tal da linha 19 que ligara nada a lugar nenhum.
    que foi durante muito tempo a linha lilas na zona sul.

    1. Quanta bobagem!!!

      Vai ficar “SENSACIONAL” mesmo a Linha 2 carregando mais de 8 pessoas por m² (em tese, porque vai entupir trens e ainda vão se amontoar em plataformas também)!
      Sendo que o máximo ideal, nos picos, é entre 4 e 5 pessoas/m² no máximo! Esta é hoje a densidade máxima de lotação, nos horários de pico, nas linhas metroviárias 1, 2, 4, 15…
      Já que esse negócio de 6 por m² atualmente já está ultrapassado, pois uma pessoa hoje ocupa, em média, mais espaço do que ocupava nos anos de 1970.

      A L19 faz um trajeto mais curto e mais rápido (e sem ficar sobrecarregada), do que a L2, do centro de Guarulhos para o centro expandido da cidade de São Paulo.

      Como pode achar que é melhor a L2 em Guarulhos do que a L19?!

      Total insensatez!

      Talvez o guarulhense não esteja muito preocupado, pois vai pegar a L2 na ida em Dutra (terminal).
      Mas, e na volta para casa?!

      Além disso, linhas sobrecarregadas dão mais problemas e têm tempo de viagem aumentado (principalmente por conta dos passageiros que seguram as portas dos trens).
      Então, se ainda assim quiser arriscar, boa sorte!

      1. 4 a 5 pessoas/m² no máximo nas linhas que citei (acima), e mesmo assim já anda TUDO LOTADO!

        Ninguém diz que sobra espaço no fluxo da L2, ou na L1 (sentido Jabaquara de manhã, e Tucuruvi no final da tarde), ou mesmo no monotrilho da L15…

        Imaginem, então, uma demanda para 8/m² como ficaria…

  7. Sempre foi uma das principais características do Metrô é ser indutor de desenvolvimento periférico e transformação urbana em conjunto com o Plano Diretor dando a diretriz de novas linhas prioridades, minimizando a pendularidade, mas infelizmente não é isto que acontece!

    Como pode alguém dizer que não existe pesquisas de demanda, si possui números detalhadíssimos que constam as trinta estações mais movimentadas do Metrô SP, como obviamente as estações Huber liderando, e doze estações que o metrô projetou e construiu e continuam com demanda baixa (abaixo de 15 mil embarques diários), sendo seis na Linha-5 publicada em 3/24, em que prevalece a alta pendularidade da qual poderia ser incluída a Linha 13-Jade inteira da CPTM, da mesma forma a falácia que o Serviço-710 possui pouca importância!?

    Por estes dados fica comprovado que Pesquisas de Demandas e Satisfação dos usuários do sistema de trilhos, bem como Origem / Destino existem sim, bem como as linhas de trem urbano mais movimentadas de São Paulo e que por serem totalmente negativas para as atuais intenções governamentais só não são divulgadas para encobrir todas estas falcatruas e concessões mirabolantes manipuladas e descabidas começando pelas linhas melhores dando prioridade a um TIC em prejuízo aos Trens Metropolitanos com sérios prejuízos para o Estado e a mobilidade da população patrocinadas pelo forasteiro fanfarrão.

  8. Os estudos sempre apontaram que se a L2 Verde chegar em Guarulhos sem a L19 Celeste, vai colapsar. Ai o cara de areia mijada quer levar a L2 Verde até Guarulhos e priorizar a L20 Rosa ao invés da 19 Celeste. E ainda por cima começando pelo ABC que é onde terá a menor demanda. Ele pega os estudos e joga no lixo os 50 anos de experiência do Metrô e toma decisões puramente políticas.

  9. O Metrô fez todas as contas e demonstrou que a Linha 2 pode ser expandida tranquilamente até Dutra sem o menor risco de colapso.

    Considerando que uma linha de metrô pode transportar 80 mil a 100 mil passageiros por hora/sentido e a atual Linha 2 não chega a 49 mil passageiros por hora/sentido em seu horário mais carregado, vemos que existe muita margem para a expansão.

