Metrô instala equipamento especial para monitorar obras na Estação Consolação

Sensores e equipamentos de medição foram implantados em um dos túneis de via da Linha 2-Verde. Obras do túnel entre Consolação e Paulista estão avançando
Instrumentação no túnel da Estação Consolação (Jean Carlos)
Instrumentação no túnel da Estação Consolação (Jean Carlos)

Nos dois últimos finais de semana o Metrô de São Paulo operou a Linha 2-Verde com restrições devido às obras de ampliação da integração entre as estações Consolação e Paulista da Linha 4-Amarela.

O site foi até a Estação Consolação e constatou avanços importantes, mas pouco perceptíveis aos passageiros de rotina da Linha 2-Verde.

Equipamento instalado no túnel da Linha 2 (Jean Carlos)
Equipamento instalado no túnel da Linha 2 (Jean Carlos)

Instrumentação do Túnel

Apesar da operação parcial da Linha 2-Verde, nenhum avanço referente a escavação entre as estações foi executado. Para proceder com a remoção de terra é necessário a realização da instrumentação do túnel.

Uma série de equipamentos de medição como sensores e marcos topográficos foi instalado ao longo do túnel. Uma grande caixa, possivelmente ponto de recepção e tratamento das informações pode ser vista perto da entrada do túnel sentido Vila Madalena.

Túnel antes da instrumentação (Jean Carlos)
Túnel antes da instrumentação (Jean Carlos)

Obras que envolvem escavações exigem bastante cuidado e precisão. Como o solo possui uma característica dinâmica, mapear as movimentações ao longo das escavações é um importante meio de controle para a boa execução da obra.

A empresa que realizou a implantação da instrumentação foi a PCP Engenharia. Esta mesma empresa já realizou a instrumentação da Estação Santa Cruz por ocasião da chegada da Linha 5-Lilás na região.

Túnel com marcações internas (Jean Carlos)
Túnel com marcações internas (Jean Carlos)

Estágio atual da obra

As obras do túnel entre Paulista e Consolação estão na fase inicial, onde está sendo feita a escavação do poço de acesso. O poço principal fica bastante próximo a via, o que já enseja bastante cautela.

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O novo túnel tem como objetivo principal a melhoria de fluxo na transferência entre a Linha 2-Verde e 4-Amarela. No final das obras os passageiros contarão com dois túnel entre as duas estações, aumentando durante a baldeação.

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5 comments
  1. Podiam aproveitar e organizar/inverter os nomes das estações. Estação Paulista na Paulista, e Consolação na Consolação. não faz sentido algum ser como é! Além de ainda causar confusão !!!

    1. Linha 2 tem 3 estações na Paulista e Consolação é referente a rua homônima que ela cruza, igual MASP e Brigadeiro…
      Linha 4 tem 2 estações na Rua Consolação e Paulista é referente a avenida que ela cruza.
      Precisa entender algo a mais?

  2. O pior é que, infelizmente, esse túnel novo não resolverá o problema. A solução, tecnicamente ainda mais cara e complexa, seriam plataformas externas aos trens apenas para desembarque, com ligações entre elas e a plataforma central. A plataforma externa do sentido Vila Madalena teria um túnel de acesso à Linha 4, mas direto e prático, e igualmente caro e complexo de construir.
    Tudo isso que o passageiro sofre foi pela incompetência do péssimo projeto original.

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