Nos dois últimos finais de semana o Metrô de São Paulo operou a Linha 2-Verde com restrições devido às obras de ampliação da integração entre as estações Consolação e Paulista da Linha 4-Amarela.
O site foi até a Estação Consolação e constatou avanços importantes, mas pouco perceptíveis aos passageiros de rotina da Linha 2-Verde.
Instrumentação do Túnel
Apesar da operação parcial da Linha 2-Verde, nenhum avanço referente a escavação entre as estações foi executado. Para proceder com a remoção de terra é necessário a realização da instrumentação do túnel.
Uma série de equipamentos de medição como sensores e marcos topográficos foi instalado ao longo do túnel. Uma grande caixa, possivelmente ponto de recepção e tratamento das informações pode ser vista perto da entrada do túnel sentido Vila Madalena.
Obras que envolvem escavações exigem bastante cuidado e precisão. Como o solo possui uma característica dinâmica, mapear as movimentações ao longo das escavações é um importante meio de controle para a boa execução da obra.
A empresa que realizou a implantação da instrumentação foi a PCP Engenharia. Esta mesma empresa já realizou a instrumentação da Estação Santa Cruz por ocasião da chegada da Linha 5-Lilás na região.
Estágio atual da obra
As obras do túnel entre Paulista e Consolação estão na fase inicial, onde está sendo feita a escavação do poço de acesso. O poço principal fica bastante próximo a via, o que já enseja bastante cautela.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O novo túnel tem como objetivo principal a melhoria de fluxo na transferência entre a Linha 2-Verde e 4-Amarela. No final das obras os passageiros contarão com dois túnel entre as duas estações, aumentando durante a baldeação.
o plural de túnel, não é túneis?
Podiam aproveitar e organizar/inverter os nomes das estações. Estação Paulista na Paulista, e Consolação na Consolação. não faz sentido algum ser como é! Além de ainda causar confusão !!!
Inverter os nomes causaria a maior confusão. Deixe como está, hoje faz todo o sentido.
Linha 2 tem 3 estações na Paulista e Consolação é referente a rua homônima que ela cruza, igual MASP e Brigadeiro…
Linha 4 tem 2 estações na Rua Consolação e Paulista é referente a avenida que ela cruza.
Precisa entender algo a mais?
O pior é que, infelizmente, esse túnel novo não resolverá o problema. A solução, tecnicamente ainda mais cara e complexa, seriam plataformas externas aos trens apenas para desembarque, com ligações entre elas e a plataforma central. A plataforma externa do sentido Vila Madalena teria um túnel de acesso à Linha 4, mas direto e prático, e igualmente caro e complexo de construir.
Tudo isso que o passageiro sofre foi pela incompetência do péssimo projeto original.