O Metrô de São Paulo recebeu aprovação por parte do BNDES para o financiamento das obras de expansão da Linha 2-Verde até Penha. O valor do aporte será de R$ 2,4 bilhões.
O banco de fomento deverá financiar as obras do trecho entre Vila Prudente e Penha que está em fase de construção neste momento. O trecho contará com oito novas estações em 8,3 km de novas vias.

O investimento total da obra chega a R$ 7,8 bilhões apenas na parte civil do empreendimento. A perspectiva é de que o ramal opere totalmente até Penha em meados de dezembro de 2028 transportando 320 mil passageiros no novo trecho.
O BNDES também está financiando a compra de 44 novos trens da Frota R para o Metrô. Destes trens 22 serão utilizados na expansão da Linha 2-Verde e os outros 22 deverão compor a frota das demais linhas.

A expansão da Linha 2-Verde trará uma série de benefícios socioambientais como a redução do tempo de viagem no trecho entre Vila Prudente e Penha em 30%, diminuição da lotação na Linha 3-Vermelha em 38% e redução de 41,6 mil toneladas de CO2 ao ano.
E a expansão para Guarulhos e Cerro Corá, como andam? nunca mais vi falarem na expansão para Cerro Corá
As obras para Guarulhos devem ocorrer concomitantemente com Cerro-Corá.
A escavação para Guarulhos terá início em 2026.
Mas as obras da futura Estação Penha de França, que já pertence à fase final de expansão (para Guarulhos), devem começar muito em breve.
Faltou citar no final:
Aumento de até 60% da lotação (carregamento) de pico na Linha 2–Verde.
Mas aí já não sei se podemos chamar isso de “benefício”.
Quem baldear não vai sentir alívio nenhum (já que a Linha 2 vai praticamente se transformar na Linha 3).
Talvez seja melhor evitar a Linha 2, e continuar na Linha 3.
Só que isso não é nada.
Pior mesmo vai ser quando expandir (a partir da Penha) uma linha já superlotada para Guarulhos.
Aí sim que vai ser mesmo um “salve-se quem puder!”.
Até hoje não entendi porque não levaram o metrô da vila Madalena até a Lapa. Poderiam ter construído uma estação unificando as linhas 7 e 8 e metrô