    1. kkkkkkkkkkk… só rindo… kkkkkk…

      Transportar (somatória de embarques nas estações) é diferente de carregar/carregamento (passageiros embarcados dentro dos trens por hora e por sentido).

      Transportar pode até talvez (é difícil) transportar 100 mil/hora/sentido SE a linha tiver uma ALTA taxa de renovação de passageiros e uma BAIXA pendularidade.

      Mas o carregamento tem relação direta com a lotação. E definitivamente NÃO dá para carregar 80 mil/hora/sentido em trens com apenas 6 carros de formação.

      Se for assim, para que desafogar a Linha 3 (se ela carrega “somente” até 50 mil passageiros/hora/sentido no trecho crítico)?

      O carregamento máximo da Linha 2 hoje está em 32 mil passageiros/hora/sentido; e o da Linha 1, entre 35 mil e 36 mil pass/h/sentido no máximo.

      Em NENHUM estudo foi provado que a Linha 2 pode chegar sozinha em Guarulhos.
      Muito pelo contrário, pois foi provado que a L2 tem que chegar a Dutra no máximo junto com a Linha 19, e jamais antes!

      Aliás, o carregamento da L2 em Dutra, COM a L19, já pode ir para altíssimos 67 mil pass/h/sentido, portanto bem mais que a L3 hoje!
      Imagine, então, sem a L19…

      Acho que, de castigo, o Ivo deveria ser obrigado a ficar todo dia num trem (e tentar embarcar nele também) com um carregamento bem alto (tipo a L2 em Dutra SEM a L19), assim quem sabe ele para de falar tanta besteira e espalhar “fake news”.
      Pimenta no dos outros não arde nele.

    2. Faz as contas:

      O menor intervalo entre trens previsto para a Linha 2–Verde, no futuro, é de 100 segundos (e ainda teórico/programado).
      Não tem como ser menos de 100s, por conta do tempo mínimo de 30s de parada nas estações de maior movimento e/ou de integração.

      Portanto:
      Serão até 36 trens/hora/sentido * 1.600 pessoas por trem da L2 (condição: 6 pessoas/m²)
      = 57.600 passageiros/hora/sentido.

      Ou (por curiosidade): 49.000 pass/h/sentido (na condição de 5 pessoas/m²).

      Porém, 100s será o programado, o que é diferente de cumprido. Sendo assim, considerando no mínimo 5% de viagens canceladas por atraso (o que é absolutamente normal, sobretudo em linhas sobrecarregadas), então teremos:
      34 trens/h/sentido = 54.400 pass/h/sentido (condição: 6 pessoas/m²).

      Mas eu, sinceramente, acho que com um intervalo tão baixo (com pouquíssima ou nenhuma margem para compensar atrasos) e com tanta gente que costuma segurar as portas dos trens, se tivermos, na prática, 32 trens/h/sentido já vai ser muito.
      Assim, a oferta vai cair para 51 mil pass/h/sentido (já com 6 pessoas/m²).

      Enfim, resumindo: em algum cálculo (acima), você viu a oferta atingir pelo menos 60 mil/h/sentido?

      Eu não!
      Afinal, os trens têm 6 carros, não 8 ou 10.

      1. CONCLUSÃO:

        a L2–Verde só consegue atender até PENHA no máximo (previsão de carregamento de 55 mil pass/h/sentido).

        O resto é superlotação.
        Portanto, NÃO dá para atender Tiquatira/Gabriela Mistral e muito menos Dutra com L19–Celeste, e muito menos ainda Dutra sem L19, a não ser que estão pensando em fechar a integração com trens metropolitanos, nos horários de pico, em Penha (com a L11) e em Gabriela Mistral (com as linhas 12 e 13), mesmo porque a conexão da L2 com a L13 mata qualquer possibilidade de expansão desta ociosa linha para além de Gabriela Mistral.

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