Dentro de três anos, uma estação da Linha 1-Azul promete mudar de aparência e função. São Joaquim, uma das mais antigas paradas do Metrô, aberta na década de 70, passará a receber a Linha 6-Laranja, que está em construção pela Acciona e com previsão de inauguração em outubro de 2025.
Para adequar a antiga São Joaquim ao fluxo de passageiros que utilizará a ligação com a Linha 6, o Metrô está desenvolvendo o projeto básico da reforma da estação. Para isso, a empresa contratada utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que permite criar uma versão digital da construção e assim estabelecer as mudanças necessárias para integrá-las.
O presidente do Metrô, Silvani Pereira, disponibilizou nesta terça-feira, 20, mais imagens do projeto, que mostram como o principal acesso da estação ficará após a reforma. Hoje modesta, a entrada de São Joaquim será ampliada graças à junção de dois terenos vizinhos, um deles hoje ocupado pela construtora da Linha 6.
Mezanino ampliado
Mas será no subsolo a mudança mais marcante. Como mostramos anteriormente, o Metrô planeja abrir um largo corredor de ligação no mezanino em direção à estação que será construída pela Acciona cerca de 120 metros ao sul.
Novas escadas rolantes e fixas além de elevadores também farão parte da ampliação, a fim de melhorar a acessibilidade do local. “Também será feito o remanejamento de parte das salas técnicas, ampliação do acesso e do salão de bloqueios existente (catracas de entrada e saída), bem como a ampliação da capacidade de saída dos passageiros das plataformas”, explicou Silvani.
O Metrô espera que a nova ligação quadruplique a demanda de passageiros da estação São Joaquim da Linha 1-Azul, hoje. Como atualmente passam por ela em dias úteis cerca de 25 mil pessoas, está se falando de um público de 100 mil usuários.
Após a conclusão do projeto básico, será então possível licitar o projeto executivo e as obras em si. O Metrô corre contra o tempo já que esse trabalho deverá ser realizado em menos de três anos para não inviabilizar a ligação com a Linha 6.
só eu que acho exagero essas entradas de estações atuais que parece entrada de shopping?
Gente para as empresas não pagarem adicional por área de trabalho qualificada por isso que tem prédios no lado de fora das estações
Espero que tenha banheiros e local para carga e descarga de passageiros na via pública.
Concordo. É que aqui em São Paulo se essas construções das novas linhas de metrô não forem faraônicas não prestam.