A Linha 20-Rosa teve mais duas licitações lançadas pelo Metrô de São Paulo nesta sexta-feira, 20, envolvendo atividades relacionadas a estudos para preparação do projeto básico.
A primeira delas envolve o mapeamento e cadastramento de redes de utilidade públicas em áreas que poderão ser implantados os pátios de estacionamento e manutenção do ramal.
Atualmente, a companhia prevê dois pátios para esse fim, um próximo à estação Santa Marina e a outra em um terreno que pertenceu à Rhodia, em Santo André, e que fica ao lado das vias da CPTM.
A segunda licitação é mais ampla e tem foco nas investigações geotécnicas, sondagens e ensaios no subsolo para subsidiar a produção do projeto básico da Linha 20.
Neste caso, o trecho compreende todo o trajeto previsto pelo ramal, entre a região da Lapa e o ABC Paulista.
Os dois certames terão suas sessões públicas de entregas de propostas realizadas em 28 de novembro, um às 10h e o outro às 14h.
Linha 20 começando pelo ABC
Embora seja o Metrô que leve à frente os principais estudos e projetos da Linha 20-Rosa, o ramal será uma concessão oferecida à iniciativa privada.
Por enquanto não há um cronograma claro sobre o lançamento do edital de construção e operação já que a atual gestão ainda avalia quando e como lançará esse projeto.
Há a Linha 19-Celeste e 16-Violeta concorrendo pela prioridade de serem oferecidas ao mercado e isso deverá ser decidido em 2025.
O que parece cada vez mais claro é que o governo Tarcísio de Freitas pretende priorizar o “trecho secundário” da Linha 20, entre Santo André e Saúde, para cumprir uma promessa eleitoral.
Com menor demanda e ponto de conexões, o trajeto é menos atrativo para a iniciativa privada se comparado ao trecho tecnicamente prioritário, entre Santa Marina e Saúde, com nada menos que sete possíveis conexões.
Começar por Santo André por conta de uma promessa eleitoral é uma loucura total. Você vai priorizar uma linha sem conexão, que o único ponto de desembarque é a Saúde. A linha azul vai virar um caos completo se não tiver como escoar os passageiros que vem de Santo André para as outras linhas.
Pois é, só em Saúde não dá, se for para começar pelo ABC só porquê o pessoal de lá fica chiando por causa da estupidez de terem cancelado a Linha 18, pelo menos para não saturar a Linha 01, poderiam levar a Linha 20 pelo menos até Moema da Linha 05 para dividir a demanda e já ficaria com meio caminho andado, mas claro que começar por Santa Marina seria muito melhor!
aeeeeeee
Saturar
uhuuuuuu
pensei que ninguém iria dizer.
Até o próximo post pessoal
Embora o texto afirme”(…) Com menor demanda e ponto de conexões, o trajeto é menos atrativo para a iniciativa privada se comparado ao trecho tecnicamente prioritário, entre Santa Marina e Saúde (…)” a população do ABC, especificamente, São Bernardo e Santo André, carecem ou clamam, há muito tempo, de uma linha de metrô. A Capital, embora ainda não atenda completamente todas as regiões, está bem servida. Ademais, as regiões da Lapa, Jardins e Itaim serão atendidas, somente deverão ter paciência e aguardar, inicialmente, o trecho inicial vindo do ABC. Tenho minhas dúvidas também se a iniciativa privada não entenda atrativa o trecho ABC -Saúde, pois as cidades do ABC, são imensas também e com grande poder econômico.
depois da celeste, 19… e de terminar a verde em Dutra…
….
… interessante essa linha rosa….
começar por santa Marina, até saúde , depois vai ser eternidade pra chegar em santo André,
então começa mesmo por santo André,
E só depois o restante,.assim a empresa escolhida vai correr pra terminar o trecho mais importante
Sensato