Se Campo Belo, a última estação em construção da Linha 5-Lilás já tinha ficado para 2019 (março, segundo o governador Márcio França) ao menos o necessário viaduto sobre a avenida Roberto Marinho foi entregue pelo Metrô nesta terça-feira (18).
Com 336 metros de comprimento e seis faixas de rolamento, o Viaduto Campo Belo na verdade é formado por dois conjuntos separados, um para cada sentido. Segundo o Metrô, foram investidos quase R$ 40 milhões na sua construção e que facilitará o deslocamento dos veículo pela avenida Santo Amaro. Hoje o cruzamento entre as duas vias possui semáforos que acabam piorando o tráfego na região.
No projeto da estação Campo Belo, o Metrô optou por construir o viaduto praticamente sobre o poço da parada que originalmente seria feita numa vala a céu aberto retangular. Isso porque originalmente a ideia da empresa era também construir a plataforma da Linha 19-Celeste, que partiria de Campo Belo no sentido centro e depois terminaria em Guarulhos.
Com a separação desses projetos, a companhia acabou mudando o método de construção para o de poços secantes, semelhante ao que vemos em Brooklin. Mas um aspecto do projeto original permaneceu, a intenção de instalar um ponto de ônibus no alto do viaduto e assim facilitar o acesso dos usuários entre o corredor e a estação. A ideia pareceu muito boa afinal muita gente deve seguir até Campo Belo para então seguir pelo corredor da Santo Amaro e 9 de Julho, por exemplo. Porém, a parada de ônibus foi suprimida, o que ocasionará a necessidade de os passageiros se deslocarem por mais tempo para ir de um ponto a outro.
A justificativa para isso foi dada pelo secretário Clodoaldo Pelissioni em entrevista nesta manhã ao site Ferroviando. Segundo ele, não era viável tecnicamente construir o ponto de ônibus no viaduto e acabou sendo decidido em comum acordo com a CET que a parada seria deslocada para fora da construção. “Para fazer o ponto seria processo redimensionar o viaduto e criar mais empecilhos para obra”, explicou Pelissioni. Uma pena porque algo semelhante foi feito no viaduto Dr. Plinio de Queiros, na praça 14 Bis, próximo ao centro da cidade.
entregaram só o sentido centro, parece