O Metrô de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 22, o edital de projeto básico de engenharia e arquietura da Linha 20-Rosa, que ligará Santa Marina, na região da Lapa, a Santo André, no ABC Paulista.
A licitação tem a sessão de entrega de proposta marcada para 7 de março de 2024. Os trabalhos estão divididos em dois lotes, o primeiro entre Santa Marina e a futura estação Abraão de Morais, na Zona Sul, da capital, e o segundo entre este local e a Santo André.
As interessadas deverão entregar as propostas técnica e comercial separadas mas na mesma data. O prazo para execução dos serviços é de 20 meses.
Megaprojeto
A Linha 20-Rosa é atualmente o maior projeto metroviário do país, com 33 km de extensão e 24 previstas. A demanda esperada para todo o trajeto é de 1,29 milhão de passageiros por dia.
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O ramal deverá contar com 50 trens de seis carros com passagem livre, sistema CBTC de sinalização e nível de automação GoA4, o mais elevado e que permite que os trens operem sem condutor.
Embora esteja nos planos do Metrô há vários anos, o projeto da Linha 20 começou a andar de fato na gestão Doria/Garcia, logo após o cancelamento da Linha 18-Bronze, substituída precariamente por um corredor de ônibus bancado pela empresa Metra como moeda de troca para permanecer à frente das concessões de ônibus no ABC Paulista.
Desde então, ocorreram estudos de viabilidade financeira, ambiental e o projeto funcional, que delineou as mudanças no trajeto, que deixou de percorrer todo o eixo da Avenida Faria Lima e também foi estendido até a estação Santo André, entre outras mudanças.
Com o projeto básico, o governo poderá decidir como licitar as obras: se geridas pelo Metrô, hipótese menos provável, ou se por meio de uma concessão ou parceria público-privada.
A implantação da Linha 20-Rosa esbarra no alto custo do projeto, por isso dividido em duas fases, com o trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais como prioritário, a despeito das promessas do atual governo de levar o Metrô até o ABC.
O lote 1, de fato, tem enorme potencial integrador ao ligar a Linha 20 a nove outros ramais metroferroviários, considerando aí linhas em projeto.
bom todos nos sabemos que o segundo lote do abc ficara pra quando deus quiser. vamos ver se as obras dessa linha comecarao de fato ate 2029 tenho minhas duvidas
o lote do ABC nem era pra existir. O cancelamento da linha 18 além de tirar o monotrilho, ainda colocou um estorvo na linha 20 que é essa extensão pro ABC que nem demanda justificável vai ter e vai ser extremamente cara, e ainda nem vai cobrir o ABC como a linha 18 cobriria.
Falar que a linha 20 no ABC nao é justificavel é um tanto absurdo. O certo seria ter a linha 20 no ABC e a linha 18 tbm. O ABC tem 3 milhoes de habitantes e é totalmente menosprezado pelo governo estadual em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito a transporte.
Eu diria que o trecho mais relevante, diante do percurso atual, é o compreendido entre saúde e Liviero, os extremos são mais carentes, precisam ser integrados a malha, claro que o restante é importante para aliviar as linhas atuais também, mas os extremos serão esquecidos.
No momento que apesar do rodízio cada vez agrava o transito em São Paulo por outro lado as propagandas governamentais midiáticas pedem para a população se utilizar o transporte público em detrimento do individual, porém se tem na prática um descompasso e um governo entreguista despreocupado e descompromissado com a mobilidade pública em que se propõe instalar os TIC-Trens Intercidades sem expandir as linhas atuais em detrimento aos Trens Metropolitanos.
Esta Linha 20-Rosa está sendo usada em mais um estelionato publicitário eleitoreiro como uma pretensa compensação para o cancelamento da Linha 18-Bronze e a intenção da extinção do Serviço-710 entre outras na região do ABC que faz atualmente um trajeto em paralelo.
Existe uma linha central singela disponível e que atualmente está subutilizada na Linha Integradora-710 com sua respectiva eletrificação que vai das estações Mauá/Capuava/ABC-Pirelli até o Brás na qual estão modificando com acesso em Tamanduateí com a Linha 2-Verde disponível que aparece em algumas fotos no blog Metrô CPTM, e deveria ser melhor aproveitada de forma pendular!
Lamentável que a linha 19 não tenha prioridade em relação à linha 20, além de terem cancelado a linha
Cachoeirinha ao Ipiranga e o Arco Norte. Infelizmente a zona norte de São Paulo fica em segundo plano, além da herança do governo anterior de substituir o monotrilho da linha 18 por um BRT que tem menor capacidade e maior tempo de viagem. Infelizmente nossas autoridades não planejam a longo prazo. Daqui uns 20 ou 30 vão lamentar estas decisões.