O Metrô de São Paulo tem como uma de suas atribuições a promoção da expansão e atualização do sistema metroviário em São Paulo. Dentro deste contexto, a companhia ampliou investimentos durante o terceiro trimestre de 2024.
As informações constam dos relatórios fiscais da empresa que são publicados a cada três meses.
Comparação trimestral
De forma geral, o Metrô ampliou seus investimentos em 40% comparando os meses de julho a setembro de 2023 e 2024. Ao todo foram injetados R$ 985 milhões nas obras.
Os investimentos de maior relevância são a Linha 2-Verde (R$ 465 milhões) e a Linha 17-Ouro (R$ 222 milhões). Somente o monotrilho que ligará Morumbi ao Aeroporto de Congonhas teve aumento de 841% considerando o mesmo período do ano passado.
Linhas concedidas como a 4-Amarela e 5-Lilás também receberam investimentos da ordem de R$ 26 milhões.
Comparação anual
Comparando os primeiros nove meses de 2024 com o mesmo período do ano anterior, observa-se um aumento de 41% nos investimentos de implantação das linhas metroviárias. Ao todo foram investidos R$ 2,6 bilhões.
As linhas com maior destaque também foram a 2-Verde com R$ 1,5 bilhões injetados, seguida das linhas 17-Ouro e 15-Prata com investimentos de R$ 392 milhões e R$ 241 milhões, respectivamente.
Os ramais sob concessão também receberam investimentos da ordem de R$ 42 milhões. A nova Linha 19-Celeste recebeu R$ 32 milhões em recursos para a execução do projeto básico.
Conclusão
As obras de expansão das linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro são prioridades do atual governo de forma que a ampliação dos investimentos se reflete diretamente no avanço percentual dos empreendimentos.
Já os investimentos nas linhas concedidas podem se tratar de serviços remanescentes, comuns em implantações de novos trechos como é o caso das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Das novas linhas em projeto, o trecho entre Bosque Maia e Anhangabaú teve seus investimentos finalizados, tendo em vista a conclusão do projeto básico do novo ramal.
Isso ai, vamos acelerar as obras.