O Metrô de São Paulo publicou uma nova licitação no Diário Oficial nesta sexta-feira, 9, que prevê a ampliação do Pátio Tamanduateí, que fica localizado próximo à estação do mesmo nome.
Embora os detalhes do edital só serão conhecidos na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a obra é motivada pela expansão da Linha 2-Verde até a Penha. A implantação de oito estações está ocorrendo desde 2020 e tem previsão de entrega em 2026.
A extensão do ramal inclui também outras cinco estações, duas delas em Guarulhos, porém, essa etapa está congelada enquanto as desapropriações acabam de ser publicadas. A segunda fase também prevê a construção do Pátio Paulo Freire, perto da Marginal Tietê, ou seja, ele só será entregue depois que os trens da Linha 2 já estiverem circulando até a futura estação Penha.
O Metrô decidir ampliar ligeiramente o Pátio Tamanduateí, que possui dimensões mais modestas se comparado aos pátios Jabaquara (Linha 1-Azul) e Itaquera (Linha 3-Vermelha). Por conta disso, parte dos serviços de manutenção dos trens da Linha 2 acabam sendo feitos nesses dois últimos.
A extensão da Linha 2 prevê estacionamentos de trem nos poços Falchi Gianini e Rapadura, mas a companhia precisa de mais espaço para comportar os 22 novos trens previstos para reforçar a operação no ramal. Por isso duas novas posições de parada de trens serão construídas em Tamanduateí.
O principal local de estacionamento será o Complexo Rapadura, localizado entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel e que inicialmente servirá para a partida e chegada do tatuzão. Quando for finalizada, no entanto, a área subterrânea terá capacidade para receber oito trens.
Outro estacionamento, Orfanato, entre o poço VSE Falchi Gianini e a estação Orfanato, será capaz de comportar seis composições. Ambos estão posicionados em pontos estratégicos do ramal para inserção de trens em caso de maior demanda.
Na Penha terá um estacionamento para 4 trens também.
Pow pq não investe esse dinheiro no patio Paulo Freire, se liberar logos essas obras seria bem melhor…
O recurso necessário para construir o pátio Paulo Freire e os 7 km e 5 estações entre Penha e Dutra é muito maior que a mera ampliação do Pátio Tamanduateí.
Não adiantaria construir o pátio Paulo Freire e não ter túneis para liga-lo ao restante da linha.
Este é mais um dos múltiplos exemplos práticos da importância para compartilhar e aproveitar a integração das composições quando forem necessárias a utilização racional de espaços em comum existentes na região para pátio, lavagens e oficinas para manutenção Linha 1-Azul, assim como ocorre após a Estação Tamanduateí, mas principalmente quando existir uma expansão das mesmas.
Obra de ampliação necessária para expansão da Linha 2-Verde, mas que podera receber os trens da Linha 1-Azul, da Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha sem exclusividade, assim como acontece com as composições da CPTM.
Embora possua dimensões mais modestas se comparado aos pátios Jabaquara (Linha 1-Azul) e Itaquera (Linha 3-Vermelha). Por conta disso, parte dos serviços de manutenção dos trens da Linha 2 acabam sendo feitos nesses dois últimos.
Ao contrário do que acontece com as atuais Linhas 4, 5 e 6 futura 15-Prata e 17-Ouro que teram pátios individuais e exclusivos.
Algumas pessoas possuem sérios problemas cognitivos e não conseguem entender estas múltiplas facilidades que a padronização propicia, possuindo estas flexibilidades com enormes benefícios estratégicos, operacionais e econômicos.
Pobre Leoni, defende um único pátio para 3 linhas.