Metrô irá adquirir novo sistema de supervisão de equipamentos

Sistema SCADA é responsável por monitorar todos os sistemas que operam em estações e vias. Sistema atual foi concebido pela Alstom no final dos anos 90
Novo sistema de supervisão ficará alocado no CCO (Jean Carlos)
Novo sistema de supervisão ficará alocado no CCO (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo publicou recentemente uma nova licitação para a substituição de seu sistema de supervisão por um modelo mais moderno e que possa atender às atuais necessidades da companhia.

O software tipo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) é responsável por controlar e obter dados dos diversos sistemas que operam no Metrô de São Paulo. O modelo atual foi fornecido pela Alstom (Prodix) no final da década de 90 e está em operação no CCO desde então.

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Segundo a minuta do contrato, o escopo da licitação envolve o fornecimento de licença de software de supervisão, projeto executivo, desenvolvimento das aplicações de monitoramento, supervisão e simuladores de treinamento.

O sistema deverá ser implantado, em primeiro plano, no Centro de Controle Operacional do Metrô e, posteriormente, nos SCL (Sistema de Controle Local) localizado nas estações das Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Supervisão do sistema de energia (Jean Carlos)
Supervisão do sistema de energia (Jean Carlos)

Em suma, a empresa deverá executar as seguintes tarefas:

  • Documentação Técnica (Projeto Executivo)
  • Armazenagem, embalagem e transporte
  • Montagem, Instalação e desmontagem
  • Inspeção e testes
  • Suporte e assistência técnica
  • Verificação de conformidade (As Built)
  • Avaliação do desempenho de sistemas

Segundo o Metrô, “a proposta é melhorar a experiência dos Operadores da Sala de Controle de forma a otimizar seu desempenho e assim a experiência dos passageiros do METRÔ. O resultado será um novo sistema de controle contemporânea, escalável, seguro, assertivo, humano e flexível”

O escopo de monitoramento engloba o sistema de energia, o sistema de equipamentos auxiliares, sistema de telecomunicações, sistema de controle de trens e telas de diagnóstico. Observe a relação na lista abaixo:

Sistemas de Energia

  • Sistema de baixa tensão
  • Sistema de média tensão (22kV)
  • Subestações primárias
  • Sistema de tração elétrica (750Vcc)
  • Sistema de terceiro trilho
  • Grupo Gerador Diesel (GGD)
  • No-break (UPS)

Sistema de equipamentos auxiliares

  • Linha de bloqueio
  • Bloqueios
  • Ar condicionado
  • Sistema Bombas (consumo, incêndio, infiltração e água pluviais, esgoto) e controladores de níveis
  • Combate de incêndio (extinção automática de incêndio)
  • Detecção de incêndio
  • Elevador
  • Escada rolante
  • Iluminação e tomadas
  • Portas de plataforma
  • Sinalização de rotas de fuga (retroiluminada)
  • Ventilação principal (túnel)
  • Ventilação de salas técnicas e operacionais
  • Máquina de lavar trens
  • Sistema de controle de Pessoas Com Deficiência (PCD).

Sistema de Telecomunicações

  • Sistema multimídia (SMM)
  • Sistema de controle de acesso (SCA)
  • Sistema de controle de arrecadação de passageiros (SCAP/Arrecadação)
  • Sistema de monitoração eletrônica (SME).

Sistema de controle de trens

  • Interface com o sistema de supervisão automática de trens – Automatic Train Supervision (ATS) -, informando os estados dos tramos de alimentação elétrica
Sistema de sinalização e energia (Jean Carlos)
Sistema de sinalização e energia (Jean Carlos)

O contrato deverá ter duração de 42 meses, sendo que a execução do objeto contratual deverá durar 32 meses a partir da emissão da primeira ordem de serviço. O processamento da licitação ocorrerá no dia 13 de julho.

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