O Metrô de São Paulo publicou no final de agosto uma nova licitação com o objetivo de implantar uma usina fotovoltaica de minigeração. O projeto deverá ser instalado na estação Brás da Linha 3-Vermelha e conectado a rede elétrica desta estação.
Dentro das justificativas para a adoção do uso de energia solar está o grande consumo de energia elétrica, sendo este considerado uns dos maiores gastos dentro do Metrô. A Linha 16-Violeta também adotará a esta tecnologia em larga escala.
A disponibilidade de grandes áreas, principalmente na cobertura das estações, permite um bom aproveitamento desta matriz energética. Na Linha 3-Vermelha, onde será iniciado o projeto, 13 das 18 estações são elevadas ou ao nível do solo.
Atualmente a energia captada é proveniente da rede de distribuição de alta tensão da Enel (88kV). Essa energia é remetida para os sistemas de retificação que atuam na oferta de energia para os trens e para o sistema auxiliar que envia energia para os equipamentos da estação, tais como escadas rolantes, iluminação, etc.
A usina de minigeração fotovoltaica deverá ser implantada na cobertura da estação Brás, no trecho que faz a ligação entre a Linha 3-Vermelha e as linhas da CPTM.. Segundo os anexos, esta área é dividida em:
- Laje com 4900m²
- Concreto protendido tipo W com aproximadamente 1300m²
A energia gerada pelo sistema fotovoltaico deverá ser conectada ao Quadro Principal de Distribuição (QPD) na tensão de 460V. O QPD faz parte da Subestação Auxiliar que alimenta a estação.
O sistema deverá ser composto por módulos fotovoltaicos com células monocristalinas. Sua eficiência deverá ser maior que 17% e potência de 390Wp.
A empresa contratada deverá também ser responsável pela elaboração do projeto executivo do sistema. A sessão pública desta licitação deverá ocorrer no dia 08 de novembro. O critério de seleção será o menor preço ofertado. O prazo para a elaboração e implantação da usina é de 40 meses.
Isso é muito positivo , mas deveria ser somado a outras iniciativas como aceitar as propostas naming rights para estações com valores consideráveis, acima de 110 mil reais mensais , e se fizermos uma conta rápida, 55 estações linhas verde / vermelha / azul , mais 14 estações monotrilho , um total de 69 estações, menos as 3 com naming rights concedidos, restam 66 estações a uma média de 100 mil reais mensais por estação, geraria uma receita adicional de 6 milhões e seiscentos mil por mês, e mais de 79 milhões ano , e em 10 anos seriam 790 milhões de reais! Que poderia ser utilizado para expansão da rede, modernização da frota , melhorias nas estações ; exemplo: aditivo de portas de plataforma da linha verde