Metrô inicia cadastramento de imóveis desapropriados em Guarulhos nesta terça, 3

Ação envolve imóveis no centro e em bairros como Vila Augusta, Itapegica e Bosque Maia, necessários para a implantação da Linha 19-Celeste
Poli Shopping, no centro de Guarulhos, é um dos imóveis que darão lugar à Linha 19 (Google)
Poli Shopping, no centro de Guarulhos, é um dos imóveis que darão lugar à Linha 19 (Google)

O Metrô dará início ao cadastramento de imóveis desapropriados em Guarulhos nesta terça-feira, 3, informou a Prefeitura do município da Grande São Paulo.

Os imóveis são necessários para a implantação da Linha 19-Celeste, que está em fase de projeto e deverá ser concedida à iniciativa privada.

A ação envolve terrenos no centro de Guarulhos e em bairros como Vila Augusta, Itapegica e Bosque Maia, onde será a estação terminal do ramal.

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Mapa de estações da Linha 19-Celeste
Mapa de estações da Linha 19-Celeste

O governo do estado decretou a utilidade pública de diversos imóveis ao longo dos cerca de 17 km da Linha 19 meses atrás.

Atualmente o Metrô já possui o projeto funcional concluído e está com o projeto básico em andamento. A licença ambiental prévia foi obtida em novembro do ano passado, mas está em atualização.

Linha 2-Verde com obras em Guarulhos em 2025

A despeito do estágio avançado, a Linha 19-Celeste ainda tem seu futuro envolto em mistério. A gestão Tarcísio de Freitas cita o ramal entre os projetos em avaliação, mas geralmente tem dito que a Linha 20-Rosa em seu trecho secundário deverá ser o primeiro a ser licitado.

O ramal terá 15 estações e ligará o centro de Guarulhos ao Vale do Anhangabaú, na capital, onde haverá conexão com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Futura estação Dutra
Futura estação Dutra (Tetra)

Além disso é prevista uma nova estação na área cerealista, Pari, que também oferecerá ligação com as linhas 11-Coral e 12-Safira, que até lá estarão sob gestão privada.

Outra ligação importante ocorrerá na estação Dutra, em Guarulhos, futuro terminal da Linha 2-Verde.

Tarcísio afirmou que as obras da fase final do ramal, entre Penha e Dutra, terão início em 2025. Um tatuzão será usado para abrir os túneis a partir de 2026.

O novo trecho deverá ficar pronto em 2030, bem antes que a Linha 19 se materialize.

 

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  1. Olá, gostaria de fazer um comentário importante sobre o que eu tenho observado nas Estações de metrô que não são subterrâneas e de trens urbanos de São Paulo.
    Em dias ensolarados, onde claramente não há a menor necessidade de iluminação elétrica, tenho visto todas as luzes acesas e isto em todos as estações não subterrâneas, resultado em um enorme desperdício de energia elétrica e reduçãoda vida útil das lâmpadas. Gostaria de saber se o poder público não se preocupa em desperdiçar o dinheiro de nossos impostos desta forma, aliás, se fosse economizado, poderia até impactar na margem de lucro e redução de tarifas. Fica aqui minha observação sobre este fato.

    1. Não há desperdício. O Metrô e as operadoras de trens compram energia por atacado, onde devem calcular a demanda prevista para um determinado período de tempo.

      Caso não use toda a energia contratada, o Metrô pode ser multado por descumprir o contrato e desperdício de energia.

      O consumo de iluminação no período diurno é insignificante diante do total de energia contratado (a maior parte da energia consumida é pelos trens). Além disso, existem lâmpadas de balizamento nas plataformas que devem ficar acesas 24h.

  2. Olá, gostaria de fazer um comentário importante sobre o que eu tenho observado nas Estações de metrô que não são subterrâneas e de trens urbanos de São Paulo.
    Em dias ensolarados, onde claramente não há a menor necessidade de iluminação elétrica, tenho visto todas as luzes acesas e isto em todos as estações não subterrâneas, resultado em um enorme desperdício de energia elétrica e reduçãoda vida útil das lâmpadas. Gostaria de saber se o poder público não se preocupa em desperdiçar o dinheiro de nossos impostos desta forma, aliás, se fosse economizado, poderia até impactar na margem de lucro e redução de tarifas. Fica aqui minha observação sobre este fato.

