A operação para a remoção dos trens da Linha 15-Prata que colidiram na última terça-feira (29) na estação Jardim Planalto já foi iniciada. Em uma das atividades realizadas na madrugada desta sexta-feira (01) foi utilizado um guindaste para içar e afastar um trem do outro. Com isso, técnicos do Metrô puderam inspecionar as condições dos equipamentos dos trens e da via.
As principais atividades para retirada dos trens serão realizadas nas madrugadas, com apoio da CET para interdição de trecho da pista sentido bairro da Avenida Sapopemba para dar segurança a motoristas e pedestres que passam pelo local.
A previsão é de que até domingo, dia 3, os trens sejam removidos para o Pátio Oratório. Apesar disso, a operação comercial permanece acontecendo normalmente todos os dias, das 4h40 até meia-noite.
Investigação
No dia seguinte ao acidente, o Metrô afirmou que abriu investigação para apurar as causas do choque. Em tese, o sistema de sinalização CBTC deveria impedir essa possibilidade, mas vários motivos podem ter contribuído para que os dois trens acabassem se chocando.
Essas duas unidades (M22 e M23) serão baixadas, igual aquele 7000 (7008) que colidiu em Barra funda em 2011 ??
Isso seria um absurdo ! Pois a fabricante desses trens é uma das mais modernas do mundo (Bombardier) ! É fabricante até de avião…. seria uma vergonha não conseguir arrumar ou reconstruir outros carros para esses 2 trens