O Metrô de São Paulo está conseguindo ampliar os investimentos na expansão das suas linhas, além de modernizar sistemas e equipamentos. Em 2023, a companhia já passou a barreira de R$ 2,5 bilhões aplicados aos seus projetos, um patamar 20% maior ao de 2022 inteiro.
Embora esteja quase R$ 1 bilhão abaixo da meta planejada (R$ 3,5 bilhões), o volume de recursos é inédito na empresa, que até pouco tempo atrás mal conseguia investir R$ 1 bilhão por ano.
A maior responsável pelo bom desempenho não surpreende: trata-se da Linha 2-Verde, cuja expansão até Penha já consumiu quase R$ 1,6 bihão, 38% a mais que no ano passado.
O projeto, que conta com oito novas estações, responde por 62% do orçamento já utilizado em 2023 e deve bater a meta de R$ 1,74 bilhão até dezembro. E o ramal deverá continuar a ser o principal projeto nas mãos do Metrô já que a obra ainda se estenderá até 2027, sem contar a futura expansão até Dutra.
A Linha 15-Prata, que tem duas extensões em expansão, continua a ser o segundo projeto que mais recebe investimentos, porém, perdeu fôlego. Se em 2022 foram investidos R$ 326 milhões no ramal de monotrilho, neste ano o total era de R$ 285 milhões até novembro.
Mesmo que iguale esse total, o uso dos recursos deveria ter sido maior já que a construção das estações Boa Esperança e Jacú Pêssego, o pátio Ragueb Chofhi e o projeto da estação Ipiranga estão em andamento. Há ainda a compra de 19 trens Innovia 300 em execução.
Ao menos a Linha 17-Ouro teve um crescimento em relação ao ano passado, com quase R$ 200 milhões investidos, 13% a mais que em 2022. O montante, no entanto, é ainda inferior a 2021, quando o Metrô aplicou R$ 286 milhões no projeto.
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Por falar em projetos, a Linha 19-Celeste também mostrou progresso, com R$ 54,6 milhões investidos, assim como outros projetos da companhia como a Linha 20-Rosa, que somados já tiveram quase R$ 84 milhões executados.
Vale ainda ressaltar o avanço na implantação das portas de plataforma, com R$ 69 milhões dos R$ 87 milhões disponíveis utilizados.
fazer estao fazendo mas todas as obras do estado esta atrazadas eu disse todas rodos
nel metro,trem etc
Apenas a Linha 17. A 2 e 15 não estão.
Investem, deixam tudo ampliado e funcionando para a CCR vir ganhar muito dinheiro.
Parabéns aos envolvidos!
Se não faz obras é um problema, se faz também é um problema.
Você tem que se decidir.
Acho meio alarmante o previsto pra operação ter 50% a menos, coincide bem com os protestos dos funcionários pela falta de contratação e sobrecarga das vagas