  3. Alguém sabe explicar o avanço nas desapropriações para a L19 se o governo somente fala da preferência pela L20? Nas últimas mensagens do governador ele sempre comenta na expansão pra Guarulhos até a Dutra, nunca mais Bosque Maia. Será que está blefando ou algo do tipo?

    1. Muito simples, o governador n sabe de nada e só fala oq vai trazer votos pra ele, diferente da gestão do metrô q tá viabilizando as duas ao mesmo tempo, q é o caminho natural afinal a L19 está mais adianta e deve ser a prioridade pra viablizar junto da extensão final da L2 em guarulhos

  4. Acho que deveriam expandir a linha 19 até o Parque Cecap para integrar a linha 19 com a linha 13. A linha não deveria ir para Guarulhos e sim fazer o Arco Norte, como no projeto original. A linha é que deveria ser estendida até o Terminal da Vila Galvão, isto iria reparar um erro histórico que foi a extinção do Tramway da Cantareira.

  5. Com a possível chegada da L2 em Guarulhos ANTES da L19 (o que jamais deveria ser cogitado, mas…), fica cada vez mais evidente que alguma coisa vai ter de ser “sacrificada” aí…

    Em resumo, não tem como uma linha atender a uma demanda gigantesca “infinita” (e muito maior, por exemplo, que a demanda de pico da sobrecarregada L3 hoje).

    Sendo assim, certamente, nessas condições, será muito pouco provável que as futuras transferências gratuitas com o metrô sejam liberadas, nos horários de pico, em Penha e Gabriela Mistral, com as linhas de trem metropolitano (L11, L12 e L13).

    Ou é isto, ou a L2 precisa parar sua expansão, obrigatoriamente, na Penha.

    Afinal, atualmente, por menos demanda do que está sendo esperada para a L2 nos próximos anos, Itaquera e Tatuapé têm suas integrações gratuitas completamente fechadas desde o início da operação até as 10h da manhã, e também das 17h às 20h.

    Portanto, pelo menos em algum momento, “o pau que bate em Chico precisa bater em Francisco também”, da mesma forma.

  6. De acordo com dados da CPTM e ViaMobilidade, o Mobilidade Estadão, e publicados na Revista Ferroviária ranqueou as sete linhas de trem de São Paulo, demonstrando qual transporta mais passageiros.

    Em primeiro lugar, a Linha 11-Coral é campeã em movimento, com 515,6 mil viajantes que fazem o trecho entre a Luz e estação Estudantes.

    Em último lugar, a linha de trem com menos movimento é a 13-Jade, que transporta passageiros da Estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto de Guarulhos. Em julho de 2024 essa via contabilizou uma média de 22,7 mil passageiros nos dias úteis, ou seja 22 vezes menor, esta discrepância de usuários significa um total falta de planejamento, uma vez que fizer sua expansão até Guarulhos, é mais vantajosa economicamente em agilidade do que começar uma linha do zero, além dos materiais rodantes disponíveis ela poderá estar pronta bem antes da chegada da Linha-2 Verde.

    Não podemos falar em carência de mobilidade no Alto Tietê que hoje existe, se a gravíssima questão da pendularidade que é o fato das composições de uma mesma linha trafegar com altíssima demanda em um sentido do trajeto no mesmo horário, enquanto o retorno se dá com composições ociosas que só poderá ser resolvida desenvolvendo as regiões periféricas para não continuar a serem “cidades dormitórios” enquanto no centro ocorre o “inchaço urbano” modificando a Lei de Zoneamento além dos sistemas das Linha 4-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem incompletos funcionando de forma parcial, além de totalmente integrar totalmente com o Serviço 710 da CPTM que atualmente beneficia ~745 mil p./ dia, a se somar as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

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